O percurso de orientação profissional deverá permitir que cada aluno, desde o 6º ao 12º ano :
- Compreenda o mundo económico e profissional, bem como as diversas profissões e áreas de formação;
- Desenvolva o sentido de compromisso e de iniciativa ;
- Elabore o seu projeto de orientação escolar e profissional.
Atividade | Datas | Nível |
---|---|---|
Professor Principal/diretor de turma (PP) | sempre que for necessário | todos |
Estágio em empresa | 3 dias em Abril | 4e (8º) |
Fórum das profissões | uma tarde en Março | 3e (9º) e 2de (10º) |
|
sempre que for necessário | a partir da 6e (6º) |
Fórum das profissões (Lisboa) | dois dias em janeiro | 1ère (11º) |
Encontro personalizado | sempre que for necessário | 3e, 1ère, Tle (9º, 11º, 12º) |
Para obter mais informações, consulte :
O serviço de orientação acompanha, ao longo do ano letivo, os alunos e está à disposição das famílias para encontros individualizados.
Os principais interlocutores são os professores principais, a Psicóloga / Conselheira de Orientação escolar COP (Sra. Julie Gérard), a Pessoa de Recurso em Informação e Orientação PRIO (Sra. Sandrine Remelgado), o Diretor, …
Indicamos, a título de exemplo, alguns objetivos e atividades de cada etapa do percurso do aluno no Lycée Français International de Porto:
Ciclo 3 –Ciclo de consolidação
- 6º ano - Imaginar/ Projetar-se
- Organizar um inquérito junto dos colegas;
- Realizar um autorretrato : conhecimento de si e do outro ;
- Realizar um cartaz/um vídeo/ …« Onde estarei, o que farei daqui a dez anos? ».
Ciclo 4 –Ciclo de aprofundamento
- 7º ano - Questionar/Apresentar
- Efetuar pesquisas sobre uma profissão ;
- Realizar um questionário ;
- Apresentar uma profissão, utilizando um suporte numérico, perante um júri.
- 8º ano - Integrar-se/Fazer um balanço
- Efetuar um estágio de observação em empresa ;
- Fazer um balanço personalizado da experiência de estágio ;
- Apresentar a experiência de estágio oralmente e por escrito.
- 9º ano - Reunir/Debater
- Participar no fórum das profissões;
- Debater sobre as desigualdades no mundo do trabalho ;
- Informar-se sobre o percurso no lycée.
Lycée
- 10º ano - Descobrir/Organizar
- Visitar empresas ;
- Estudar os setores de atividade e reunir com representantes dessas profissões;
- Informar-se sobre as áreas do baccalauréat;
- Familiarizar-se com a plataforma AGORA- Orientation AEFE (Plataforma de partilhas entre os antigos alunos dos liceus franceses no estrangeiro).
- 11º ano - Partilhar/Refletir
- Participar em encontros personalizados de orientação ;
- Participar no fórum das profissões do Ensino Superior em Lisboa ;
- Familiarizar-se com o portal Parcoursup (Portail National des Admissions dans l’Enseignement Supérieur).
- 12º ano - Tomar decisões/Organizar-se
- Participar em encontros personalizados de orientação ;
- Compreender o procedimento de orientação para o ensino português e outros procedimentos internacionais ;
- Participar em salões de educação ou portas abertas, em França ou em outros países;
- Finalizar o procedimento Parcoursup e/ou para concorrer ao Ensino Superior português.
- Inforizon
- La cité orientée
- Onisep (Office National d’information sur les Enseignements et les Professions)
- Le site de l’Agence pour l’Enseignement du Français à l’Etranger (AEFE)
- AGORA
Mas, os responsáveis pelo percurso de orientação não se limitam a facultar informações no domínio da orientação profissional. Procuram, sobretudo, pôr em prática projetos coerentes que permitam acompanhar os alunos, não só no seio das disciplinas escolares mas também a uma escala mais abrangente, que integre toda a comunidade escolar (do local ao internacional).
Alguns exemplos :
- Integrar o « Conseil de la Vie Lycéenne » (CVL)
- Participar em programas de mobilidade internacional
- Participar em concursos disciplinares (tais como « Maths en jeans »)
- Participar em projetos de solidariedade
- etc…