Localizado no coração da cidade do Porto, ao lado do Museu Serralves, do Parque da Cidade e muito próximo do mar, o LFIP beneficia de um enquadramento de exceção. Propriedade da Associação Marius Latour, oferece a quem aqui estuda e trabalha um ambiente natural, harmonioso e sereno. É nestas condições privilegiadas que os nossos alunos aprendem, desenvolvem as suas capacidades e se expandem.
O LFIP - Lycée Français International de Porto - pertence à rede da AEFE e é um dos mais reputados do estrangeiro. A sua reputação deve-se não só às condições excecionais que oferece, mas também ao espírito que aqui reina e à excelência dos resultados obtidos. Estes resultados deixam-nos orgulhosos, e devemo-los, em grande parte, à dedicação e ao profissionalismo de todos os funcionários do LFIP.
O LFIP está vinculado ao Estado Francês através da AEFE e oferece um percurso escolar completo, sendo que todos os níveis de ensino, desde o ensino pré-escolar (a partir dos 3 anos – a Maternelle) até ao fim do ensino secundário todos os níveis de ensino estão homologados. Por ser um estabelecimento de ensino francês, o LFIP respeita e aplica os objetivos pedagógicos e os princípios fundamentais do ensino público, laico, em França.
A diversidade de opiniões, de credos, de línguas e de nacionalidades são assumidas, num clima de tolerância, de escuta e respeito mútuo.
O Estabelecimento é, igualmente, reconhecido pelas autoridades portuguesas, permitindo que os nossos alunos integrem a qualquer momento o sistema educativo português, se assim o desejarem.
O Conselho de Administração da Associação Marius Latour é o órgão executivo que detém a responsabilidade financeira e jurídica do estabelecimento. Elabora o orçamento e tem como preocupação assegurar uma gestão financeira sã e equilibrada, a fim de melhorar cada ano as instalações e os instrumentos de trabalho necessários para a aprendizagem dos alunos do LFIP.
O Conselho de Administração trabalha em estreita colaboração com a direção pedagógica do LFIP: Diretor Geral, Diretor da Primária, Diretor Administrativo. Implementa os meios necessários para responder às solicitações relativas à escolarização, sempre crescentes, com a preocupação constante de garantir a qualidade de acolhimento e de meios técnicos de ensino.
Há mais de 40 anos que o Conselho de Administração da Associação Marius Latour é presidido pelo Senhor Serge Leblanc. Foi graças à sua visão e ao seu extraordinário empenho que o LFIP se tornou naquilo que conhecemos hoje. O Senhor Leblanc não foi somente o arquiteto deste espaço único, foi também o responsável por um espírito de excelência e de solidariedade, que continua bem presente nos dias de hoje. A minha ambição e a do Conselho de Administração, da qual ainda faz parte o Senhor Serge Leblanc, é claramente continuar o seu projeto, tirando proveito da herança excecional que nos deixou.
A nossa prioridade será sempre proporcionar aos nossos alunos as melhores condições possíveis, para que possam estudar, desenvolver-se e construir um futuro próspero.
A nossa recompensa é vê-los alcançar excelentes resultados e perceber que se sentem felizes por fazerem parte de um estabelecimento único, do qual guardarão memórias inesquecíveis.
O Presidente da Associação Marius Latour