LETTRE D'INFORMATION Nº37 ABRIL 2024
SUMÁRIO
EditorialNa Primária
No Collège/Lycée
|
Orientação
Outras notícias em agenda
2023-2024 : ANO DO DESPORTO NO LFIP |
EDITORIAL
A nossa escola é, evidentemente, homolgada pelo Ministério da Educação francês no âmbito da rede de Ensino Francês no Estrangeiro. O LFIP está também sob a tutela da Inspeção Geral da Educação Portuguesa, que nos acredita como escola reconhecida pelas autoridades locais. Foi neste contexto que a nossa instituição foi objeto de uma auditoria no final de fevereiro por uma delegação das autoridades educativas portuguesas. Os resultados foram globalmente satisfatórios, acompanhados de algumas recomendações a que daremos seguimento.
Além disso, os projetos e atividades inter-escolas propostos pela AEFE permitem a todos os participantes alargar os seus horizontes para além da escola que frequentam e do país em que vivem. Estes eventos permitem que os funcionários e os alunos se encontrem, troquem ideias, trabalhem em conjunto e se conheçam melhor. De facto, a AEFE é muito mais do que um logótipo que nos une: é uma verdadeira comunidade marcada pelo multiculturalismo, pelo multilinguismo e por valores comuns.
Eventos como « Ambassadeurs et Ambassadrices En Herbe », os «Pequenos campeões da leitura», a Orquestra dos liceus franceses do mundo e « Bad'In in Valence », todos apresentados nesta edição, ilustram isso mesmo
Temos o prazer de vos enviar esta nova newsletter, repleta de momentos calorosos e felizes, mas também marcada pelos valores desenvolvidos no nosso projeto escolar: excelência académica e dinamismo, num ambiente acolhedor e protetor para os nossos alunos.
Por fim, não se esqueçam de reservar o dia 25 de maio nas vossas agendas. Nesse dia, entre as 11h00 e as 16h00, teremos todo o gosto em receber-vos no nosso grande « Portas Abertas », que este ano terá como tema "A Aldeia Olímpica no LFIP". Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024 serão um tema comum ao longo do ano letivo: a contagem decrescente está a começar...
NA PRIMÁRIA
PS (3 anos) – 1ª visita à biblioteca
A «Marmothèque» é a biblioteca do LFIP especialmente dedicada aos alunos do Ensino Pré-escolar.
É um lugar mágico e festivo para eles, onde vão desde a mais tenra idade para ouvir as histórias lidas pela Beatriz e também para se familiarizarem com os livros, folheando os seus primeiros álbuns.
É um lugar agradável e tranquilo, onde as crianças podem desenvolver, desde cedo, o gosto pela leitura, adquirir os seus primeiros reflexos de leitura e começar a desenvolver uma cultura literária.
O fundo Hibouthèque está acessível em rede, e os alunos podem requisitar livros a partir da MS (5 anos).
MS (4 anos) - “Liga-te à natureza”
Em colaboração com a Câmara do Porto, os alunos de MS (4 anos) ont participaram no programa “Liga-te à natureza”, inspirado no trabalho do naturalista Joseph Cornell e no seu método de "flow learning".
Este programa convida e até desafia os participantes (crianças e adultos), em diferentes contextos, a sair de casa e a viver experiências significativas de imersão e ligação com a natureza, através do jogo e da estimulação intelectual. São propostas atividades de duração e complexidade variáveis, mas sempre adaptadas à idade dos participantes, com o objetivo de desafiar preconceitos, em função das experiências, curiosidade e sentimentos de cada um.
GS (4 anos) - Ateliê “Nova cozinha - Novas Receitas”
Utilizando utensílios de cozinha (pratos, talheres, copos, panelas, frigideiras, etc.), os dinamizadores desta oficina do Serviço Educativo da Casa de Musica propõem uma nova utilização criativa dos mesmos, bem como uma nova experiência musical para os jovens cozinheiros que os acompanham.
Dois chefes de cozinha propõem uma ementa internacional, rítmica, tendo como ingredientes principais o movimento e a coordenação.
O resultado saboroso é um prato e uma canção para cada país.
Os nossos jovens aprendizes do Jardim de Infância tiveram oportunidade de descobrir e provar novas receitas e sabores musicais fora do comum.
GS (4 anos), 1º e 2º anos: 100 dias de aulas
Para os alunos dos 5, 6 e 7 anos, "100" é um número muito grande e redondo, mas ainda assim fácil de visualizar.
Aproveitando o dia 5 de março, o centésimo dia escolar deste ano letivo, estes três níveis celebraram a ocasião e apropriaram-se do número através de uma série de atividades.
O peixinho vai crescer
CP - Projet « La biodiversité marine »
1º ano - Projeto «A biodiversidade marinha»
No âmbito de um projeto educativo baseado na observação da vida de alguns animais marinhos e na aprendizagem de comportamentos que ajudam a proteger o ambiente, os alunos do 1º ano, turmas C/D, visitaram o centro « Sea Life » , no Porto, no dia 14 de março de 2024.
2º ano – Viagem a Lisboa
Como é tradição, os alunos do 2º ano, turma A, deslocaram-se a Lisboa para visitar a capital, o jardim zoológico e o Oceanário. Foi aí que ficaram a dormir, mais concretamente junto ao grande aquário de tubarões...
3º ano – Viagem a Lisboa
No início de abril, os alunos do 2º ano fizeram uma "viagem no tempo", no âmbito do seu programa escolar sobre a Antiguidade e a Idade Média.
A viagem começou com uma visita ao Museu Portugal Romano em Sicó” (PO.RO.S) de Condeixa-a-Nova.
Com recurso a multimédia e através de uma abordagem lúdica, o museu leva os visitantes a recuar 2.000 anos numa aventura pela romanização do nosso território na época da chegada dos romanos às terras de Sicó.
Após esta visita, o grupo dirigiu-se a Conimbriga para visitar as suas ruínas e o seu museu monográfico. Aí, os alunos descobriram que a chegada dos romanos no século I a.C., juntamente com a paz estabelecida na Lusitânia, permitiu que a romanização se espalhasse rapidamente, possibilitando que Conimbriga se tornasse uma cidade próspera.
Depois de uma noite medieval, com trajes a rigor, onde os alunos descobriram as danças e comidas da época, e de uma boa noite de sono, seguiram para o castelo de Santa Maria da Feira.
Semana da matemática na Primária
4º ano – A matemática na natureza
Em março, aproveitando os primeiros belos dias de primavera e a « Semana da Matemática », os alunos do 4º ano participaram na atividade pedagógica "Matemática na Natureza", organizada pela Câmara Municipal do Porto, no parque do Palácio de Cristal.
Os alunos tiveram oportunidade de observar a "árvore com cabeça de elefante", a "árvore do cabelo" (Metrosideros), originária da Nova Zelândia, que tem raízes aéreas (e os alunos não quiseram perder a oportundade de trepar por ela fora!). Até aprenderam que a palmeira, que não tem ramos, é considerada uma erva.
Mas, sobretudo, descobriram que existem truques matemáticos para determinar a idade de uma árvore sem ter de a cortar: medindo o seu perímetro em centímetros, dividindo por 2 e, depois, por 3 (o resultado obtido corresponde aproximadamente ao seu número de anos). Descobriram também como medir a altura da árvore sem ter de a escalar: afastando-se o suficiente para poder alinhar um pau verticalmente com o seu tronco, desde a base até ao topo, multiplicando, depois, o número de passos até à árvore pelo comprimento dos passos.
Aí, tiveram oportunidade de participar em várias atividades típicas do período medieval, incluindo tiro ao arco, esgrima e escalada, além de aprenderem mais sobre a época.
Rally de Matemática – 5º e 6º anos
Durante esta semana, os alunos do 5º ano colaboraram com os seus colegas do 6º ano para participar no Rally de Matemática.
Esta prova consiste em resolver 8 problemas numa hora. O espírito de equipa é essencial para ultrapassar a dificuldade das tarefas propostas.
Desafio de Matemática – 4º ano
No âmbito deste projeto, um professor do Collège foi ao encontro dos alunos do 4º ano para lhes propor alguns desafios. Embora um pouco intimidados no início pelo "professor do edifício D", rapidamente entraram no jogo.
Em grupos de três, tinham de se organizar e trabalhar em conjunto para resolver com sucesso três enigmas matemáticos que eram complexos para eles, uma vez que estavam ao nível do 6º ano... uma ótima sessão de brainstorming!
NO COLLÈGE/LYCÉE
8º ano – Semana da Imprensa e dos Media:
Projeto "1ª página"
Num mundo invadido, cada vez mais, por informações de interesse variável e confrontado com o risco de notícias falsas, é essencial preparar as nossas crianças para decifrar e classificar a informação que recebem da forma mais eficaz possível.
A literacia mediática e da informação, que visa desenvolver os conhecimentos e as competências das pessoas para que possam utilizar os meios de comunicação social de forma crítica e criativa na sua vida quotidiana, na escola e no trabalho, é um tema transversal que mobiliza diariamente as nossas equipas pedagógicas.
No âmbito da Semana da Imprensa e dos Media (organizado em França de 18 a 23), cujo objetivo é permitir que os alunos aprendam a decifrar melhor o mundo dos Media e a compreender as questões culturais e democráticas em jogo, os alunos do 8º ano analisaram e desconstruíram as primeiras páginas de vários jornais diários (nacionais e internacionais), para observar as diferenças existentes no tratamento das notícias nos diferentes países. De seguida, criaram as suas próprias primeiras páginas, utilizando critérios editoriais tradicionais.
9º e 11º anos - Conferência “50 anos da Revolução dos Cravos”
No final de fevereiro, no âmbito das comemorações do 50º aniversário da Revolução dos Cravos, o LFIP teve a honra de receber Victor Pereira, investigador do Instituto de História Contemporânea e autor do livro "C'est le peuple qui commande: la révolution des œillets 1974-1976". Victor Pereira apresentou o contexto histórico do 25 de abril de 1974 aos alunos de 9º e 11º anos e proferiu uma conferência aberta ao público em geral.
10º ano - Gravura em Artes Plásticas
No âmbito da disciplina de Artes Plásticas, os nossos alunos do 10º ano participaram num ateliê sobre técnicas de gravura e impressão.
Este projeto está relacionado com o estudo do desenho de observação do corpo humano.
11º ano- Viagem a Castela
De 25 a 28 de março, 29 alunos do 11º ano, que estudam espanhol, viajaram para Castela no âmbito de uma viagem de cariz cultural e linguístico, mas também para se divertirem.
A viagem começou com uma visita a Segóvia, onde descobriram a cidade e o seu lendário aqueduto, bem como a Universidade IE de Segóvia.
Após uma primeira noite num hotel, partiram à descoberta da cultura artística de Madrid, visitando o emblemático Museu do Prado (incluindo as suas novas coleções reais, recentemente abertas ao público) e o Museu do pintor Sorolla.
Depois, graças a uma visita guiada sobre o tema do período napoleónico, descobriram também as praças e outros locais emblemáticos da capital.
Para se familiarizarem um pouco mais com o modo de vida espanhol, assistiram a um espetáculo de música e dança flamenca e tiveram o prazer de passear pelo Parque Warner.
Na viagem de regresso, a cidade universitária de Salamanca e a sua magnífica arquitetura acolheram-nos durante algumas horas.
11º ano – Viagem a Berlim
De 24 a 27 de março, os alunos do 11º ano, que estudam alemão, visitaram Berlim, numa viagem que combinou o presente e o passado.
Percorreram a cidade, descobrindo todos os pontos turísticos "obrigatórios" da capital, e conheceram de perto o Bundestag (Parlamento alemão), o Memorial do Muro de Berlim, o Museu da RDA, o Museu da Stasi e o campo de concentração de Sachsenhausen. Uma viagem inesquecível por lugares cheios de história!
Ateliês criativos de poesia e de expressão corporal
No âmbito da festa da francofonia no Porto, foram organizados dois ateliês graças à visita de Houria Allal, autora convidada pela Alliance Française.
O primeiro ateliê de poesia contemporânea para os alunos do 11º ano, que estudam HLP, baseou-se na coletânea "Poèmes à dire la francophonie" (2002) e consistiu na leitura de poemas, trabalhando a prosódia, a entoação e a projeção da voz, acompanhados de música de fundo.
O segundo ateliê, destinado a uma das turmas do 9º ano, centrou-se na poesia de autores francófonos. Os alunos tomaram contacto com o livro "Le français est un poème qui voyage" (2012) (leitura, compreensão e discussão de poesia) e tiveram, depois, a oportunidade de se exprimirem criativamente através da escrita, do desenho, da colagem, ....
Visita de Philippe Besson
Nos dias 11 e 12 de abril, o LFIP teve o prazer e a honra de receber Philippe Besson, romancista, dramaturgo e argumentista francês de grande sucesso. Publicou mais de vinte livros, muitos dos quais obtiveram prémios e galardões, e alguns deles foram adaptados ao cinema e ao teatro. Durante a sua visita, falou com os alunos do Lycée, com quem abordou vários temas, nomeadamente o tratamento da realidade através da ficção no seu romance "Ceci n'est pas un fait divers" e a construção das personagens em "Paris-Briançon".
Partilhou ainda um momento de emoção, de boa disposição e, sobretudo, de sinceridade com o “Círculo de Leitores do Porto”, bem como com o do Liceu Charles Lepierre.
Semana da Matemática no Collège/Lycée
Rally Matemática – 10º ano
Durante a Semana da Matemática, os nossos alunos do 10º ano participaram no Rally da Matemática. Esta prova consiste em resolver 34 problemas em duas horas. Uma boa organização e muita cooperação são essenciais para ultrapassar a dificuldade dos problemas propostos..
Corrida dos números
« A corrida dos números » é um concurso de atividades mentais sobre diversos temas matemáticos. O objetivo é promover práticas de ensino e de aprendizagem que estabeleçam conhecimentos fundamentais e desenvolvam competências automáticas.
A prova consiste em responder mentalmente a 30 perguntas em 9 minutos.
Matemática e poesia – 7º ano
No âmbito das aulas de francês, os alunos escreveram poemas utilizando o vocabulário dos Jogos Olímpicos (tema da semana da Francofonia) e da Matemática.
Enigma do dia
Todos os dias da semana, foram afixados enigmas matemáticos em vários locais do edifício D. Os alunos que quisessem resolvê-los deviam entregar as respostas até ao final do dia.
Campeonato Nacional dos Jogos Matemáticos
Após terem treinado durante todo o inverno (Cf LI nº35), nove alunos voluntários do 6º, 7º e 10º anos foram seleccionados pela equipa pedagógica para integrarem a delegação do LFIP que participou no 17º Campeonato Nacional Português dos Jogos Matemáticos, que se realizou no dia 14 de março (Dia Internacional do Pi) na Universidade de Aveiro.
Após longas horas de reflexão sobre problemas matemáticos de complexidade progressivamente crescente, os nossos representantes obtiveram muito bons resultados na fase de grupos. Não conseguiram qualificar-se para a fase final, mas tiveram muito mérito!
ORIENTAÇÃO
Vamos falar sobre Orientação
No final de fevereiro, Daniel, um antigo aluno, finalista em 2023 e atualmente estudante no INSA Lyon, veio falar sobre o seu primeiro ano na escola de engenharia e o seu dia a dia em França. Explicou também os desafios do final do Ensino Secundário, para se preparar para o exame de “Baccalauréat” nas melhores condições possíveis, e partilhou conselhos sobre como usar a plataforma Parcoursup com eficácia.
Em março, realizou-se uma sessão sobre os estudos superiores em Portugal para explicar as novas regras, que se aplicarão a partir de 2025, e para esclarecer dúvidas sobre os exames "Provas de ingresso", para a candidatura às universidades portuguesas.
Durante a primavera, os alunos de 11º ano terão oportunidade de participar em entrevistas personalizadas, que lhes permitirão afinar as suas escolhas. Quanto aos alunos de 12º ano, são acompanhados durante a fase final do Parcoursup e recebem informações sobre os dias de Portas Abertas das universidades portuguesas.
8º ano – estágio de observação em meio profissional
Outro ponto alto do ano para os alunos do 8º ano, o estágio de observação em meio profissional tem como objetivo levá-los a refletir e ajudá-los a construir o respetivo percurso de orientação vocacional.
Após pesquisas e contactos efetuados pelos próprios ou com a ajuda dos pais, ou ainda do LFIP, os nossos alunos passaram três dias numa empresa ou em instituições de natureza diversa.
Observam, participam, sempre que possível, em certas atividades e interagem com o pessoal da instituição que os acolhe.
Gostaríamos de agradecer ao CEIIA por ter permitido que 13 dos nossos alunos se tornassem " steamers" " durante três dias, o que constituiu uma oportunidade única para descobrirem este centro de investigação em mobilidade...
De volta à escola, durante uma tarde dedicada ao tema e após uma preparação supervisionada pelas nossas equipas, os alunos do 8º ano foram ouvidos por vários júris e fizeram uma apresentação oral, para dar conta da sua experiência, perante um público atento e curioso.
Para concluir este período de formação, têm de redigir um relatório que será objeto de avaliação.
Visita à fábrica da Airbus
No âmbito do "Parcours Avenir", 16 alunos do LFIP, rapazes e raparigas interessados em engenharia e aeronáutica, tiveram a oportunidade de visitar, no dia 28 de março, a fábrica da Airbus, para uma visita guiada às instalações e aos postos de trabalho desta indústria de ponta.
OUTRAS NOTÍCIAS EM AGENDA
Final da Zona Ibérica do concurso AEFE
"Ambassadeurs Ambassadrices En Herbe" no LFIP (AAEH)
Nos dias 18 e 19 de março, o Lycée Français International de Porto (LFIP) acolheu a Grande Final Europeia Ibérica do concurso «Ambassadeurs, Ambassadrices En Herbe » no LFIP (AAEH). #aefe @aefe @aaeh
O evento teve início no domingo, dia 17, com a receção no aeroporto e na estação de comboios das delegações espanholas (candidatos e treinadores acompanhantes) das cinco escolas que participaram na final. Os alunos de Barcelona, Madrid, Málaga e Lisboa (num total de 22 alunos do Collège/Lycée) foram acolhidos durante a sua estadia de dois dias no Porto pelos pais e filhos de quinze famílias de acolhimento.
Na segunda-feira de manhã, os membros das cinco delegações e a delegação do LFIP reuniram-se no nosso anfiteatro para sortear os temas das quatro categorias (Ciclo 3, Ciclo 4, Lycée e Coletiva) que seriam abordados pelos candidatos. Os candidatos tiveram a manhã para preparar os temas selecionados.
Depois de um almoço de convívio na sala polivalente, tiveram oportunidade de participar num passeio pelo bairro da Ribeira, seguido do "cruzeiro das seis pontes" no rio Douro.
Por fim, o grande momento da final aconteceu na terça-feira de manhã.
O júri foi presidido pelo Sr. DEPRIESTER, Conselheiro para a Cooperação e a Ação Cultural da Embaixada de França em Lisboa, e composto pelos seguintes membros: Sr. VASSEUR, responsável pelo setor do Magrebe e da Península Ibérica na AEFE, Sra. FADLI, Inspetora Nacional da Educação residente em Madrid, e Sr. CABANES, Diretor do Instituto de investigação I3S, que tiveram a amabilidade de dedicar a manhã a estas audições.
Num estado de espírito muito cordial e de boa disposição, todos os candidatos proferiram, de forma brilhante e confiante, os seus discursos sobre variações do tema oficial deste ano: "1924-2024, Jogos Olímpicos e Paraolímpicos: um acontecimento unificador, inclusivo e sustentável".
Os alunos vencedores foram :
- Juliette (4º - Lisboa) que ganhou a categoria CICLO 3 – Individual, pelo seu trabalho sobre o tema: « Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos elevam-nos como seres humanos? »
- Xavier (7º ano - Bilbau) venceu a categoria CICLO 4 – Individual, ao abordar o tema: « Como mudaram os Jogos Olímpicos entre 1924 e 2024? »
- Gaspar (10º ano - Porto) venceu a categoria LYCEE – Individual, com a sua participação sobre o tema: « A inclusão nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos: mito ou realidade? »
- Camilo e Nicolas (7º ano - Madrid), vencedores da categoria COLETIVA, com o tema: "O planeta está a arder: os Jogos Olímpicos e Paralímpicos estão a ter em conta esta realidade? »
Video dos Finalistas e Video dos Vencedores :
Esta final foi apenas uma etapa no longo caminho para a Final Mundial!
Em abril, um júri composto por representantes do Ministério da Educação Nacional e da Juventude, do Ministério da Europa e dos Negócios Estrangeiros, da AEFE e dos parceiros da rede AEFE seleccionará os vencedores "Mundo" de cada categoria, com base nos vídeos gravados das atuações dos vencedores das diferentes zonas, e os vencedores serão anunciados nos próximos meses. A não perder!
“Pequenos campeões de leitura”
Todos os anos, mais de 130.000 alunos de 4º e 5º anos participam, em França, no Concurso de leitura em voz alta "Pequenos campeões da leitura" em voz alta.
Este ano, para a sua 12ª edição, a associação «Pequenos campeões da leitura» integra cerca de 200 turmas da zona Europa da rede AEFE (com vista a um alargamento mundial no próximo ano letivo).
Na prática, durante o ano letivo, os ateliês de descoberta do livro e de leitura em voz alta preparam os alunos para lerem em público um pequeno texto à sua escolha, para que se possa fazer uma seleção entre as turmas da escola.
A Final da Zona Ibérica realizou-se no Institut Français de Madrid, a 21 de março. Os nossos alunos Teresa (1:54.20) e Ezio (2:01.16) competiram com outros 27 candidatos (de Barcelona, Bilbau, Madrid, Málaga, Maiorca, Marbella, Múrcia e Valência).
Ezio, juntamente com mais um rapaz e duas raparigas, qualificou-se para a Zona Ibérica, tal como 14 outros candidatos para as outras zonas do continente europeu.
As atuações destes 18 nomeados foram filmadas e, após uma nova seleção (virtual), um deles representará as escolas do estrangeiro (AEFE) no dia 26 de junho, na Comédie Française de Paris, na Grande Final do concurso.
Apresentação do protocolo #NAH
Informámos na nossa edição nº34 que havíamos criado um “Comité Bem-estar”.
No âmbito das suas atividades relacionadas com o programa governamental "pHARe", o Comité apresentou o protocolo #NAH (Não ao Assédio) aos pais interessados dos alunos da Primária e do Collège/Lycée, no final de fevereiro.
O assédio é definido através de três critérios:
-
Uso repetido de violência durante um longo período, levando ao isolamento (físico/verbal/não-verbal/psicológico);
-
Uma relação de domínio imposta de forma insistente (uma criança ou um grupo que assume o poder sobre um aluno isolado);
-
Intenção deliberada de prejudicar por parte do agressor.
O ciberassédio utiliza meios de comunicação eletrónicos para a prática desta agressão.
O programa pHARe
Trata-se de um Plano de prevenção do assédio, destinado a escolas primárias e secundárias e assenta em 8 pilares:
1. Avaliar o ambiente escolar.
2. Prevenir todos os tipos de assédio.
3. Criar uma comunidade protetora de profissionais e outros funcionários para os alunos.
4. Intervir eficazmente em situações de assédio.
5. Envolver os pais e parceiros e comunicar sobre o programa.
6. Mobilizar os órgãos de democracia escolar (CVC, CVL) e o Comité de Saúde, Cidadania e Educação Ambiental.
7. Monitorizar o impacto destas ações.
8. Disponibilizar uma plataforma dedicada aos recursos.
LAs etapas do Protocolo “Não ao assédio” do LFIP
1. Entrevista com o aluno vítima: Qualquer membro do pessoal da escola pode ouvir o aluno vítima de assédio.
2. Entrevista com as testemunhas dos alunos vítimas: Um ou mais membros do Comité de Proteção Social entrevistam as testemunhas separadamente.
3. Entrevista com o(s) agressor(es): Um ou mais membros do Comité de Proteção Social entrevistam separadamente o(s) alegado(s) agressor(es).
4. Reunião do Comité de Proteção Social: Este órgão analisa a situação, define se houve ou não assédio e discute as possíveis respostas de culpabilização e/ou não culpabilização.
5. Reunião com os pais da vítima, para os informar sobre os seus direitos e a forma como a equipa apoiará o seu filho, e com os pais do agressor, para explicar as consequências dos atos cometidos contra a vítima. Informam-nos das sanções possíveis para o seu educando e das outras medidas de apoio propostas pela Comissão.
O Método Pikas como solução privilegiada
Desenvolvido em 1975 na Suécia, este método visa reduzir a taxa de assédio na escola e apresenta uma taxa de sucesso que se situa entre 80 e 100%.
Esta é uma abordagem sem culpa onde, através de uma série de reuniões individuais com os agressores, o mediador adota voluntariamente uma atitude empática. Ele não censura os agressores, não os pune, não lhes atribui qualquer culpa, mas mostra que está preocupado com a situação do aluno alvo de assédio.
Sendo o assédio por natureza um fenómeno de grupo, o objetivo do método é desfazer o efeito de grupo através da reindividualização de cada um dos seus membros.
O Parlamento das crianças – Intervenção do deputado VojettaNa sexta-feira, 12 de abril, no âmbito da aula de Educação Moral e Cívica da professora Bachellerie, os alunos do 6º C e os alunos do 5º B da profesora de Sousa receberam o deputado Vojetta, a quem apresentaram o projeto de lei "Promover a igualdade entre homens e mulheres através do desporto". |
|
![]() |
![]() |
Dia Internacional dos Direitos das Mulheres:
Mais do que grandes discursos, os alunos apreciam particularmente ser proativos na sua aprendizagem.
Para assinalar o Dia Internacional dos Direitos da Mulher, pedimos-lhes que se envolvessem em debates sobre uma série de assuntos para os sensibilizar para o facto de que embora, em teoria, as mulheres tenham os mesmos direitos que os homens, na prática, nem sempre são aplicados.
8º ano – « Escape game » raparigas/rapazes UNICEFGraças ao Escape Game sobre a igualdade entre raprigas/rapazes disponibilizado pela UNICEF, os alunos do 8º ano foram levados a refletir sobre a discriminação e os clichés que, infelizmente, ainda existem, e discutir sobre a violência contra as raparigas, a pressão social que pesa sobre raparigas e rapazes e, de um modo geral, sobre as desigualdades que se verificam no nosso dia a dia.
Uma rosa para uma pessoa especialHá já alguns anos que os alunos do CVCL têm por hábito pedir aos alunos que ofereçam uma rosa a uma pessoa que lhes seja querida no dia de S. Valentim. Para ir além das tradicionais "declarações de amor" e para levar esta iniciativa até mais pessoas, este ano aproveitaram a data de 8 de março para organizar o dia da amizade e da bondade, permitindo a todos os que quisessem oferecer uma rosa a uma pessoa especial. |
|
No âmbito deste dia, leia também o nosso artigo “Mais do que a exposição de uma camisola de futebol : um projeto de fraternidade
Música
Concerto solidário na Casa da Música
Este ano, o tradicional Concerto Solidário das Escolas Internacionais do Porto foi organizado pelo Oporto British School e juntou cantores e músicos da escola anfitreã, do LFIP e do CLIP, no dia 6 de março, na Casa da Música, na presença de um milhar de espectadores.
Este evento permitiu agariar 6600 €, que este ano reverterão a favor da Associação “Acreditar” (que apoia crianças e jovens na luta contra o cancro)...
O coro do LFIP, composto por 120 cantores, foi acompanhado pelos nossos dois grupos de rock na parte instrumental.
Juntos ou separados, interpretaram seis canções (Clocks, On écrit sur les murs, Les enfants de la Terre, Don’t stop believin’, Ensemble sensibles, e l’Hymne à la vie).
O LFIP aproveita este artigo para agradecer mais uma vez à professora Isabel Girão, ao Eduardo Sorte (antigo aluno), que continua a colaborar com a sua antiga escola, a todos os colegas (que acompanharam os alunos), aos nossos cantores e às respetivas famílias pela sua dedicação.
Orquestra dos Liceus Franceses do Mundo
A Orquestra dos Liceus Franceses do Mundo continua a sua aventura musical. Para a 10ª temporada no ano letivo de 2023-2024, o conjunto internacional dirigido por Adriana Tanus recrutou 70 músicos, incluindo dois alunos do LFIP, bem como 35 coristas do collège e do lycée.
Amantes da boa música e muito virtuosos, tiveram o privilégio de participar numa série de ensaios, de 29 de março a 9 de abril, que culminaram num concerto final em Bruxelas, na Bélgica.
Semana Verde
Em meados de abril, como acontece desde há dez anos, o LFIP realizou a sua tradicional Semana Verde.
Do Jardim de infância ao Lycée, muitos membros do corpo docente e os eco-delegados propuseram aos alunos atividades relacionadas com o desenvolvimento sustentável, a ecologia e a luta contra o desperdício, incentivando a reciclagem e o respeito pela biodiversidade e pela natureza em geral. Foram postas em prática as seguintes ações:
- Leituras sobre temas ecológicos para os alunos do 6º ano, no CDI;
- Participação na operação "Clean my beach", na praia de Matosinhos, turmas do 7º ano;
- Produção de protótipos de "Veículo Solar" na aula de Tecnologia;
- "Ação pelos Rios";
- Trabalho em inglês sobre histórias inspiradas em Greta Thunberg ("Greta and the Giants"), turmas do 4º ano;
- Criação de "Eco-códigos" nas aulas de Artes Plásticas;
- Sensibilização para os "lanches zero resíduos", junto dos alunos do Ensino Pré-Escolar, e para a operação "Heróis dos resíduos" em colaboração com a Eurest.
- Intervenção das “Brigadas Verdes”, junto dos seus pares, para esclarecer aspetos relacionados com a separação de resíduos;
- Apresentações sobre temas ecológicos, pelos eco-delegados do Collège/Lycée, junto dos alunos da Primária; e o tradicional "Minuto Verde";
- Difusão de comunicações, convidando os membros da comunidade LFIP a esvaziar as suas caixas de correio eletrónico e outras nuvens de conteúdos desnecessários;
- Criação de um herbário nas turmas do 1º ano.
Projeto "Mais Hortas"
O LFIP é uma das dez escolas selecionadas este ano pela Câmara Municipal do Porto para participar no ambicioso projeto “Mais hortas”, que apoia o desenvolvimento sustentável nas escolas.
Ao longo dos próximos quatro anos, as equipas da autarquia vão disponibilizar à nossa comunidade escolar apoio técnico para a criação e desenvolvimento das hortas (ajuda na preparação inicial do terreno, fornecimento de terra e biocomposto), bem como apoio às nossas equipas pedagógicas através da oferta de várias ações de formação (sobre agricultura biológica, compostagem doméstica, gestão da água e dos bio-resíduos).
Agora, cabe aos nossos alunos e aos seus professores pôr mãos à obra e fazer uma boa colheita!
2023-2024 : Ano do desporto
#JO2024 #AEFE
2º ano, turma A - Carnaval OlímpicoOs alunos do 2º ano, turma A, aproveitam o Ano do Desporto para estudarem mais de perto os Jogos Olímpicos. |
![]() |
PMais do que a exposição de uma camisola de futebol: um projeto de fraternidade
é uma mulher de origem afegã, nascida no exílio no Paquistão e criada no Canadá. Fisioterapeuta de formação, é mais conhecida como futebolista profissional (atualmente a jogar na liga holandesa) e capitã da equipa nacional de futebol feminino afegã desde 2016. Na sequência do seu papel decisivo na evacuação da equipa feminina afegã em 2021, após a tomada do poder pelos talibãs, foi convidada a treinar com o clube português Benfica.
Ativista social e embaixadora de várias ONG (entre as quais a Scarborough Simbas, da qual é co-fundadora e diretora), intervém também a nível internacional em defesa da igualdade de género, da educação antirracista, do apoio aos refugiados e recém-chegados e da ajuda humanitária através do desporto e de iniciativas de bem-estar físico.
No dia 8 de março, Dia Internacional dos Direitos da Mulher, teve lugar uma cerimónia na presença de delegados do 9º ano e do Lycée onde foi apresentada a camisola de futebol de Farkhunda Muhtaj, autografada por ela.
Para além de prestar homenagem a esta mulher que luta pela liberdade das mulheres no Afeganistão, o LFIP destaca o seu empenho no projeto de ajuda mútua, fraternidade e esperança de Farkhunda Muhtaj. |
Participação do LFIP no Torneio « Bad’in Valence »
Oito alunos do 9º ano (quatro rapazes e quatro raparigas) deslocaram-se a Valência (Espanha) para representar o LFIP no Torneio de Badminton da Península Ibérica.
Antes da cerimónia oficial de abertura, tiveram a oportunidade de conhecer a cidade.
Seguiram-se dois dias de intensa competição em que os nossos atletas (jogadores e árbitros), vestidos com as cores do LFIP, se distinguiram não só pelo seu empenho e desempenho, mas também pela sua atitude e fair-play.
Na categoria Ouro (para alunos de 10º ano), onde apresentámos uma equipa, os nossos atletas terminaram em 8º lugar, enquanto na categoria Prata (para alunos de 9º ano), terminaram em 1º lugar, à frente das equipas Alicante e Madrid B.
Aproveitando o tempo livre antes da viagem de regresso, concluíram a sua visita a Valência num ambiente muito descontraído.
Encontro com o atleta Lénine Cunha
No âmbito da Semana Olímpica e Paralímpica (SOP), que decorreu de 02 a 05/04/24, recebemos a visita de Lenine Cunha.
Sem qualquer problema à nascença, Lenine Cunha sofreu um súbito ataque de meningite aos 4 anos de idade, que o deixou com graves problemas intelectuais.
Apesar disso, começou a praticar desporto aos 6 anos e tornou-se profissional no atletismo adaptado.
Após um intenso programa de preparação, tornou-se no atleta mais bem sucedido do mundo (com 28 medalhas nacionais e internacionais), incluindo a medalha de bronze no salto em comprimento nos Jogos Paralímpicos de Londres 2012, e tem dado um grande contributo para a valorização do atletismo nacional e das cores de Portugal.
A sua intervenção junto das turmas de 2º e 9º anos foi extremamente importante, pois contribuiu para que os alunos percebessem que o esforço e a determinação permitem ultrapassar algumas contrariedades da vida e que o desporto permite que cada um se supere verdadeiramente.
Desporto intelectual : Torneio de xadrez
Ao longo da tarde de sábado, 16 de março, o Xeque Mate (colaborador da AES) e o LFIP organizaram o “Torneio Spring Chess 2024” no nosso ginásio.
Noventa e um participantes (de escolas primárias e secundárias), alunos ou antigos alunos do Xeque-Mate, disputaram, cada um, sete partidas de oito minutos, independentemente do resultado obtido.
Foi um aluno do Grande Colégio da Póvoa de Varzim quem acabou por vencer este torneio, tendo, no entanto, os nossos alunos obtido classificações muito honrosas.
Competição Jr. NBA
No âmbito do programa "Desporto Escolar" e da sua competição Jr. NBA, a nossa equipa representou a equipa de Filadélfia e ficou em 3º lugar na época 2022-2023. Este ano, os nossos campeões do 7º ano, vestidos com as cores dos Miami Heat, começaram a época com 3 vitórias e 1 derrota na estreia da competição. Agora, estão à espera de saber se se vão qualificar para as finais...
Foot : “Muito mais que futebol…”
Desporto Escolar
No final de março, após vários jogos organizados em diferentes escolas, os nossos alunos do 6º e 7º anos venceram a fase eliminatória da Zona do Porto, ganhando, assim, a oportunidade de competir na primavera contra os vencedores de outros distritos, com a possibilidade de manter o título conquistado na época passada, em 2022/2023.
Parabéns a todos os nossos alunos pela sua dedicação ao LFIP!
Futebol - AES
Ao longo dos últimos meses, os nossos alunos tiveram a sorte de ser convidados por diferentes clubes de prestígio (S.C Braga, Vitória de Guimarães, Boavista F.C.) para realizarem vários jogos nos seus prestigiados centros de treino. Estas excelentes experiências desportivas e de convívio deixar-lhes-ão, sem dúvida, ótimas recordações!

Futebol – equipas dos Pais
A equipa de mães de alunos do LFIP sagrou-se vice-campeã da Final Four Nacional da Taça de Futsal Feminino da Fundação INATEL, no passado dia 17 de março.
Parabéns pela dedicação e ambição desta equipa, uma bela representante da nossa comunidade, constituída a 100% por mães de alunos do LFIP!
Quanto à equipa dos pais, acolheu uma equipa de Clairefontaine no primeiro fim de semana de abril. Foi um grande momento de amizade e camaradagem.
Todos estes momentos demonstram, mais uma vez, que o futebol no LFIP ultrapassa o aspeto desportivo, transmitindo os valores positivos do desporto e da hospitalidade!