LETTRE D'INFORMATION Nº36 FEVEREIRO 2024
SUMÁRIO
Editorial |
||||
Na Primária
No collège/lycée
|
Orientação
Outras atualidades LFIP
2023-2024 : ANO Do DESPORTO NO LFIP |
EDITORIAL
A organização dos Jogos Olímpicos em julho de 2024 permitirá à França brilhar a nível nacional e internacional.
A AEFE e o LFIP juntam-se à dinâmica gerada por este acontecimento, desenvolvendo este ano várias atividades em torno deste tema.
Assim, em termos concretos, para além das atividades pedagógicas tradicionais que estarão ligadas ao tema do desporto, três grandes projetos constituirão para nós os pontos altos deste que deverá ser um dos momentos mais importantes do ano em França.
Em primeiro lugar, em março, o LFIP organizará a final ibérica do concurso de eloquência "Ambassadeurs Ambassadrices en Herbe", que este ano terá como tema: "1924-2024, Jogos Olímpicos e Paralímpicos: um acontecimento unificador, inclusivo e sustentável?". Mais tarde, no dia 25 de maio, realizar-se-á o tradicional “Dia de Portas Abertas”, que terá também como tema principal os Jogos Olímpicos. Por último, o LFIP estará representado nos Jogos Internacionais da Juventude, em Atenas, no início de junho, por uma delegação de alunos.
Esperamos que este tema, que ocupa um lugar de destaque ao longo do ano letivo de 2023 / 2024, seja do vosso interesse, e convidamo-vos a estarem atentos a uma secção temporária intitulada "LFIP - JO'24" nas várias Newsletters que publicaremos nos próximos meses. Poderão, assim, conhecer todas as ações que estamos a desenvolver sobre este tema.
NA PRIMÁRIA
MS (5 anos) - Quatro por Quatro
Instalado na Sala Laranja da Casa da Música, o Sonorium é um instrumento musical virtual que reage, à sua maneira, aos movimentos que ocorrem.
A oficina "Quatro por Quatro" convida os participantes, munidos de instrumentos, a usar a sua imaginação para descobrir diferentes estilos sonoros nos quatro cantos da sala.
Interagir com os estilos e os resultados, inventar novas combinações - foi este o desafio lançado aos alunos da MS (5 anos), em condições, naturalmente, harmoniosas!
1º ano - Ciências : O ar
Durante o mês de janeiro, alguns colaboradores da Câmara Municipal do Porto deram aos alunos do 1º ano a oportunidade de realizarem experiências científicas sobre o ar.
Em primeiro lugar, os alunos tomaram consciência da presença do ar. Compreenderam que o ar é constituído por um conjunto de gases (e tem a forma do seu recipiente), que contém oxigénio (necessário para a combustão de uma vela), que é incolor, invisível, inodoro, insípido e compressível.
Por fim, foram sensibilizados para a importância do ar na atmosfera e na nossa saúde e, por conseguinte, para a importância de limitar a poluição!
3º ano - “Da ovelha ao tecido”
“De onde vem o que nós vestimos ?”
Os alunos do 3º ano participaram no projeto “Da ovelha ao tecido”, proposto pela Fundação de Serralves , que decorreu no espaço da quinta onde são criadas as ovelhas de raça Bordaleira de Entre-Douro-e-Minho.
Do contacto direto com a raça autóctone de ovelhas, que todos os anos produz uma bela lã quando tosquiada, à produção de vestuário, os alunos tiveram oportunidade de descobrir o processo de tratamento deste material e compreender como é feita a roupa que vestem, bem como o seu impacto na sustentabilidade ambiental.
4º ano - Intervenção de um espeleólogo
O avô de alunas do LFIP interveio junto dos alunos do 4º ano para partilhar a sua paixão pela espeleologia.
Depois de mostrar um vídeo em que explora uma gruta com as netas, explicou como é que o calcário contribui para a formação de grutas. Falou da fauna, dos morcegos e de outros animais "bizarros" que as utilizam como habitat, e das evoluções físicas (antenas substituindo os olhos) que lhes permitiram adaptar-se ao seu ambiente.
Explicou também que as novas grutas são descobertas através da localização de pequenas fendas que permitem a passagem de correntes de ar e que, durante as suas explorações, os espeleólogos têm o cuidado de preservar estes ecossistemas frágeis, não deixando vestígios da sua passagem.
3º ano - Tradição da Festa das Candeias
A Candelária, ou Festa das Candeias, celebrada a 2 de fevereiro, é uma antiga festa pagã e latina, que mais tarde se tornou uma festa religiosa cristã.
Atualmente, em França, na Bélgica e na Suíça francófona, é tradição comer crepes em ambiente festivo e, em muitas aldeias de Portugal, as pessoas ainda colocam velas nos parapeitos das janelas para arderem durante toda a noite.
No LFIP, algumas turmas também mantêm a tradição e confecionam crepes, que são depois consumidos pelos alunos durante o intervalo, no âmbito de atividades culturais... e culinárias!
Carnaval na Primária
Depois das festividades de Natal, o outro ponto alto, não só para os mais novos como também para os alunos mais velhos, foi o Carnaval.
Como habitualmente, o desfile dos alunos do Jardim de Infância e da Primária decorreu num ambiente muito alegre.
Os professores propuseram aos alunos e aos respetivos pais um tema dos anos 70 (para o Jardim de Infância) e o desporto (para a Primária). Assim, foi possível admirar grandes óculos coloridos e roupas brilhantes, bem como desportistas de todos os tipos, mas é claro que também vimos algumas aranhas e super-homens, e não faltaram belas princesas.
Para os alunos mais velhos, o CVL organizou uma noite de Carnaval no ginásio para dar início às férias de inverno.
NO COLLEGE/LYCEE
8º ano - Viagem a Dublin
Todos os anos, a viagem dos alunos do 8º ano seja a Londres ou a Dublin, é um ponto alto para a escola e uma parte memorável do percurso escolar no LFIP.
Este ano, mais de oitenta alunos, das quatro turmas, e sete professores partiram para Dublin ao mesmo tempo, de 16 a 19 de janeiro.
Nada foi deixado ao acaso e, graças à organização metronómica da viagem de quatro dias, tudo o que podia ser visitado e observado em Dublim e arredores foi: The Spire of Dublin, Ha'penny Bridge, Temple Bar, Millennium Bridge e Grattan Bridge, Dublin Castle e St Werburgh's Church of Ireland, National Museum of Ireland, Trinity College, St Patrick's Cathedral e o respetivo parque, George’s Street, Arcade Wicklow Mountains, castelo de Kilkenny e Glendalough, Talbot Memorial Bridge, The Famine Memorial e Triumphal Arch, National Gallery of Ireland, St Stephen's Green e a casa de Oscar Wilde
O nosso grupo regressou um pouco cansado, mas absolutamente encantado. O fim de semana que se seguiu permitiu que todos recuperassem desta excelente experiência.
10º ano Alemã - Dia da amizade Franco-Alemã
Todos os anos, no dia 22 de janeiro é celebrada a amizade Franco-Alemã. Esta data simbólica foi escolhida em 2003, por ocasião do 40º aniversário do Tratado do Eliseu - assinado em 22 de janeiro de 1963 - que selou a reconciliação entre a França e a Alemanha.
Nas escolas e nos estabelecimentos de ensino, este dia constitui uma oportunidade para dar a conhecer a cultura e a língua do país parceiro, bem como os programas de intercâmbio e as oportunidades de estudo e de emprego no país vizinho.
Por razões práticas, este ano, o dia foi celebrado a 25 de janeiro. Os nossos alunos de 10º ano que estudam alemão passaram o dia com os seus homólogos do Colégio Alemão (Deutsche Schule Porto ) e realizaram diversas atividades que lhes permitiram pôr em evidência as culturas francesa e alemã.
Os alunos do 9 º ano que estudam alemão também celebraram o dia, tendo realizado um videoclipe.
11º e 12º anos - Alunos participaram no OBSMUN 2024
Organizada pela OBS do Porto, no Vilar Oporto Hotel, a emblemática conferência OBSMUN (modelo das Nações Unidas), reúne todos os anos cerca de 370 estudantes delegados, em representação de cerca de 20 escolas, de quinze países, para debater questões globais prementes.
Este encontro, imbuído de uma cultura de abertura, permite que os participantes desenvolvam os seus conhecimentos sobre as Nações Unidas, destacando-se nos debates organizados em comités.
Os delegados desempenham o papel de países, numa encenação de uma seleção dos atuais comités das Nações Unidas. No final, é redigida e votada uma proposta de resolução.
No início de fevereiro, após várias semanas de preparação, onze dos nossos alunos, divididos em quatro comités, defenderam com entusiasmo os seus pontos de vista e os seus valores, tomando a palavra e dando a sua opinião, durante três dias, na edição de 2024.
Foi uma experiência maravilhosa, que deu a alguns dos nossos mais eloquentes - alguns dos quais estão também a participar na iniciativa
ORIENTAÇÃO
A questão da Orientação ocupa, e até preocupa, os nossos alunos, os pais e os professores de maneira crescente à medida que eles vão avançando no seu percurso educativo no LFIP.
As primeiras semanas do ano civil são, para os alunos de 12º ano e para os pais, um período de reflexão, à medida que vão tomando decisões estratégicas para ingressarem no Ensino Superior.
É lógico, portanto, que o nosso pessoal docente e o Serviço de Orientação Profissional redobrem o seu tempo e esforços para prestarem o melhor apoio possível durante este período, oferecendo um vasto leque de sessões de informação, quer para os nossos alunos quer para os pais.
Os alunos de outros níveis também são apoiados neste processo:
- Os alunos do 9º ano (que entrarão no liceu no início do próximo ano letivo) assistiram a uma apresentação dos estudos no Secundário, em particular da secção EURO, pelos professores que lecionam as disciplinas. Uma dupla reunião de informação, em francês e português, foi igualmente proposta aos pais;
- Os alunos do 10º ano tiveram oportunidade de assistir a uma apresentação das disciplinas de “spécialité”, levada a cabo pelos seus colegas do 11º ano, bem como pelos professores dessas disciplinas;
sem esquecer as outras atividades abaixo detalhadas:
Parcoursup – Vamos falar sobre Orientação – Missão Orientação 2024
No final de janeiro, realizou-se uma sessão "Vamos falar sobre Orientação" especificamente dedicada ao Parcoursup, para os alunos do Ensino Secundário, e organizou-se um encontro com os pais para apresentar a plataforma.
Em colaboração com a AEFE e o Ministério da Educação francês, a equipa pedagógica do LFIP beneficia igualmente do dispositivo de formação contínua, que lhe permite estar a par das mudanças que vão ocorrendo.
Assim, em meados de janeiro, o LFIP teve o prazer de receber a visita, durante três dias, do psicólogo da Academia de Educação de Toulouse, M. Le Roux.
Para além de se reunir com a equipa de Orientação e os diretores de turma do Secundário, interveio junto dos alunos de 10º e 11º anos. Também reuniu com os pais dos alunos de 11º e 12º anos, ao final do dia, para apresentar os percursos do Ensino Superior em França e o processo de candidatura.
Realizou também entrevistas individuais com vários alunos.
Fórum das formações do Lycée Charles Lepierre de Lisboa- Vamos falar sobre Orientaçãon
Cinquenta e nove alunos de 11º e 12º anos participaram, a 17 de janeiro, no Fórum das Formações organizado pelo Lycée Charles Lepierre de Lisboa. Tiveram a oportunidade de se encontrar com representantes de várias universidades, escolas de engenharia e de comércio, “écoles préparatoires”…
A fim de tirar o máximo proveito desta deslocação, bem como da visita de qualquer outro Salão de Orientação, foi-lhes proposta uma sessão de “Vamos falar sobre Orientação” subordinada ao tema “Participar num Salão de Orientação - otimizar a sua visita”.
No final de janeiro, "Vamos falar sobre Orientação" foi organizado para acolher um representante de uma escola de aviação que apresentou os cursos relacionados com esta área.
Fórum das profissões do LFIP
Enquanto o Fórum das Formações de Lisboa se dirige principalmente aos alunos do 12º ano, que em breve tomarão decisões estratégicas sobre o seu futuro profissional, o Fórum das Profissões do LFIP dirige-se aos alunos de 9º e 10º anos, que estão um pouco mais longe desses prazos e muitos dos quais ainda se interrogam sobre o seu futuro.
Durante esta tarde de convívio, a 9 de fevereiro, os nossos alunos tiveram oportunidade de conhecer cerca de quarenta profissionais, que vieram apresentar as respetivas profissões, a formação que realizaram e a evolução da carreira que tiveram para chegarem ao cargo que ocupam atualmente. Todos se mostram disponíveis para responder às perguntas dos nossos alunos.
OUTRAS ATUALIDADES LFIP
Final da 12ª edição do concurso “Ambassadeurs, Ambassadrices En Herbe»
Em vésperas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024, este torneio mundial de eloquência inspira-se no Ano do Desporto promovido pela AEFE e propõe como tema geral "1924-2024, Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos: um acontecimento unificador, inclusivo e sustentável?"
O LFIP reabre esta temporada com este belo concurso de jogos oratórios, com o objetivo de desenvolver entre os alunos participantes o plurilinguismo, o debate democrático e a abertura ao mundo, bem como fortalecer as suas competências de eloquência.
As prestações são devidamente cronometradas e compreendem três etapas, que honram o plurilinguismo dos alunos:
- apresentação do aluno na língua do país da instituição;
- exposição de pontos de vista (para quem concorre individualmente) ou debate (para quem concorre em grupo), em francês,
- conclusão e perspetivas em inglês.
Eles podem competir nas quatro categorias individuais, ou em equipa:
- 4º, 5º e 6º anos
- 7º, 8º e 9º anos
- 10º, 11º e 12º anos
- em grupo (máximo de três alunos, do mesmo nível ou entre níveis).
A final do nosso estabelecimento decorreu no dia 30 de janeiro, na presença do Adido de Cooperação Educativa da Embaixada de França em Portugal, Pascal Sanchez.
Na sequência de intervenções de alta qualidade por parte de cada participante e após deliberações do júri, dez alunos foram nomeados para defender as cores do LFIP em março próximo, na final da Zona Ibérica, que o LFIP terá a honra de organizar este ano. Voltaremos a falar sobre isso na nossa próxima edição.
Dia mundial da leitura em voz alta e Concurso dos «Pequenos campeões da leitura »
Ler para si próprio é uma coisa, mas ler em voz alta, ainda para mais em público, pode ser uma verdadeira provação. O desafio de dominar as emoções, a dicção e a interpretação não é tarefa fácil, mas para o público pode ser um momento de verdadeira emoção.
O dia 1 de fevereiro é o Dia Mundial da Leitura em Voz Alta. Neste dia, pessoas de todo o mundo leem em voz alta para celebrar o valor e a importância da leitura. No LFIP, não perdemos esta oportunidade: tanto os alunos como os professores fizeram leituras em voz alta.
Dentro do mesmo espírito, os alunos do 4º e 5º anos participaram no concurso "Pequenos Campeões da Leitura" (no qual se inscreveram mais de 5700 turmas), que visa promover a partilha da leitura entre os nossos alunos de uma forma alegre, através da expressão oral.
2023-2024 : ANO DO DESPORTO NO LFIP
«Terra de jogos» Porto-Lisboa
Desde há um ano, o LFIP está a preparar o arranque dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Em março de 2023, realizámos um belo videoclipe intitulado "Terra de jogos 2024", a 500 dias da abertura do evento. Agora, quisemos abrir oficialmente o nosso ano LFIP - JO'2024 e voltamos a postar o videoclipe.
Os alunos do 2º ano receberam a visita de um atleta
Durante o mês de janeiro, os alunos do 2º ano, turmas C e D, receberam Tiago Lagorsse, que frequenta o 12º ano no LFIP.
Atleta de alto nível em ginástica acrobática, conquistou recentemente a medalha de prata no Campeonato Europeu de Juniores com a sua equipa de quarteto masculino.
Veio apresentar a sua disciplina, a sua formação e a sua carreira aos seus amigos mais novos, que tinham preparado muitas perguntas para ele.
Disciplinas paralímpicas
Há cerca de dez anos que os alunos de todos os níveis aprendem programação informática. O tema da WEB faz parte do programa da disciplina de SNT (Ciências digitais e tecnológicas) no 10º ano.
Este ano, os alunos foram incumbidos de criar uma página Web em HTML e CSS, apresentando um dos desportos dos Jogos Paralímpicos de 2024 em Paris.
Cada aluno teve primeiro de pesquisar as informações que a página da modalidade que lhe foi atribuída deveria conter, antes de criar uma apresentação que incluísse o logótipo dos Jogos Olímpicos e o pictograma oficial da modalidade, um texto de apresentação, um vídeo de apresentação, as datas e os locais das competições, bem como informações sobre as provas e os concorrentes.
Uma vez terminado este trabalho preparatório, e utilizando as regras de linguagem HTML e CSS que lhes tinham sido ensinadas, puderam experimentar os prazeres (e as dores de cabeça, como outros diriam) da programação em linguagem pura para criar a sua primeira página Web.
Os resultados deste trabalho estão disponíveis nos links seguintes e pedimos que os avaliem com indulgência, uma vez que se trata de uma primeira tentativa de alunos de 15 anos (nem todos necessariamente apaixonados por informática, aliás!)
![]() |
Trabalhos dos alunos de 10º A |
Trabalhos dos alunos de 10º B | |
Trabalhos dos alunos de 10º C | |
Trabalhos dos alunos de 10º D |
Jogos Internacionais da Juventude
Organizados anualmente desde 2011 pela UNSS (União Nacional do Desporto Escolar) e pela AEFE (Agência para o ensino francês no estrangeiro), por jovens e para jovens, os Jogos Internacionais da Juventude dão aos nossos alunos a oportunidade de se encontrarem com jovens de todo o mundo, em cidades míticas e simbólicas baseadas numa forte identidade: desporto, cultura e património.
Os JIJ 2024 permitirão a 300 estudantes do Ensino Secundário de 27 países, em representação de 52 escolas, participar num magnífico evento que se realizará este ano no início de junho em Atenas (o berço do Olimpismo). O LFIP participará pela primeira vez, enviando uma delegação de alunos. Manter-vos-emos informados.
Futebol
Os fins de semana dão a todos a oportunidade de “recarregar as baterias”, mas desde há 12 anos que as nossas equipas participam regularmente em competições desportivas, para melhorar o tempo livre dos nossos alunos e contribuir para a imagem positiva da nossa escola.
Recentemente, por exemplo, os nossos alunos do 1º e 4º anos jogaram contra a equipa Foot Fanny. No âmbito das competições desportivas escolares, os alunos do 3º e 4º anos, motivados e apaixonados por representar o LFIP, retomaram os seus treinos e já ganharam os seus primeiros jogos. Por fim, 50 alunos do LFIP participaram num torneio em Vila do Conde.
A equipa "LFIP Mães" (composta por mães de alunos), campeã da Liga Inatel em 2023, já ganhou o torneio de abertura da época de 2024: as nossas jogadoras estão prontas e motivadas para defender o seu título. Contam com o apoio de um grande número de famílias que se deslocam regularmente para aplaudir este grupo fantástico.
Para além das vitórias, é o espírito de equipa e a identidade da nossa escola que são sempre apresentados e sistematicamente apreciados, graças aos nossos orgulhosos representantes.