Apresentação da Maternelle
Ciclo das aprendizagens precoces (Ciclo 1)
L'École Maternelle, onde a criança se educa, organiza-se em torno de cinco domínios de atividades:
1 - A linguagem no centro das aprendizagens, a criança «falante aprendiz»
- Permitir que cada criança possa participar em trocas verbais, em verdadeiras situações de comunicação.
- Acompanhar a jovem criança na sua primeira aprendizagem da língua: a linguagem em situação.
- Ensinar a servir-se da linguagem para evocar acontecimentos na sua ausência: acontecimentos passados, futuros, imaginários.
2 - Viver em sociedade
- Desempenhar a sua função numa atividade, adotando um comportamento individual que tem em conta as obrigações da vida coletiva.
- Identificar e conhecer as funções dos diferentes adultos da escola.
- Respeitar as regras da vida em comunidade (respeito pelo outro, pelo material, pelas regras de educação …) e pôr em prática, relativamente aos seus colegas, alguns princípios da vida coletiva (a escuta, a entreajuda, a iniciativa…).
3 - Agir e exprimir-se com o seu corpo
- Realizar uma ação que se possa medir.
- Adaptar as suas deslocações aos diferentes tipos de ambiente.
- Cooperar e opor-se individualmente ou coletivamente.
- Realizar ações com intenção artística, estética ou expressiva.
4 - Descobrir o mundo: a criança exercita-se a raciocinar, ela experimenta e tenta compreender
- Exercer a sua curiosidade, descobrindo alguns fenómenos que caracterizam a vida, a matéria ou, ainda, alguns objetos fabricados pelo homem.
- Ordenar os acontecimentos no tempo que passa e estruturar os espaços que ela explora. Distinguir o mundo físico e o mundo vivo, graças a experiências.
- Descobrir com outros olhos o mundo que a envolve e continuar a aprender a falar, a nomear, com precisão, os objetos e as suas qualidades, as ações e as suas características.
- Descobrir que o desenho pode representar, com precisão, o que ela observou e partilhar as informações de que dispõe..
5 - Desenvolver a sensibilidade, a imaginação e a criação
- Na idade em que a inteligência sensível desempenha um papel central, as atividades de criação e as práticas artísticas devem ser particularmente desenvolvidas.
- A criança desenvolve as linguagens de expressão que mobilizam o corpo, o olhar e o gesto.
- «L`école maternelle» oferece um meio aberto a diligências artísticas e a referências culturais.
- Elas permitem a abertura a diferentes sensibilidades e lançam os alicerces de uma cultura comum.
- Nas realizações, uma parte importante é deixada à espontaneidade e à imaginação.