O percurso de orientação profissional deverá permitir que cada aluno, desde o 6º ao 12º ano :
- Compreenda o mundo económico e profissional, bem como as diversas profissões e áreas de formação;
- Desenvolva o sentido de compromisso e de iniciativa ;
- Elabore o seu projeto de orientação escolar e profissional.
Para obter mais informações, consulte :
O serviço de orientação acompanha, ao longo do ano letivo, os alunos e está à disposição das famílias para encontros individualizados.
Os principais interlocutores são os professores principais, a Psicóloga / Conselheira de Orientação escolar COP (Sra. Julie Gérard), a Pessoa de Recurso em Informação e Orientação PRIO (Sra. Sandrine Remelgado), o Diretor, …
- Inforizon
- La cité orientée
- Onisep (Office National d’information sur les Enseignements et les Professions)
- Le site de l’Agence pour l’Enseignement du Français à l’Etranger (AEFE)
- AGORA
Mas, os responsáveis pelo percurso de orientação não se limitam a facultar informações no domínio da orientação profissional. Procuram, sobretudo, pôr em prática projetos coerentes que permitam acompanhar os alunos, não só no seio das disciplinas escolares mas também a uma escala mais abrangente, que integre toda a comunidade escolar (do local ao internacional).
Alguns exemplos :
- Integrar o « Conseil de la Vie Lycéenne » (CVL)
- Participar em programas de mobilidade internacional
- Participar em concursos disciplinares (tais como « Maths en jeans »)
- Participar em projetos de solidariedade
- etc…