O collège marca a entrada dos alunos no ensino secundário
O collège permite a cada aluno desenvolver as suas competências e expressar o seu potencial, tendo em conta as necessidades específicas para o diploma nacional do Brevet.
Dispositivos variados permitem um acompanhamento personalizado de todos os alunos desde o 6º até ao 9º ano. A partir do 7º ano, são postos em prática os EPI (ensino prático interdisciplinar) no âmbito dos programas de cada disciplina.
O collège está organizado em quatro níveis, do 6º ao 9º ano, e encontra-se estruturado em ciclos pedagógicos. O 6º ano encerra o ciclo 3, o 7º, 8º e o 9º anos constituem o ciclo 4.
Existem três percursos educativos que completam a “base comum dos conhecimentos e de competências” (conjunto de elementos necessários para o aluno ter sucesso na escola, na sua vida enquanto indivíduo e futuro cidadão):
- O Percurso educativo e cultural permite construir um património cultural;
- A elaboração de um projeto de orientação vocacional dos alunos faz-se no âmbito do percurso de orientação profissional;
- O percurso de cidadania incentiva as iniciativas e os comportamentos cívicos dos nossos alunos, para que se tornem adultos responsáveis e tolerantes.