Objetivos
A secção europeia tem três objetivos :
- Permitir que os alunos melhorem as suas competências em língua inglesa.
- Adquirir novas competências através do ensino de uma disciplina não linguística (Ciências da Vida e da Terra - Ciências Econômicas e Sociais) em inglês.
- Abrir-se ao mundo, ao diálogo intercultural e preparar-se o melhor possível para a mobilidade.
Vantagens
- O diploma do baccalauréat atribuído aos candidatos, para além da área ES ou S na qual o aluno está escolarizado, fará referência também à section européenne anglais.
- Conjuga o rigor do baccalauréat francês E das disciplinas suplementares em inglês.
- Permite validar, em paralelo, um certificado nível B2 ou C1 (Quadro Comum de Referência para as Línguas).
- É uma mais-valia no CV; pode fazer a diferença aquando da análise do dossiê do aluno para a admissão post bac.
Condições
- Os alunos devem ter bases sólidas e um bom nível em inglês ; vontade de aprofundar o domínio da língua e os conhecimentos das diversas culturas dos países anglo-saxónicos.
- Também é fundamental que os alunos se interessem pelas ciências vivas, pois trabalharão uma parte do programa francês de SVT ou SES em inglês.
- Devem estar motivados, prontos a assumir uma maior carga de trabalho e demonstrar interesse pelas questões da atualidade.
Organização do ensino
- Concretamente, a partir do 10º ano, os alunos seguem o mesmo percurso académico que os colegas do respetivo nível e beneficiam de uma hora de inglês e de uma hora de SVT ou SES em INGLÊS suplementares (ou seja, um total de 6h30 em língua inglesa, por semana).
- Os alunos do 12º ano realizam :
- Por um lado, as provas obrigatórias que correspondem à área em que estão inscritos.
- Por outro lado, uma prova específica sobre o programa de SVT ou SES (uma prova oral em língua inglesa).
- São necessárias duas condições para obter a menção "secção europeia" no diploma do baccalauréat :
- obter uma nota igual ou superior a 12/20 na prova do 1º grupo de língua viva, que incide sobre o programa da língua inglesa da secção;
- obter uma nota igual ou superior a 10/20 na prova especifica de SVT ou SES em inglês. Esta avaliação específica engloba igualmente uma avaliação no 12º ano (20%) e uma prova suplementar ao exame realizado no final do ano (80%).
Condições de acesso
- Em primeiro lugar, enquanto o aluno se encontra a frequentar o 9º ano ou o 10º ano (final do mês de janeiro), o dossiê de candidatura deverá ser entregue no liceu (final do mês de março).
- Em segundo lugar, o aluno deverá realizar exames orais e escritos em maio.
- Por fim, o liceu tomará uma decisão tendo em conta o dossiê do aluno e os resultados obtidos nos exames, sob reserva de uma decisão de passagem para o ano seguinte.