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Percurso Saúde e Cidadania

O LFIP, através do Comité de Educação para a Saúde e para a Cidadania (CESC),

  • composto por Membros da Administração, Professores, Alunos e Representantes da Associação de Pais,
  • cuja missão é observar, refletir e propor projetos educativos,

realiza ações que ultrapassam, muitas vezes, o âmbito pedagógico, a fim de ajudar os seus alunos (do ensino pré-escolar até ao 12º ano) a adquirirem, através de quatro componentes, os valores fundamentais, a tornarem-se verdadeiros cidadãos conscientes e ativos no mundo que os rodeia.

Para realizar as ações, a nossa equipa pedagógica privilegia parcerias com instituições locais (PSP, APPACDM ...) e intervenções de profissionais (médicos, planeamento familiar, empresas).

O Percurso Saúde e Cidadania pode, no 9º ano, no âmbito do DNB, se os alunos assim o desejarem, dar origem a uma avaliação oral.

Saúde

Oferece, desde tenra idade, regras básicas (higiene, nutrição, qualidade de vida, prevenção ...), que serão úteis para toda a vida.

Cidadania

Esta vertente tem como pilares o ensino moral e cívico, a educação para os media e a informação, para o pensamento crítico, a argumentação e o debate; visa adquirir os valores fundamentais da construção do cidadão.

Solidariedade

Com o apoio dos Representantes/Associação dos pais dos alunos, assim como dos alunos do CVL, o LFIP desenvolve ações solidárias destinadas a ajudar membros da comunidade ou instituições de caridade.

As crianças podem ser convidadas a:

  • trazer donativos (que poderão ser produtos de higiene, alimentos, livros, etc., conforme o que nos for pedido);
  • participar ativamente em ações realizadas: Corrida solidária, Mercado de Natal, Concerto das escolas privadas do Porto, distribuição de jantares em associações solidárias…

Estas inúmeras iniciativas responsabilizam os alunos, desenvolvendo sua autoestima e motivação, e contribuem para o desenvolvimento da nossa instituição na sua globalidade.

Eco-Escola

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Fazendo nossas as questões globais do nosso tempo, o Projeto de Estabelecimento associa, no âmbito do Comité Eco-Escolar, um conjunto dos atores da comunidade escolar (alunos, professores e pessoal não docente, pais de alunos), numa abordagem de desenvolvimento sustentável (E3D), para que o LFIP seja verdadeiramente uma instituição eco-responsável.