LETTRE D'INFORMATION Nº38 JUNHO 2024
SUMÁRIO
EditorialNa Primária
No Collège / Lycée |
Orientação
Outres notícias em agenda
2023-2024 : ANO DO DESPORTO NO LFIP
|
EDITORIAL
Por último, mas não menos importante, o período que separa o fim das férias da Páscoa das férias de verão é sistematicamente marcado pela sua intensidade, numa mistura de eventos institucionais e festivos:
- os exames organizados para validar as competências adquiridas durante o ano, ou mesmo em todo ou parte do percurso escolar do aluno: certificados que atestam o nível em línguas, em informática, diploma do Ensino Básico (DNB), e claro, o exame de acesso ao Ensino Superior (Baccalauréat)!
- O conjunto de eventos que concluem o ciclo do ano letivo: o “Dia Portas Abertas”, a cerimónia dos finalistas, a quermesse, o “Dia de Festa”…
É um magnífico ano letivo, sob o tema do Olimpismo, que termina.
Na expectativa de vos reencontrar no início do próximo ano letivo, desejamos a todas e todos um excelente verão!
NÀ PRIMÁRIA
PS (3 ANOS) – Dia internacional das famílias
No dia 15 de maio, por ocasião do Dia Internacional das Famílias, os pais dos alunos de três turmas da PS (3 anos) foram convidados a participar numa atividade com os respetivos filhos na sala de aula.
Assim, com a ajuda dos pais, os alunos foram autorizados, excecionalmente, a escrever e desenhar numa peça de roupa, decorando uma t-shirt.
Todos aproveitaram também este pequeno momento de convívio para partilhar o espaço da sala de aula e divertir-se em família na escola.#LI38pri
MS (4 anos) - Quinta de Santo Inácio
Este belo dia de excursão ao Zoo de São Inacio deixará, sem dúvida, recordações magníficas a todos os alunos da MS (5 anos).
O Jardim Zoológico de São Inácio, situado em Vila Nova de Gaia, conta com mais de 600 animais dos 5 continentes e 200 espécies (algumas em vias de extinção). Empenhado na conservação da natureza, o Zoo é simultaneamente um local de observação e de aprendizagem da biodiversidade para os nossos alunos mais novos.
Através de uma série de atividades educativas destinadas a aproximar os animais, as crianças puderam aprender a identificar as características físicas e biológicas de uma grande variedade de animais, desde os mais pequenos aos maiores, desde os que rastejam aos que andam, passando pelos que voam.
CP - O despertar dos sentidos
-
Miniconcerto privado de Miguel Araújo
O famoso autor, compositor e intérprete português, Miguel Araújo, provou mais uma vez o seu carinho pelo nosso estabelecimento, tendo interpretado algumas das suas canções para os nossos alunos das turmas do 1º ano. Foi uma honra !
.
-
Visita ao «Azurara Parque Aventura»
No âmbito de um projeto pedagógico do 1º ano, durante o mês de maio, as turmas tiveram oportunidade de passar um dia no Azurara Parque Aventura, que propõe atividades sensacionais que combinam o gosto pela natureza com a adrenalina.
Ao praticarem, entre outras atividades, slide, tiro com arco, air bungee, os alunos puderam:
- desenvolver a sua motricidade e aprender a expressar-se usando o corpo;
- apropriar-se, através da prática física, de métodos e ferramentas;
- partilhar regras, assumir papéis e responsabilidades;
- adaptar os seus movimentos a ambientes variados;
Mais uma faceta da pedagogia do Saber / Saber-Ser / Saber-Fazer do LFIP que os alunos tanto apreciaram!!
-
Visita à exposição de Yayoi Kusama
Depois de terem explorado a obra de Miró há algumas semanas, as turmas do 1º ano tiveram o prazer de regressar ao Museu Serralves, a meio de junho, para uma visita guiada à exposição (contendo cerca de 160 obras) dedicada à excêntrica e encantadora artista contemporânea japonesa Yayoi Kusama.
Fervorosa adepta de uma arte total, hipnótica e colorida, e também uma figura emblemática dos anos hippies, esta artista é conhecida mundialmente pelas suas impressionantes instalações imersivas e abstratas, marcadas pelo princípio da acumulação e, especialmente, pelos seus "pontos" que invadem o espaço.
2º ano D - Encontro dos alunos das Escolas Francesas e do Comité Olímpico
No início de maio, a turma do 2º D deslocou-se a Lisboa. Durante a manhã, os alunos encontraram os seus colegas de 2º ano do Liceu Charles Lepierre de Lisboa e da Escola Redbridge e participaram com eles numa "mini- olimpíada".
À tarde, tiveram oportunidade de visitar a sede do Comité Olímpico de Portugal.
Depois de passarem a noite no Oceanário e dormirem entre os tubarões, visitaram o Pavilhão do Conhecimento e realizaram a tradicional travessia do Tejo em teleférico, antes de regressar ao Porto.
3º ano – Visita ao Parque da Cidade
No âmbito do projeto pedagógico sobre a gestão do meio ambiente, proposto pela Câmara Municipal do Porto, os alunos do 2º ano, turmas A e B, participaram no atelier "As árvores dos Parques do Porto", que os levou a passear pelo Parque da Cidade, acompanhados por técnicos da Divisão Municipal de Gestão do Ambiente.
Puderam, assim, observar e identificar espécies autóctones ou exóticas, aprendendo a identificar as suas características.
4º ano – A mente sempre alerta
-
Viagem à Batalha
Esta saída de dois dias, no início de maio, não levou os alunos para muito longe de Porto, mas proporcionou-lhes muitas descobertas e a realização de várias atividades.
Após a visita às Grutas da Moeda de São Mamede, cuja beleza natural maravilhou os alunos, e ao museu de fósseis e minerais, os alunos do 4º ano foram ao Centro de Ciência Viva do Alviela para descobrir os morcegos e a nascente cristalina do rio Olhos d’Água.
Depois de uma noite lúdica que relembrou as descobertas do dia e uma boa noite em Alcanena, o grupo visitou o Mosteiro de Santa Maria da Vitória da Batalha. Lá, atores esperavam-nos para lhes dar a conhecer, através de uma visita teatralizada, a história deste local emblemático de Portugal.
Finalmente, após a visita ao Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota e um percurso de orientação no campo de batalha durante a tarde, todo o grupo regressou ao Porto, com magníficas memórias destes dois dias enriquecedores em história e camaradagem.
-
Uma leitura que suscita interrogações
Após a leitura do livro "O Lugar Mais Bonito do Mundo" de Ann Cameron, os alunos do 4º ano, turma C, participaram num concurso interno, onde cada um pôde propor quatro perguntas e indicar as respostas correspondentes. Depois de colocar todas as perguntas online, cada aluno teve de responder às diferentes questões. No final, os dois alunos que responderam corretamente ao maior número de perguntas, bem como o aluno que colocou a pergunta que gerou mais erros, ganharam e receberam um livro como prémio!
O início do valor das coisas!Durante a primavera, os alunos do 4º ano receberam a visita do arqueólogo João Teixeira e de Anthéa para realizarem um atelier de numismática intitulado "Numis o quê? Nu-mis-má-ti-ca!", um estudo das moedas e medalhas que constituem verdadeiras janelas sobre a história de um sítio arqueológico. |
Com grande entusiasmo, os nossos alunos do 4º ano partiram à descoberta do edifício D, dedicado às aulas do Ensino Básico e Secundário. Com a ajuda de um professor de físico-química, visitaram várias vezes as salas técnicas para realizarem diferentes experiências. |
Já familiarizados com as noções de separação e reciclagem, os alunos puderam observar o que acontece com os resíduos. |
5º ano - Viagem à Normandia
Esta viagem à Normandia foi preparada com muita antecedência: com o objetivo da prática artística, os alunos realizaram miniaturas da sala de jantar de Claude Monet.
O dia da grande partida chegou finalmente em meados de junho. A aventura começou com a visita ao Memorial de Caen, bem como à cidade. No dia seguinte, os alunos puderam descobrir as grandes praias do Desembarque, visitar o Centro Juno Beach, depois admirar as tapeçarias de Bayeux e a sua Catedral.
O terceiro dia foi dedicado à visita ao Mont Saint-Michel e à cidade de Saint Malo.
Finalmente, para terminar em beleza, o grupo visitou Rouen e encerrou esta formidável viagem em Giverny, seguindo os passos de... Claude Monet.
5º/6º ano: Escape Game literário
No âmbito do projeto de articulação 5º/6º ano, destinado a facilitar a integração dos alunos no Collège, foi proposto aos alunos desses dois níveis, no início de maio, um Escape Game em torno de romances policiais para os mais novos.
Agrupados em equipas mistas (5º/6º ano) e de acordo com as suas competências em leitura, os alunos tiveram de resolver enigmas relacionados com os romances que tinham previamente lido, numa abordagem coletiva e colaborativa.
Esta atividade proativa e lúdica permitiu-lhes partilhar um excelente momento, trabalhar aspetos específicos do programa, tais como tornar-se um autor autónomo e tirar prazer disso, saber colaborar e ser gentil com pessoas que não conhecem bem.
Semana das Artes
É com a convicção de que a criatividade e a aprendizagem das artes se adquirem desde cedo e contribuem para a construção de sociedades prósperas e pacíficas que a UNESCO proclamou em 2011 a 4ª semana de maio como a Semana internacional da educação artística.
É com este espírito que o LFIP participa desde o início neste evento.
Nesta temporada, as criações foram influenciadas pelos temas dos Jogos Olímpicos, que decorreram ao longo do ano, ou relacionadas com algumas temáticas do programa pedagógico. Noutros casos, os alunos tiveram a oportunidade de descobrir várias ferramentas e dar largas à sua imaginação.
Todas essas produções foram, depois, expostas ao público no dia “Portas Abertas”.
NO COLLEGE/LYCEE
7º ano – Viagem a Santiago de Compostela
No início de maio, os alunos do 7º ano passaram três dias no norte de Portugal e na Galiza, com o objetivo de:
- Familiarizar-se com o património arquitetónico religioso e militar do século XI ao XVI;
- Distinguir as influências francesas no património cultural monástico;
- Associar obras a uma época e estilo específico (Românico, Gótico, Manuelino e Barroco);
- Adquirir referências culturais relacionadas com a história e geografia das civilizações para ter consciência das ruturas, continuidades e circulações.
A viagem começou com a visita guiada à igreja românica de São Pedro de Rates, na Póvoa de Varzim, depois ao centro histórico de Viana do Castelo e ao hospital da Misericórdia, onde os alunos puderam apreciar a arquitetura das fachadas e edifícios dos séculos XV e XVI, de estilo manuelino, situados no Caminho Português de peregrinação a Compostela.
No dia seguinte, percorreram o último troço até à Catedral de Santiago, visitaram o Museu das Peregrinações e a cidade medieval.
No regresso, o grupo fez uma paragem na cidade fortificada do século XVII de Valença, antes de regressar ao LFIP.
7º e 8º ano: As criaturas surreais
Imbuídos pelo movimento “Dada” do final da Primeira Guerra Mundial, o século XX foi também o do movimento artístico do surrealismo.
Dessas raízes (automatismo, sonho, inconsciente) surgiu uma libertação através da criação dessas criaturas surreais produzidas e imaginadas pelos nossos alunos nas aulas de Artes Plásticas.
Este belo projeto resultou numa magnífica exposição, referindo-se à fantasia de um mundo imaginário, onde as leis da gravidade não existem mais, mas o respeito constante pela natureza está sempre presente. Uma surpreendente chamada de atenção para a fragilidade dos nossos ecossistemas e a proteção das gerações futuras.
8º ano - Master Chef : uma escola deliciosa!
Quando a pedagogia se junta à gastronomia.
Na quinta-feira, 23 de maio, ocorreu a 10ª (já!) edição do concurso “Master Sabor en español”!
Os alunos do 8º ano prepararam os pratos previamente e apresentaram-nos ao júri. Este avaliou a sua performance na expressão oral, enquanto os alunos explicavam as etapas de elaboração das receitas.
Além das incontornáveis Tortillas de patatas e Gazpacho, combinando originalidade e sabores, o júri teve o prazer de degustar outras receitas tradicionais do mundo ibérico, como Tostadas de aguacate ou Paella, assim como descobrir receitas mexicanas de Nachos, Tacos e Burritos. Finalmente, “para a sobremesa”, puderam apreciar doces típicos como Tarta de Santiago, Crema catalana, Churros ou Turrón.
Parabéns aos candidatos pela motivação e empenho neste projeto, que serviu para deliciar as papilas gustativas dos membros do júri!
E um grande obrigado aos membros do júri, que participaram ativamente na avaliação dos alunos, sem esquecer os pais dos nossos jovens cozinheiros, que disponibilizaram as suas cozinhas e sem os quais nada teria sido possível.
9º ano – Viagem “Direction Grand Est»
A viagem dos alunos do 9.º ano ao Grande Leste de França está em consonância com o programa de História deste nível. No entanto, além da temática principal da Primeira Guerra Mundial, com visitas a locais emblemáticos como o Museu da Grande Guerra de Meaux, o Forte de Douaumont, a Trincheira de Chattancourt, entre outros, e apesar de uma temperatura bastante fria, foram abordados outros aspetos artísticos e culturais, graças às visitas a Metz (centro da cidade, Centro Pompidou e Catedral) e a Estrasburgo (centro da cidade, Struthof e catedral).
Cerimónia dos alunos finalistas
A Cerimónia dos Finalistas de 2024 simboliza para todos os nossos alunos do 12.º ano – e respetivos pais – a conclusão do seu percurso escolar desde o Ensino Primário até ao Secundário, após um compromisso de 15 anos de estudos no LFIP para muitos deles. Após um percurso que os viu progredir desde a Educação Pré-escolar até ao 12º ano, os nossos jovens laureados preparam-se para deixar o LFIP munidos de um precioso diploma, enriquecido pela sua experiência na rede do Ensino Francês no Estrangeiro (AEFE). Este ano, o Sr. Depriester, COCACt da Embaixada de França em Portugal, deu-nos a honra de estar presente na cerimónia de entrega dos diplomas de baccalauréat aos finalistas de 2024, autodenominada "Bac GPT". Como habitualmente, este momento foi marcado por muita ansiedade, humor, emoção e algumas lágrimas, mas foi com alegria que o partilhámos. Desejamos o melhor aos nossos alunos, os vossos filhos, orgulhosos por termos contribuído para a sua preparação para o mundo do Ensino Superior, e com a ambição de que se tornem cidadãos adultos esclarecidos, preparados para a sociedade de amanhã.
Desejamos-lhes os maiores sucessos para o futuro !
ORIENTAÇÃO
Resultados do Baccalauréat, Parcoursup e DNBApós uma espera que foi vivida por cada aluno de forma distinta, com ansiedade ou (im)paciência, com stress ou A nossa satisfação é redobrada pelos magníficos resultados dos nossos 85 alunos do 9º ano no exame do |
![]() |
Visitas a EmpresasO acompanhamento à Orientação Vocacional e Profissional dos nossos alunos permite-lhes descobrir as |
![]() |
«O Café dos Antigos» do “Dia Portas Abertas” (JPO)O LFIP tem sempre o cuidado de manter o vínculo que o une aos seus antigos alunos. Este ano, por ocasião da JPA, foi criado um espaço de encontro dedicado, o "Café dos Antigos", no CDI. Ali, professores e antigos alunos, muitos dos quais terminaram os seus estudos há muito tempo e estão agora inseridos na vida ativa, puderam reencontrar-se. Foram muitos os momentos emocionantes de reencontro. Chorou-se, riu-se e, sobretudo, ouviu-se que passar pelo LFIP constitui uma verdadeira mais-valia no percurso de cada um, especialmente nos aspetos relativos à abertura de espírito, multiculturalidade e plurilinguismo. |
![]() |
OUTRAS NOTÍCIAS EM AGENDA
Saúde e cidadaniaPara além da sua missão pedagógica, o nosso estabelecimento conduz também uma política educativa. Dispõe de um Comité de Educação para a Saúde, a Cidadania e o Ambiente (CESCE), que define um projeto educativo abrangendo estas áreas, detalhado em ações e projetos que envolvem todos os níveis de ensino e decorrem ao longo do ano. |
![]() |
“English Language Day”
Quer sejamos francófonos ou francófilos, e quer o queiramos ou não, o inglês é uma ferramenta essencial de comunicação. O LFIP atribui, obviamente, a maior importância à aprendizagem desta língua e promove iniciativas que incentivem o seu uso.
O Dia da Língua Inglesa é celebrado a 23 de abril nas Nações Unidas (data do aniversário e do falecimento de William Shakespeare).
No LFIP, devido a constrangimentos de calendário, celebrámos no dia 14 de maio, com uma comemoração conjunta para todas as turmas da escola.
Todos os alunos foram convidados a assistir às aulas vestidos “à inglesa” e foram propostas atividades temáticas alusivas a esta data.
Horta pedagógica
A aventura da horta pedagógica continua:
- O pequeno armazém de ferramentas foi construído. Foram colocadas barreiras para delimitar as "parcelas", que foram desmatadas e preparadas com terra antes de serem atribuídas aos grupos de jardineiros;
- A caixa de compostagem, enriquecida com minhocas, foi preparada pelos alunos do 11.º ano e começou a ser "alimentada" pelos resíduos alimentares das turmas da Primária e pela cantina;
- A Câmara Municipal do Porto forneceu-nos sementes de favas, feijões e ervilhas que começaram a ser plantadas pelos alunos.
A equipa da Câmara que nos acompanha neste projeto e que regularmente observa o progresso do nosso trabalho deu-nos uma avaliação muito positiva das nossas atividades. Esta iniciativa, que permite a colaboração entre todos os níveis de ensino, promove atividades transversais de redação e o desenvolvimento de conhecimentos em ciências da vida e da terra, numa abordagem prática do tema do desenvolvimento sustentável.
AAELFIP – Associação dos Antigos Alunos do LFIP
-
Assinatura do acordo de parceria entre a AAELFIP e o LFIP
![]() |
|
Em abril de 2024, o LFIP e a AAELFIP ratificaram um acordo destinado a otimizar a colaboração entre ambos, com o intuito de que a comunidade de Antigos Alunos organize as suas ações num contexto definido. A partir de maio de 2024, todos os Antigos Alunos (inscritos ou não na AAELFP, 1300 até agora) devem obrigatoriamente preencher o formulário de inscrição na plataforma da ALFM, para integrarem a base de dados da Comunidade de Antigos Alunos do LFIP, respeitando as regras de consentimento e no âmbito do RGPD. Se é um(a) antigo(a) aluno(a) e deseja inscrever-se na nova plataforma, mas não recebeu o e-mail enviado nos dias 23 e 24 de maio de 2024 (aos membros da antiga base de dados) ou não tem um documento que justifique o seu estatuto de Antigo Aluno, por favor, contacte: aelfip@gmail.com. |
|
Gerir uma associação de Antigos Alunos de forma voluntária exige um verdadeiro compromisso pessoal. Queremos, por isso, agradecer aos membros da sua direção. |
![]() |
Organizado, como todos os anos, pela Associação de Pais dos Alunos do LFIP (APALFIP), o “Dia de Festa 2024” decorreu na noite de sexta-feira, 21 de junho. |
https://www.facebook.com/lfip.pt/videos/978737347046872 |
2023-2024 : ANO DO DESPORTO
Dia «Portas Abertas 2024»- JPO’24 : LFIP Aldeia Olímpica
Associada à temática dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, verdadeiro fio condutor do nosso ano letivo, a JPO’24 permitiu ao LFIP envergar as cores do olimpismo para grande prazer de todos, durante este caloroso e convivial dia de primavera, com apresentações, projeções, exposições, debates, quizz, comida e bebida e ainda competições.
O LFIP teve o prazer de acolher pais, avós, famílias e amigos de alunos, antigos funcionários e alunos. Mais de mil visitantes tiveram oportunidade de visitar as salas de aula atuais ou futuras dos seus filhos, assim como as nossas diversas instalações, incluindo o almoço na cantina escolar. Puderam, assim, trocar impressões de forma cordial e amigável com os membros da equipa pedagógica e participar em atividades com os seus filhos.
|
|
|
Jogos Internacionais da Juventude de Atenas
“Mais rápido, mais alto, mais forte, juntos”
A nossa escola teve a grande alegria de fazer parte das 70 equipas selecionadas, entre cerca de 130 candidaturas, para participar nos JIJ – Jogos Internacionais da Juventude, que se realizaram no final de maio, em Atenas, de 27 de maio a 2 de junho .
Organizado conjuntamente pela AEFE e pela UNSS (União Nacional do Desporto Escolar), este evento internacional permitiu que mais de 400 atletas, em equipas compostas por 3 raparigas e 3 rapazes, representando 64 estabelecimentos de 39 países da rede, AEFE se encontrassem para celebrar os valores do desporto e da solidariedade, partilhando momentos de descoberta da cultura, do património e da francofonia!
Seis dos nossos alunos do 10.º ano representaram o nosso estabelecimento, acompanhados por dois professores de Educação Física.
O Liceu Franco-Helénico Eugène Delacroix de Atenas, anfitrião deste evento, trabalhou durante mais de um ano para oferecer, ao longo do ano letivo, "momentos grandes", nomeadamente "o acendimento da tocha" e a sua circulação pela Grécia com a Estafeta Geração 2024, antes da entrega oficial no Estádio Kallimarmaro, onde se realizou a cerimónia de abertura dos JIJ.
Os JIJ são concebidos como um "programa educativo completo", mas a cultura não foi esquecida, uma vez que foi oferecida aos participantes uma visita ao Museu Olímpico e uma prova de desafios culturais “Odisseia em Atenas".
Durante a realização dos jogos, os estabelecimentos também desenvolvem inúmeros projetos educativos, levando os seus alunos a desempenhar os papéis de organizadores, árbitros, socorristas, dirigentes e repórteres!
Finalmente, no espírito dos valores olímpicos, os JIJ cumprem uma carta olímpica.
Uma das provas, "Dancem os JIJ" , que contava para a classificação dos estabelecimentos no âmbito do desafio artístico, consistia em partilhar um vídeo coreografado da nossa equipa, escola e ambiente, e o número de "likes" permitia acumular pontos bónus na classificação geral! Pode ver o vídeo, clique no link seguinte:
A aventura iniciada no outono (cf. nossa LI nº 36 ) continuou ao longo de todo o ano letivo, e os atletas da nossa "Seleção LFIP" não hesitaram em sacrificar o seu tempo livre para se prepararem para estes Jogos Internacionais da Juventude.
Sob o magnífico sol de Atenas, os Jogos Internacionais da Juventude proporcionaram uma semana intensiva de competições (lançamento do peso, voleibol de praia, natação, pentatlo…) e partilha. A nossa delegação viveu momentos únicos e inesquecíveis, e honrou dignamente o nosso estabelecimento ao atingir o 16º lugar na classificação entre as 64 delegações presentes.
Parabéns aos nossos atletas e aos dois professores que os acompanharam !
NBA Júnior
Já mencionámos na nossa edição anterior que o nosso estabelecimento participou, como em anos anteriores, no Torneio NBA Júnior, competição oficial organizada em colaboração pela Federação Portuguesa de Basquetebol, pelo Desporto Escolar e pela NBA.
Para esta edição de 2024, a equipa do LFIP representou as cores do clube Miami Heat.
Após uma primeira fase de competição no final do inverno, realizou-se a fase final em meados de abril. A nossa equipa enfrentou as de outros quatro estabelecimentos e obteve um honroso 2º lugar (ganhando três jogos e perdendo um): uma progressão de um lugar e boas perspetivas!
Futebol – Desporto Escolar
Mais um ano de grandes jogos e belas vitórias!!
Edição após edição, seguimos as façanhas das nossas equipas de futebol sob a direção de Telmo Ferreira e dos professores de Educação Física do LFIP, no âmbito do desporto escolar.
Futebol AlunosO tempo dedicado à preparação e formação foi, mais uma vez, amplamente recompensado este ano. |
A equipa "das Mães":No ano pasada equipa “das Mães” já nos tinha surpreendido e encantado ao vencer o campeonato da Liga Feminina dasado, a recém-form Fundação Inatel. A equipa "dos Pais":Também entrou em competição e fez uma estreia bastante honrosa num dos torneios organizados pelo Masterfoot. |
Torneio Serge LeblancNum contexto particularmente desportivo, este ano realizou-se a VIª edição do Torneio festivo Serge Leblanc. Mais de 200 pessoas, representando cerca de 60 famílias, estiveram presentes. |
Muitos parabéns a todos pelas belas prestações desportivas em nome do LFIP!