LETTRE D'INFORMATION Nº35 DEZEMBRO 2023
Sumário
Editorial |
|
Na Primária
Também na agenga do LFIP
|
No collège e lycée
Orientação
Outras notícias |
EDITORIAL
O primeiro terço do ano letivo está prestes a terminar e, com ele, o formidável ano do 60º aniversário da nossa escola. |
![]() |
NA ESCOLA PRIMÁRIA
Magusto
Profundamente enraizada na tradição popular portuguesa, esta festa, que também está associada à lenda de São Martinho, representa um grande momento para os alunos do Jardim de Infância do LFIP. Reunidos à volta das brasas (mantendo uma distância segura!), os nossos jovens alunos esperaram impacientemente que as castanhas acabassem de assar para, finalmente, as poderem saborear. Esta é apenas uma das muitas memórias de infância que guardarão do tempo passado no LFIP.
A “Grande Lessive”
Para evitar a descoloração causada pela chuva intensa, o estendal da nossa “grande lessive” de outono foi adiado até ao final do período de chuvas intensas em novembro. Esta exposição tornou-se ainda mais bonita.
Muitos parabéns a todos os nossos pequenos artistas!
No 1º ano as aprendizagens estão ao rubro
Foi um período particularmente ativo para os nossos alunos do 1º ano.
Para além do programa escolar clássico, foi-lhes proposto um vasto leque de atividades, incluindo um programa desportivo especial no âmbito da Semana dos Liceus Franceses no Mundo, uma coreografia coletiva da "Dança dos Pinguins", uma Corrida à Volta do Mundo, robótica para desenvolver as suas capacidades de programação, uma visita à exposição de obras dos artistas Miró e Calder... sem esquecer a grande festa: a Noite dos Duendes.
Uma agenda tão preenchida quanto emocionante!
Noite dos Duendes
Todos os anos, os nossos alunos do 1º ano fazem uma contagem decrescente para a misteriosa Noite dos Duendes. Para além de ser uma recordação que lhes ficará para sempre na memória, é uma oportunidade para muitos deles viverem a sua primeira noite fora de casa, num local que conhecem de dia, mas fora do casulo familiar e, sobretudo, com os seus amigos!
Mais uma vez este ano, os nossos pequenos duendes passaram uma noite fabulosa a preparar objetos para o Pai Natal, antes de participarem na festa da véspera de Natal, acompanhados pelos seus professores, para, finalmente, descansarem depois do longo dia.
De manhã cedo, pais e filhos reencontraram-se alegremente para partilhar um outro momento único: o de acordar e partilhar o pequeno-almoço na escola!
Arqueologia – 4º ano
Um arqueólogo interveio junto dos alunos do 4º ano para explicar as noções básicas de arqueologia, consagrada ao estudo dos vestígios para reconstruir a história da humanidade.
Ao contrário de Indiana Jones, o objetivo não é encontrar tesouros ou dinossauros, como fazem os paleontólogos.
Estes profissionais são autorizados pelo Estado a efetuar as suas escavações. Baseiam as suas pesquisas em obras de referência, mapas e fotografias aéreas.
Os vestígios, na sua maioria subterrâneos (embora também haja escavações subaquáticas ou em blocos de gelo), são, depois, metodicamente numerados, limpos e catalogados antes de serem analisados em laboratório.
Desafio científico
Trabalhando em grupos de quatro, os alunos do 4º ano, turma C, empenharam-se muito nesta experiência, utilizando o seu talento para construir pequenos "barcos" com diversos materiais, tais como palhinhas, plasticina, rolhas, folha de alumínio, clipes, paus de gelado, quadrados de espuma (EVA), pedaços de esponja, elásticos, etc.
O desafio consistia em fazer flutuar o maior número possível de berlindes nos "barcos": o nosso grupo de "engenheiros em início de carreira" mais bem-sucedido conseguiu um total de 12 berlindes!
Visita ao museu "Centro de Memória" de Vila do Conde
Na quinta-feira, 14 de dezembro de 2023, os alunos do 4º ano, das turmas C e D, visitaram o museu “Centro de Memória” de Vila do Conde, mergulhando, assim, na Idade do Bronze.
Depois de um piquenique, visitaram a localidade de Bagunte. A subida às ruínas é árdua, mas oferece um panorama magnífico. Uma vez lá, os alunos foram transformados em romanos para uma reconstituição de batalha com os habitantes da cidade, os Gallaeci.
No final, a turma D cedeu diante de um maior número de soldados romanos, pois estes últimos tinham mais dois alunos!
O dia terminou com uma visita guiada ao local, durante a qual foi possível observar a diversidade arquitetónica, entre casas redondas e quadradas, ilustrando a influência da ocupação romana na zona.
Interação com professores estagiários
As características da nossa escola primária (nomeadamente em termos de ambiente, de população escolar e de percursos de formação para as carreiras docentes) fazem com que o nosso espaço seja também um local ideal para os estudantes de França realizarem os seus estágios como professores. É o caso de Clémence, atualmente a realizar o estágio junto dos alunos de 5º ano.
No âmbito das suas observações e do trabalho com a respetiva professora orientadora, propôs uma aula de música e de canto aos alunos da turma. Utilizando a canção “À la faveur de l'automne” (de Tété), que interpretou ao som da guitarra, propôs uma reflexão sobre os elementos distintivos da estação outonal (chuva, vento, folhas mortas e até esquilos).
Depois, enriqueceu a experiência, dando aos alunos instrumentos (flauta, pandeireta, maracas, pau de chuva.... ) com os quais puderam reinterpretar a canção, acrescentando sons leves, de uma forma criativa, lúdica e sensorial.
NO COLLÈGE/LYCÉE
Campeonato de Jogos Matemáticos
Com o objetivo de participar no 17º Campeonato Nacional dos Jogos Matemáticos, que se realizará na Universidade de Aveiro no dia 14 de março de 2024 (Dia Mundial do Pi).
Os alunos voluntários de 7º e 10º anos treinam todas as terças-feiras no intervalo do almoço.
Palco Aberto
Os adultos e os alunos do LFIP estão sempre a fervilhar de ideias e de iniciativas. Este ano, pela primeira vez, durante os intervalos de almoço da semana que antecede cada período de férias, o Serviço de Vida Escolar oferece aos alunos a possibilidade de mostrarem os seus talentos como músicos, cantores e acrobatas.
Sob os holofotes do "Palco Aberto" do anfiteatro do LFIP, nascerão, sem dúvida, futuros artistas!
Intercâmbio com o Lycée Jules Guesde de Montpellier
Realizar um intercâmbio escolar permite aos alunos envolvidos desafiar os limites pessoais e possibilita uma compreensão mais profunda das próprias habilidades, interesses e valores. Por outro lado, estabelecer contactos e amizades com estudantes que vivem outras realidades estimula a capacidade de compreender diferentes culturas e ambientes, que, como sabemos, é uma mais-valia importante no mundo globalizado em que vivemos.
Sempre dispostos a agarrar novos desafios e conscientes destas vantagens, os alunos de 11º ano, no âmbito das aulas de Língua e Literatura Portuguesas, deram início, no dia 15 de dezembro, a um projeto de intercâmbio com alunos do mesmo nível de ensino, que estudam português no Lycée Jules Guesde de Montpellier.
Neste primeiro “encontro”, que decorreu por videoconferência, os alunos dos dois estabelecimentos tiveram oportunidade de se conhecer um pouco e falar dos respetivos projetos para o futuro. A troca de impressões decorreu sempre na língua de Camões, de forma amistosa e cordial.
Este primeiro encontro foi um sucesso! Mal terminou, os alunos já estavam a preparar os próximos encontros!
ORIENTAÇÃO
Vamos falar sobre Orientação
Durante este período, foram propostas aos alunos duas sessões sobre os estudos de engenharia em França e em Portugal, e a Escola UniLaSalle fez uma apresentação sobre os seus cursos, a profissão de engenheiro e as suas diferentes áreas de estudo.
O evento terminou com uma sessão sobre os estudos de economia/gestão e outra sobre o direito (com a participação de uma antiga aluna).
Salão virtual de Orientação
Durante a segunda semana de dezembro, o Gabinete dos Alunos da AEFE, com o apoio da plataforma AGORA Monde, organizou a quarta Feira Virtual de Orientação.
Cerca de cinquenta visitas virtuais de stands de estabelecimentos de Ensino Superior e de conferências sobre a orientação profissional e a vida estudantil, bem como troca de impressões com os intervenientes, permitiram aos alunos do Ensino Secundário da rede AEFE, inscritos na plataforma e que desejam prosseguir os seus estudos superiores em França, obter informações fundamentais sem terem de se deslocar.
Visita ao BNP Paribas
No final de novembro, no âmbito do “Parcours Avenir”, dez alunos de 9º e 10º anos visitaram as instalações do BNP Paribas, no Porto, e percorreram cinco dos seus departamentos. Descobriram a diversidade das profissões do sector bancário e financeiro e tiveram oportunidade de ouvir vários testemunhos de profissionais, nomeadamente nas áreas da cibersegurança, da gestão e dos recursos humanos.
Esta visita a uma empresa complementa os estágios realizados pelos nossos alunos do 8º ano e continua a ajudá-los a construir o respetivo projeto profissional.
TAMBÉM NA AGENDA DO LFIP
O Bem-estar no LFIP
Dia NAH (Não ao Assédio)
Durante este dia, os membros do CVCL (Conseil de Vie Collégienne et Lycéenne) publicaram o videoclipe “Invisibles”, que eles próprios fizeram, sobre o tema das crianças isoladas no ambiente escolar, e que também serviu de base para discussões com os alunos.
Os Embaixadores NAH também distribuíram um crachá autocolante a todos os alunos e adultos, para reforçar a prevenção de situações de assédio.
Além disso, a turma do 6º B cantou a música de Soprano intitulada “Fragile”, para os alunos da Primária.
Por fim, nas reuniões de várias instâncias do LFIF (Conselho de Estabelecimento, Conselho Escolar, Comitê de Educação para a Saúde, Cidadania e Meio Ambiente) foi formalizado e apresentado o Protocolo Não ao Assédio.
Dia internacional dos direitos da criança
(também dia da Missão Pijama)
No âmbito da articulação Primária/Collège, o Conselheiro Principal de Educação (CPE) e uma aluna do 12º ano intervieram na quarta-feira, 22 de novembro, junto dos alunos do 5º ano para lhes apresentarem a Convenção Internacional dos Direitos da Criança (CIDC). Aproveitaram, ainda, para dar a conhecer o empenho dos nossos alunos para que os direitos sejam respeitados.
A Mariana apresentou o projeto “EarlyBird”, através do qual ela participou da construção de uma escola num país do continente africano. O CPE, Paulo Carvalho, apresentou os trabalhos da CIDC, no âmbito do direito a uma escolaridade sem assédio.
Compromisso solidário
Dia do Pijama
Todos os anos, os alunos do LFIP, desde os mais pequenos até aos mais velhos, participam no dia “Missão Pijama”, uma ação de solidariedade que este ano angariou 2.200 euros para a associação “Mundo de vida”.
Para além de virem de pijama, os alunos do Jardim de Infância aprenderam o hino da Missão Pijama “Ninguém Vai Ficar de Fora” (canção inédita, composta por Pedro Abrunhosa) e a coreografia da dança “Coitado do Robô.
"Natal solidário" no lar de idosos "Irmãzinhas dos pobres"
No âmbito do projeto "Natal solidário", os alunos do 2º ano foram ao lar de idosos "Irmãzinhas dos pobres", para entregar presentes aos idosos e levar-lhes um pouco de luz nesta quadra festiva...
As corridas solidárias do LFIPO desporto ao serviço da solidariedadeAs corridas solidárias do LFIP, após vários adiamentos devido às condições meteorológicas, tiveram finalmente lugar no final de novembro, dando início à Semana dos Liceus Franceses do Mundo, cujo tema é o Olimpismo e os seus valores. Paralelamente, graças a uma logística bem organizada, os alunos do “Collège/Lycée” realizaram a sua corrida nas instalações do CDUP (contornando o campo de rugby, a pista de atletismo, o campo de futebol e os campos de ténis), tendo percorrido uma distância de mais de 1800 metros, no caso dos alunos de 6º e 7º anos, e 3600 metros os mais velhos. Para além de ser um evento desportivo, todos os anos, a comunidade LFIP aproveita a oportunidade para mostrar a sua solidariedade, tendo angariando 1.000 euros para a associação REFOOD Foz do Douro, para que esta possa adquirir géneros alimentares que lhe permitam cumprir a sua missão, sobretudo com a aproximação do inverno. No que diz respeito à solidariedade destes alunos mais velhos, esta materializa-se de forma ainda mais evidente, uma vez que, desde há vários anos, alguns dos nossos alunos do Ensino Secundário ajudam a distribuir refeições, às sextas-feiras e sábados à noite, constituídas por alimentos recolhidos em vários restaurantes da cidade do Porto.. |
|
Semana dos Liceus Franceses do Mundo - SLFM
« Aprender, comprometer-se, desenvolver-se: o desporto para todos»
Durante a Semana dos Liceus Franceses do Mundo que decorreu no final de novembro, o precioso lema dos Jogos Olímpicos "Mais rápido, mais alto, mais forte - juntos" assumiu todo o seu significado para os alunos do LFIP.
Entre lançamento de pesos, ténis de mesa, futebol e atletismo (5º ano), escalada (3º ano), uma visita ao mítico Estádio do Dragão (casa do FC Porto) e ao seu museu (2º ano), uma coreografia coletiva intitulada "Dança dos Pinguins" (1º ano), e outras atividades menos físicas e mais académicas, toda a escola participou no evento, gerando uma dinâmica coletiva que reflete o espírito dos alunos do LFIP!
Nas aulas de Artes, partindo do estudo das cores primárias e secundárias, bem como da técnica de ilustração de uma rosácea na arte islâmica, em ligação com os conhecidos "Azulejos", os alunos do 7º ano criaram um projeto individual tendo como referência os anéis olímpicos. Criaram cinco círculos de tamanho idêntico para criar uma ligação simbiótica entre cinco identidades diferentes, em referência aos cinco continentes.
Na aula de Tecnologia, os nossos alunos do 10º ano construíram páginas Web para apresentar as diferentes modalidades paraolímpicas.
Futebol/ APALFIP: Prémio de mérito
Para além das vitórias, a comunidade desportiva do LFIP também faz a diferença graças aos seus valores, e aqui está a prova disso mesmo, mais uma vez!
Como certamente sabe, se lê regularmente o nosso boletim informativo, a Equipa de Futebol das Mães do LFIP (extensão desportiva da Associação de Pais do LFIP - APALFIP) confirmou os excelentes resultados da época 2022-2023, ao sagrar-se campeã regional e nacional de futsal, em Lisboa, no mês de julho.
Muito impressionados com a qualidade e desportivismo da equipa, mas também com o empenho de toda a comunidade LFIP durante a época, os responsáveis da INATEL decidiram entregar-lhe o Prémio de Mérito* durante a Gala da Fundação INATEL (dia 21 de novembro, em Lisboa) pelo seu papel no desporto feminino em Portugal.
* Os Prémios de Mérito INATEL distinguem pessoas e organizações que desenvolvem atividades quotidianas nos domínios da cultura, do desporto, do turismo, da sustentabilidade e da economia social.
Atividade extraescolar
De 24 de novembro de 2023 a 12 de janeiro de 2024, o LFIP abre as portas das suas atividades extraescolares aos pais, para que possam conhecer os responsáveis, saberem como funcionam as atividades e, por vezes, até poderão participar com os seus filhos!
Durante a “Code Week 2023” (organizada pelo TRALALERE e pelo Amazon Future Engineer), os alunos do ateliê "Python” (Collège/Lycée) participaram no concurso de programação Citizen Code, tendo ficado em 6º lugar. Parabéns a todos!
O ateliê "Bricolage Artística", que recebeu o nome do artista austríaco Hundertwasser, deu aos nossos jovens talentosos a oportunidade de explorar a casa surrealista, onde os limites já não existem.
A tradição é uma coisa boa!
O Pai Natal só aparece uma vez por ano, mas nunca se esquece de visitar os alunos do LFIP, como aconteceu recentemente.
Como habitualmente, distribuiu doces aos mais pequenos e aos mais crescidos e fez um belo espetáculo para os alunos do Jardim de Infância!
![]() |