LETTRE D'INFORMATION Nº29 - Outubro 2022
Sumário
Início do ano letivo 2022-2023
Os principais projetos do ano letivo 2022-2023
Em aula
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Início do ano letivo 2022-2023
Alguns estão de partida… outros acabam de chegar!
Como em qualquer escola, o final do ano marca o fim da experiência de alguns alunos ou membros da equipa pedagógica do LFIP. Por outro lado, o início do novo ano escolar, em setembro, permite-nos acolher novos colaboradores e novos alunos.
Este ano, na nossa equipa de Direção, as mudanças foram a dobrar, uma vez que o M. Lemière nos deixa, para assumir o cargo de diretor do Liceu Francês Internacional de Agadir, enquanto o M. Briet regressou à região parisiense.
Para lhes suceder, damos as boas-vindas ao novo Diretor, Laurent Strupler, que deixou o Liceu Francês Marie Curie em Zurique para se juntar a nós, e ao novo diretor da primária, Mathieu LECOT (que chega ao LFIP após uma missão de cinco anos no Collège Stanislas em Montreal)..
Um regresso às aulas sereno, mas vigilante
Excelentes resultados e aumento do número de alunos
Os excelentes resultados obtidos pelos alunos do LFIP, na última sessão de exames (100% para o Baccalauréat, com 95% de menções, e 98% para o DNB), são ainda mais notáveis uma vez que foram obtidos no final de dois anos marcados por restrições sanitárias. Esta excelência é o resultado do trabalho árduo dos nossos alunos, do apoio constante dos seus pais e do elevado nível de competência do nosso pessoal docente, desde o Ensino Pré-escolar até ao 12º ano. Em suma, trabalho de equipa!
No início do ano letivo de 2022, contabilizamos 1320 alunos, um aumento de 38% desde 2015. Temos o prazer de acolher 210 novos estudantes, incluindo 70 no Secundário.
Estas excelentes estatísticas testemunham a confiança que os pais depositam na nossa escola e confirmam a qualidade da nossa política pedagógica e educativa.
Mr Laurent STRUPLER |
Mr Mathieu LECOT |
Ainda precisamos de estar atentos e vigilantes...
Se o contexto atual nos dá a esperança de que a crise sanitária será resolvida, é importante permanecer vigilante, mantendo medidas de precaução, como a ventilação das salas e a limpeza reforçada da escola. Este período agitado reforçou, em qualquer caso, a nossa convicção de que nada pode substituir o ensino presencial.
Todos os nossos esforços vão neste sentido.
Finalmente, toda a comunidade educativa está a prestar especial atenção ao consumo de energia. O aumento dos preços reforçou ainda mais a nossa política pró-ativa em termos de rótulo E3D (Escola em Desenvolvimento Sustentável). Mais do que nunca, a nossa mobilização coletiva é necessária e esperada.
Os grandes projetos do ano letivo 2022-2023
O LFIP e os grandes projetos da AEFE
Os projetos iniciados pela AEFE baseiam-se sistematicamente em currículos escolares, tendo em conta as especificidades das escolas francesas no estrangeiro. Para o próximo ano, são particularmente dignos de nota os seguintes projetos:
Semana dos Liceu Franceses do Mundo (SLFM)
Este projeto, no âmbito da educação para a cidadania, decorrerá de 28 de novembro a 3 de dezembro (6ª edição) e terá como tema "Educação para os meios de comunicação e informação".
ADN
Após dois anos de interrupção, o projeto ADN será relançado a partir de janeiro de 2023. Dirigido aos alunos de 10º ano, permite que estes realizem intercâmbios de quatro a seis semanas em outras escolas AEFE. A fim de intensificar os intercâmbios entre escolas e reforçar o sentimento de pertença à rede, é de notar que a ADN é enriquecida com duas variações: ADN Carbone Zero (para turmas do 9º ano) e ADN Carbone Zero Júnior (para turmas do 5º ano) para intercâmbios coletivos à distância em torno de projetos educativos comuns. .
Renovação do projeto educativo de estabelecimento
Após ter vigorado durante cinco anos, o atual projeto edicativo está a chegar ao fim. O início de 2023 permitir-nos-á desenvolver as nossas prioridades para um novo período de cinco anos, de acordo com as expectativas do Ministério da Educação francês, tal como desenvolvido pela rede de escolas AEFE, com vista a:
- Assegurar um nível ainda mais elevado de bem-estar aos nossos alunos, com base num acolhimento propício ao desenvolvimento de cada um e procedendo à supervisão e avaliação dos alunos. Esta abordagem não se opõe, de forma alguma, à manutenção do nível de exigência, quer em termos de resultados, quer no que toca ao respeito pelas regras que permitem uma real sensação de bem-estar dentro da escola.
- Promover e reforçar a nossa política escolar inclusiva e diversificada, que presta especial atenção aos Alunos com Necessidades Educativas Especiais.
- Desenvolver um protocolo para prevenir e combater o bullying nas escolas
- Consolidar a igualdade de género através das ações do CHSCT
Celebração dos 60 anos do LFIP
Em aula
Memórias das primeiras atividades de Petite Section (3 anos)
Os alunos dos 3 anos estão a iniciar a sua escolaridade no LFIP e têm realizado numerosas atividades pedagógicas e lúdicas.
As turmas de Grande Section (5 anos) visitam a Quinta das Eiras
Um dia passado no campo, numa quinta pedagógica, é sempre um grande momento de descoberta para os mais jovens. Os nossos alunos dos 5 anos foram à Quinta da Eira e puderam participar na vindima, preparar pão com doce de fruta e bolos brigadeiros. A visita terminou com uma visita guiada à propriedade num "comboio-trator".
Dar uma resposta mais eficaz às necessidades dos alunos do 1º e 2º ano
A fim de permitir aos professores do 1º e 2º anos adaptar melhor as suas práticas de ensino aos seus alunos, o Ministério da Educação francês disponibilizou às escolas cinco sequências de oito a doze minutos cada (três em francês e duas em matemática).
Os nossos alunos, aos quais já tinha sido previamente explicado o objetivo destas avaliações (para estabelecer um clima de confiança), realizaram estes exercícios no final de setembro. Uma vez analisados os resultados, estes poderão fornecer referências aos professores, que ficarão a conhecer melhor as necessidades dos respetivos alunos.
Os alunos do 1º ano descobrem Miró
Os alunos do 1º ano foram ao encontro de artistas famosos. Deslocaram-se a Serralves para descobrir a ’exposição « Sinais et Figuraçõa» de Joan Miró.
Acompanhados por um guia profissional, que adaptou o seu discurso a este jovem público, descobriram, através de algumas obras, este grande "criador de formas" do século XX.
“A Semana dos sabores”
Saber, saber fazer, saber estar !
O FIP participa há vários anos na “Semana dos sabores”.
As turmas de Grande Section (5 anos) utilizaram a história do Pequeno Ogre para preparar várias receitas (arroz-doce, pudins com frutas, tarte de maçã, …).
O gosto pelo Teatro
No âmbito da “Semana dos sabores”, todas as turmas do Pré-escolar e da Primária puderam assistir a uma peça de teatro de marionetas intitulada "O Mundo dos Legumes".
O tema visa motivar os nossos alunos a comer saudavelmente, num espetáculo, simultaneamente, divertido e educativo.
“La Grande Lessive”
Organizada há mais de trinta anos, “La Grande Lessive” (um evento em que participam agora 121 países e 12 milhões de pessoas) permite que criações artísticas (desenhos, pinturas, fotografias, imagens digitais, colagens, poemas, etc.), concebidas a partir de um convite comum, sejam pendurados à volta da Terra no mesmo dia.
No LFIP, os alunos da Primária participam regularmente neste evento. Durante esta edição, realizaram trabalhos subordinados ao tema "A cor dos meus sonhos".
Viagem de integração a Esposende- alunos de 6º ano
“Challenge Fort Latour”
Embora fortemente marcado por atividades de educação física, este projeto transversal não é um "simples" passeio saudável !
a verdade, durante dois dias, através de atividades combinadas entre diferentes disciplinas, são propostos aos alunos desafios que são realizados em equipa (cada equipa conta com 15 alunos).
Da orientação à observação da natureza, tiro com arco, expressão corporal, demonstração de conhecimentos ou cooperação para reforçar a "convivência", o objetivo final é a partilha de experiências!
Em suma, esta viagem (da qual os alunos regressam cansados, mas sobretudo encantados) cumpre objetivos pedagógicos multidisciplinares e também contribui para desenvolver qualidades de conhecimento, saber fazer e saber estar.
Clube Eloquência
Saber fazer uso da palavra em público é uma competência essencial, quer no ambiente escolar e universitário, quer no mundo profissional. A Prova Oral realizada no âmbito do “Baccalauréat” reforça ainda mais a necessidade de preparar os nossos alunos da melhor forma possível para este exercício.
No entanto, esta aptidão não é inata para todos, e para alguns é um obstáculo, mas o treino pode ajudar a ultrapassar as dificuldades. É também uma oportunidade para reforçar esta capacidade em alunos que já são mais dotados nesta área.
Os membros do Clube de Eloquência do LFIP convidam entusiasticamente todos aqueles que desejem aperfeiçoar a competência de expressão oral, num ambiente descontraído e amigável, a fim de melhorar as suas capacidades oratórias em público, incentivar a reflexão e inspirar com um discurso incisivo ou desconcertante, bem como a convencer, num curto espaço de tempo, através de improvisações guiadas.
O Clube de Eloquência reúne-se todas as segundas-feiras (12h40 às 13h45), no CDI, e está a organizar um grande concurso, cujas primeiras seleções públicas terão lugar nos dias 21 e 22 de novembro de 2022, das 13h00 às 13h45.
Tutores para os novos alunos do Collège/Lycée
Após a primeira experiência muito satisfatória do ano passado, o Serviço de Vida Escolar, em colaboração com a psicóloga escolar, renovou a ação de acolhimento/tutores de novos alunos no collège/lycée.
Foram constituídos pares, formados por um aluno tutor (voluntário, que recebeu formação no final do ano passado) e um novo aluno. Uma brochura de integração, especialmente concebida para a ocasião, foi entregue pessoalmente pelo tutor ao novo aluno.
No primeiro dia de aulas, os novos alunos do collège/lycée foram convidados pelos representantes dos alunos do CVL para um momento de convívio, para lhes darem as boas-vindas.
Durante as primeiras duas semanas de aulas, os Diretores de Turma propuseram atividades que permitissem “quebrar o gelo”, para reforçar a coesão e o ambiente de grupo.
Após um mês de integração, todos os participantes fizeram uma avaliação muito positiva desta ação.
Formação dos Delegados de Turma
Para além da transmissão de conhecimentos, o mundo escolar é um lugar muito propício para os nossos alunos participarem na vida cívica.
Neste contexto, a formação dos delegados permite a estes alunos (eleitos democraticamente pelos seus pares) exercer plenamente o seu papel nos diferentes órgãos e instâncias do estabelecimento (conselhos de turma, conselhos de administração, conselhos de disciplina, conselhos de vida escolar, eco escola, etc.).
A primeira formação aborda, entre outros temas, o civismo, a comunicação, o papel do delegado, o conhecimento específico do funcionamento de certos organismos, o posicionamento ético, a condução de projetos coletivos, etc.
Um pouco de descontração antes das férias
No último dia de aulas, antes das merecidas férias de Outono, os alunos tiveram autorização para virem disfarçados para a escola e, assim, celebrar o Halloween.
Os alunos da Primária reuniram-se no recreio para cantar a canção "C'est de l'eau" (dos Enfantastiques) e, durante a pausa de almoço, o Grupo LFIP presenteou-nos com um concerto.
Estes pequenos eventos proporcionaram belos momentos de partilha, propícios para anunciar o fim do primeiro período de trabalho do ano.
Orientação
Acesso ao Ensino Superior
Alunos que concluíram o 12º ano em junho de 2022
Como anteriormente mencionado, 100% dos nossos alunos que terminaram em junho o 12º ano obtiveram o seu Baccalauréat. Para nós, é muito importante saber como vão continuar os nossos antigos alunos, depois de os termos acompanhado durante toda a sua escolaridade, para muitos durante quinze anos!
Este ano, para um total de 79 alunos finalistas, a escolha os sistemas de Ensino Superior português e francês é perfeitamente igual, com 41% para cada um destes destinos. 18% foram para outros países, sendo os Países Baixos a escolha mais atrativa para 9 deles.
No que diz respeito à área escolhida, 41% escolheram cursos de administração, comércio, gestão, justiça e negócios. Os estudos científicos foram escolhidos por 28%: 12 em ciência e engenharia e 10 em saúde.
Sessões "Vamos falar sobre Orientação!"
Estas escolhas surgem em proporções muito semelhantes quer tenham optado por estudar em Portugal ou em França.
Para terminar, temos o orgulho de anunciar que João M., finalista em junho de 2022 no LFIP, é um dos sete estudantes de Portugal que entrou na Universidade do Porto com uma média de 20/20.
São organizadas regularmente sessões de informação, ao longo do ano, durante o intervalo do almoço, para discutir com os alunos do 11º e 12º anos o tema da Orientação para o Ensino Superior (principalmente para Portugal e França).
A primeira sessão deste ano, realizada em meados de setembro, procurou esclarecer os alunos sobre "Como saber mais sobre Orientação e Ensino Superior". No início de outubro, a segunda sessão foi dedicada ao Ensino Superior em França e ao funcionamento da plataforma Parcoursup. A terceira sessão apresentou estudos de engenharia na EPFL em Lausanne, com o testemunho de um antigo aluno, finalista em 2019, que foi estudar para a Suíça.
Para concluir este primeiro período de trabalho, foi organizada uma sessão sobre "Orientação e reorientação", conduzida por antigos alunos, que concluíram o Secundário em 2019, com formações muito diversas. Esta sessão permitiu aos participantes discutir vários assuntos relacionados com a orientação, incluindo em particular a adaptação ao Ensino Superior, as escolhas de Orientação e também de mudança de curso/área.
"Querido Futuro Eu"
No nosso número 27, divulgado em maio, apresentámos o projeto "Caro Furuto Eu", no qual jovens com idades compreendidas entre os 15 e os 20 anos de idade gravam uma mensagem em vídeo, confiando as suas esperanças e medos, para o seu futuro “Eu”, dentro de 10 anos. É o que se chama uma cápsula do tempo.
Na sequência da intervenção do artista Irvin Anneix, responsável pelo projeto, na Primavera passada, uma dúzia de alunos do LFIP, que frequentavam o 10ª ano, fizeram e enviaram os seus vídeos para participar na seleção dos jovens que vivem em Portugal.
Entre os sessenta participantes desta temporada franco-portuguesa, os vídeos de cinco dos nossos alunos, que felicitamos desde já, foram selecionados para fazer parte dos 23 episódios colocados online nas redes sociais de "Querido Futuro Eu", da Temporada Portugal / France 2022mporada Portugal / França 2022 e do Instituto Francês. Estes vídeos serão também apresentados na Maison des Métallos (um teatro parisiense) e na Galeria Boavista da Câmara Municipal de Lisboa.
A sinceridade, espontaneidade e convicção na expressão da sua visão do futuro chamaram a atenção dos membros do projeto.
Plataforma AGORA Monde
Disponibilizada pela AEFE para os seus antigos alunos, bem como para aqueles frequentam atualmente o seu último ano, esta plataforma ofrece numerosas ferramentas (anuário, fórum, vídeos, testemunhos) para ajudar os estudantes do Ensino Secundário a construir os seus percursos profissionais. Podem, assim, beneficiar dos conselhos daqueles que estudam (ou estudaram) em áreas ou cursos que lhes interessam.
Para que os nossos alunos possam tirar o máximo partido desta plataforma, a nossa Conselheira de Orientação - Psicóloga organiza todos os anos uma sessão de apresentação e inscrição para todos os alunos do 10º ano.
No âmbito dos vários eventos organizados pela plataforma, no final de setembro, foi organizado um dia “Éstudar fora da Franca”, para permitir aos antigos alunos da rede AEFE que tinham partido para estudar no estrangeiro (Países Baixos, Canadá, Suíça, Espanha, Bélgica, Reino Unido, etc.) responder sobre estudos e vida acadénucas.
Diversos
Atividades extraescolares e Ateliê Artístico
Para além das aulas, oferecemos aos nossos alunos atividades extracurriculares que lhes permitem dar largas à sua imaginação ou descobrir novos talentos.
Os alunos que participam no “Ateliê Artístico” aproveitaram as últimas belas noites de setembro para dar rédea solta à sua criação artística e imaginação. Os estudantes de dança africana fizeram uma pequena demonstração durante o intervalo do almoço.
Gostaríamos de aproveitar esta oportunidade para informar que ainda existem algumas vagas disponíveis no Eduka para as atividades de dança africana, teatro, râguebi e ténis de mesa.
Recolha de bens alimentares para a associação Re-food
Durante quase dois anos, os alunos do LFIP têm-se voluntariado para colaborar com a associação ReFood, participando todas as semanas na preparação e distribuição de refeições.
A fim de ajudar a associação a repor as suas reservas antes do Inverno, os alunos do CVL organizaram uma recolha de bens alimentares no final de setembro.
Função do Conselho de Administração da Associação Marius Latour
Talvez já se tenham questionado sobre a ligação que existe entre o Conselho de Administração da Associação Marius Latour e o Lycée Français International de Porto. É de notar que a Associação Marius Latour é a proprietária do LFIP e garante a sua gestão administrativa e financeira. Como tal, o seu Conselho de Administração (cujos membros são voluntários) é o órgão executivo legalmente responsável perante as autoridades portuguesas.
Estabelece um orçamento equilibrado, que garanta ótimas condições de trabalho e de ensino, e deixa que a equipa de Direção do LFIP se encarregue de todos os aspetos pedagógicos.
Visita da Embaixadora de France em Portugal
Recentemente nomeada Embaixadora francesa em Portugal, Farnaud-Defromont deu-nos a honra de visitar a nossa escola e participar no cocktail que assinala o início do ano da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Francesa, organizado no LFIP.
O seu interesse natural pela educação francesa em Portugal é reforçado pelo seu anterior cargo como Diretora da Agência para a Educação Francesa no Estrangeiro.
Eleições dos representantes dos pais para o Conselho de Escola e o Conselho de Estabelecimento
As eleições dos representantes dos pais ao Conselho de Escola e ao Conselho de Estabelecimento decorreram online, nos dias 06 e 07 de outubro. Estas eleições permitiram que os candidatos da lista APALFIP/Tous fossem eleitos, a fim de participar de perto na vida da escola e coordenar a ação dos pais no seio dos vários órgãos da escola.
Festa do Cinema Francês
Futebol
CUP’22
Para assinalar o 10º aniversário do futebol do LFIP, durante os quatro sábados de setembro, o LFIP abriu as suas portas a equipas de diferentes escolas (Matosinhos F.C, Custóias F.C, F.C Foz, Águas Santas, AM Granja, Pasteleira, Kids Foot ) e organizou o 1º Torneio do LFIP CUP 2022.
Num espírito de convívio e partilha, este evento permitiu que os alunos participantes passassem um dia fantástico na nossa escola. E, para além dos resultados desportivos, todos contribuíram para uma atmosfera extraordinária não só entre as equipas, mas também os pais e outros acompanhantes.
Na categoria de menores de 7 e menores de 9 anos, as equipas do LFIP ganharam esta primeira edição, enquanto na categoria de menores de 8 e menores de 10 anos, terminaram em segundo lugar.
Equipa dos pais
A equipa dos pais dos alunos do LFIP retomou os treinos, todas as segundas-feiras, no estádio de Pasteleira, das 21h às 22h30.
Os pais interessados em juntar-se a esta família feliz de futebolistas podem contactar Telmo Ferreira.