LETTRE D'INFORMATION Nº32 - AVRIL 2023
Sumário
ÉditorialNa escola primária
No collège e lycée
|
|
Éditorial
Como é habitual, o ano letivo está a passar rapidamente e já estamos no início do último período. Os primeiros exames, concursos, torneios e finais de várias competições já estão a decorrer. Para alguns dos nossos alunos, será em breve o fim de um período de 15 anos na sua segunda família, o LFIP. Mas estamos certos de que a história com a escola da sua infância não terminará aí e que iniciarão com ela uma nova história, desta vez como antigos alunos.
Após vários meses em obras, o LFIP reabriu a sua entrada principal ao público. Ainda faltam algumas semanas até que todos os trabalhos estejam concluídos!
Para já, estamos a preparar ativamente o “Dia Portas Abertas”, que se realizará no sábado, 27 de maio de 2023. Este ano terá como tema o 60º aniversário do nosso estabelecimento. Reserve agora esta data para passar um excelente dia na escola dos seus filhos e descobrir, num ambiente agradável, toda a nossa oferta educativa e atividades extracurriculares!
Na Escola Primária
A receção faz-se na biblioteca infantil
Não há nada como começar o dia a partilhar algum tempo com aqueles que amamos: desde o início de abril, a receção matinal para os alunos da Petite Section (3 anos) faz-se na biblioteca infantil.
Assim, os pais que quiserem poderão ficar um pouco mais de tempo com os filhos, lendo-lhes uma história, para começar com tranquilidade e serenidade um dia de escola … ou de trabalho.
Fala-me sobre o aquecimento global
Irina, mãe de uma aluna e climatologista do CIIMAR (que já vos apresentámos em edições anteriores), continua, com muito entusiasmo, a realizar as suas intervenções junto dos nossos alunos.
Desta vez, voltou para apresentar a sua missão na Antártida aos alunos do 1º ano e falou sobre as dificuldades que lá encontrou e as consequências do aquecimento global no nosso planeta...
Visita ao Planeta Cork
Os alunos do 1º ano visitaram o Museu da Cortiça no Porto. Graças a uma visita educativa e interativa, que lhes permitiu acompanhar toda a cadeia de produção, puderam fazer a ligação entre a árvore - o sobreiro - observado na natureza, e as rolhas de cortiça ou outros acessórios utilizados no comércio e na indústria.
100 dias de aulas
Desde o início do ano letivo, os alunos do 2º ano, turma C, têm vindo a contar diariamente o número de dias passados na escola. Esta é uma oportunidade para eles trabalharem a numeração, a transição para as dezenas e, finalmente, para as famosas centenas!
Na terça-feira 7 de março, passaram 100 dias desde que iniciaram as aulas como alunos do 2º ano, e eles aproveitaram para celebrar este dia muito especial em torno do número 100...: 100 desafios matemáticos, 100 coisas que nos fazem felizes, 100 escaladas, 100 exercícios desportivos, 100 bolas atiradas através de um aro.
E, claro, as suas belas coleções de 100, que as crianças tinham preparado em casa e expuseram para todos no corredor do 2º ano!
Viagem a Lisboa - alunos do 2º ano
Após a “Noite dos Duendes” no 1º ano, a viagem a Lisboa para os alunos do 2º ano é certamente a segunda grande aventura de uma longa série.
No início de março, após uma emocionante viagem até ao seu destino, as crianças descobriram finalmente o Jardim Zoológico de Lisboa e viram o espetáculo dos golfinhos. Mas o ponto alto da viagem veio mais tarde no Oceanário, quando à noite, depois de assistirem a uma apresentação e de participarem num workshop sobre tubarões, entre o cansaço e a excitação, finalmente se prepararam para passar a noite em frente ao aquário.
Depois de uma noite de descanso, puderam visitar o Oceanário e a exposição temporária "Florestas Submersas", de manhã. Após um passeio de teleférico até ao Parque das Nações, visitaram o Pavilhão do Conhecimento no início da tarde, antes de regressarem ao Porto.
Lago do Lameiro do Parque de Serralves
Os alunos do 3º ano foram à descoberta do lago do Lameiro no Parque do Museu de Serralves.
Trata-se de um ecossistema frágil que esconde uma enorme riqueza de flora e fauna. É o habitat de muitas espécies (salamandras e girinos em particular) e plantas aquáticas que os alunos puderam observar durante este ateliê sobre o tema do ciclo de vida.
Viagem dos alunos de 4º ano
Os alunos deslocaram-se à região de Leiria e começaram por visitar as grutas «da Moeda» e, depois, o Centro de Ciências de Alviela.
Depois de uma noite de descanso em Alcanena, foram transportados até ao século XIV, para o mosteiro da Batalha, durante o reinado de João I. Aí, graças a uma visita guiada por três atores, eles puderam descobrir o património histórico, arquitetónico e artístico do mosteiro. Depois, foram ao museu e ao campo da Batalha de Aljubarrota.
No collège/lycée
Intervenção da Associação “O Sol de Portugal”A Associação Cultural O sol de Portugal, criada em Bordéus há mais de 40 anos por filhos de portugueses, tem como objetivo promover o património cultural português e a interculturalidade, através de várias exposições, conferências, exibições de filmes, etc. Dois membros da associação intervieram junto dos nossos alunos de 8º e 10º anos, para evocar histórias de vida sobre a emigração portuguesa e para dar a entender às novas gerações, através de testemunhos pungentes, a realidade muitas vezes desconhecida do contexto da emigração de portugueses para França... |
![]() |
Azulejos do Porto ao longo da história
Tínhamos anunciado no nosso número de dezembro que os alunos do 7º ano tinham realizado, durante o Outono, uma visita para descobrir os azulejos feitos no Porto, durante diferentes períodos da história da cidade (românico, gótico e barroco, séculos XIX, XX e XXI) e instalados em locais tão variados como igrejas, estações de comboio, lojas, casas ou elementos de sinalização.
Esta visita fez parte de um projeto transversal mais complexo que mobilizou as disciplinas de Artes Plásticas, História-Geografia e Matemática durante todo o Inverno.
Em primeiro lugar, os alunos tiveram de realizar uma análise histórica e artística, incorporando hipóteses de interpretação histórica ou geográfica, enquanto desenvolviam o seu espírito crítico.
Numa segunda fase, nas aulas de Matemática cada aluno criou o seu próprio azulejo no papel, enquanto abordavam o tema da simetria.
Finalmente, depois de refletir sobre as fases de produção e de antecipar possíveis constrangimentos, as aulas de Artes Plásticas permitiram-lhes reproduzir em argila o azulejo projetado.
Estas belas criações foram, posteriormente, exibidas no âmbito da semana da matemática.
Semana da Matemática
Durante a semana de 13 et 17 de março, a equipa pedagógica propôs aos alunos várias ações e atividades, em total conformidade com os programas oficiais, o que lhes permitiu abordar a matemática de uma forma mais concreta e lúdica:
- Exposições de trabalhos dos alunos: sombras, origami e azulejos criados durante o projeto "azulejos ao longo da história" no 7º ano (cf. o artigo anterior);
- Concursos de Matemática:
- O rally ibérico de matemática para alunos do 10º ano
- Decoração Origami no 2º andar da escola para o dia Pi
- Jogos de Matemática nos 6º e 7º anos
- A corrida aos números, onde participaram todos os alunos do 6º ao 10º ano, inclusive os que estavam em aulas de Educação Física no ginásio.
Fazer parte da rede AEFE
Agora: Uma plataforma com múltiplas funções!
Pertencer à rede de ensino francês no estrangeiro não é apenas uma garantia de educação de qualidade, significa também ter acesso a serviços e ferramentas exclusivas que vão ao encontro das expectativas dos nossos estudantes e das suas famílias.
Se quiser obter mais informações sobre este dispositivo, convidamo-lo a visitar a apresentação da plateforma Agora apresentação da plataforma Agora (não é necessária a criação de conta) e a assistir ao vídeo de apresentação: ADN.
ADN
Como anunciado na nossa edição anterior, o programa de intercâmbio ADN já começou. Graças à experiência arrecadada em vários anos de experiência, conseguimos que alternadamente e de forma contínua, ao longo da segunda metade do ano, os intercâmbios escolares e culturais estejam a decorrer da melhor forma. Os cerca de quarenta estudantes do 10º ano que participam no projeto (20 alunos do LFIP e outros 20 de outros liceus do estrangeiro: Sydney, Bruxelas, Panamá, Turim, Lausanne, Senegal, entre outros) descobrem um novo estabelecimento escolar, durante quatro a seis semanas (por vezes, aproveitando as férias escolares), antes ou depois de receberem o respetivo correspondente.
Para todas as equipas pedagógicas envolvidas a nível mundial, trata-se também de integrar, durante estes dois momentos, o melhor possível os alunos provenientes do estrangeiro, sem perder de vista o apoio aos seus próprios alunos deslocados. Pretende-se, assim, garantir que, no final, apesar destas magníficas experiências,
todos aqueles que participaram adquiram os conhecimentos e validem as competências do programa do 10º ano.
#ADN #AEFE
Viagem a Berlim – alunos de 11º ano
A viagem a Berlim proporcionou aos alunos não só um programa linguístico como também um programa cultural. Para além disso, permitiu que os alunos de 11º ano ficassem a conhecer o programa de 12º ano, nomeadamente o que está relacionado com a Alemanha: a queda do Muro de Berlim, a Guerra Fria, a separação da Alemanha após a Segunda Guerra Mundial, a vida quotidiana dos habitantes sob a ditadura, a organização da polícia secreta da Alemanha de Leste, o STASI, mas também Berlim atual... Tantos assuntos discutidos longamente através de visitas aos monumentos históricos da cidade (o Memorial do Holocausto, o Reichstag (Parlamento) e a sua cúpula, o museu Stasi, o Checkpoint Charlie, o campo de concentração de Sachsenhausen...).
Para além de transmitir conhecimentos essenciais à compreensão de uma sociedade com um modo de vida diferente do seu, esta viagem de quatro dias foi também uma experiência linguística autêntica, permitindo que os alunos falassem alemão.
Viagem a Castela – alunos de 11º ano
Este ano, a viagem a Espanha foi marcada pelo desejo de oferecer aos alunos experiências que satisfizessem a curiosidade de cada um, enquanto praticavam a língua de Cervantes através de uma imersão linguística total:
- Alojados em famílias de acolhimento, os nossos alunos encontravam-se num cenário ideal para intercâmbios, que lhes permitiu viver uma realidade diferente da sua vida quotidiana;
- Graças a um intercâmbio com a escola pública "Padre Juan de Mariana", em Talavera de la Reina, conheceram alunos do Ensino Secundário da sua faixa etária, com quem trocaram informações sobre a sua cidade e a sua escola. Puderam, ainda, assistir a algumas aulas, em espanhol, claro!
O grupo também visitou Madrid, Aranjuez, Talavera e descobriu a história e a cultura através de monumentos, lugares emblemáticos e histórias mais secretas (como a visita ao Museu Adolfo Suárez). Arquitetura e arte foram também reveladas através dos grandes mestres espanhóis do Prado ou artistas de rua contemporâneos. Finalmente, as visitas científicas, tais como a que realizaram à Agência Espacial Europeia, alargaram ainda mais os conhecimentos dos nossos alunos.
Fim de semana intensivo em ParisOs alunos de 12º ano que estudam Humanidade/Filosofia e HGGSP estão em Paris para um fim de semana cultural e político, com visita ao museu, noite de teatro e gravação de |
![]() |
Meia-final do concurso de eloquência
A semifinal do concurso do Clube de Eloquência teve lugar na segunda-feira 20 de março, na presença de um júri constituído por cinco professores e dois alunos.
As atuações de eloquência, desta vez, consistiram em "debates" sobre vários temas.
Oito participantes, agrupados em quatro pares, competiram e quatro foram selecionados para a grande final que terá lugar durante no “Dia Portas Abertas”, no sábado dia 27 de maio.
"Concours Général"
Há mais de dois séculos que o “Concours Général des lycées (et des métiers)” distingue os melhores alunos do Ensino Secundário em cada disciplina. As disciplinas destes concursos estão de acordo com os currículos oficiais, mas o nível dos requisitos e a duração das provas são superiores aos do baccalauréat. Estes prémios são depois atribuídos aos vencedores pelo Ministro da Educação, numa cerimónia na Sorbonne.
Em 2022, 17.543 candidatos participaram no “Concours général des lycées” e foram atribuídos 145 prémios, em 48 disciplinas.
Os liceus franceses no estrangeiro, incluindo o LFIP, apresentam regularmente os seus melhores alunos neste concurso, e aparecem frequentemente nas listas de premiados.
Este ano, o LFIP apresentou 15 candidatos em matemática, físico-química, português e inglês.

Orientation
Estágio de observação – 8º ano
O objetivo deste estágio, que teve lugar no final de março, não era proporcionar aos nossos alunos experiência profissional, mas sim expô-los, pela primeira vez, ao mundo do trabalho, quer esteja ou não relacionado com os seus planos de carreira para o futuro.
Imersos neste novo ambiente, eles observam e descobrem uma empresa, mas também devem aprender a apresentar-se, a falar e a comportar-se corretamente com outros adultos que não são da família nem da escola.
Após estes três dias de observação num ambiente profissional, os nossos alunos do 8º ano têm de escrever um relatório de estágio, evidentemente com um volume e nível correspondentes à sua idade e ao pouco tempo passado na empresa que os acolheu.
Finalmente, pela primeira vez na sua vida (para além das habituais apresentações orais que fazem regularmente desde a infância), terão de fazer uma apresentação individualmente (ou com colegas, se houvesse vários alunos na mesma empresa), perante um júri composto exclusivamente por adultos que eles podem conhecer ou não.
Vamos falar sobre Orientação
Durante este período, realizou-se uma sessão sobre o tema do Ensino Superior na área da saúde (em França e em Portugal) na presença de Benedita Casimiro (finalista em 2022), que aproveitou a oportunidade para explicar as suas escolhas no Parcoursup antes de decidir ingressar no 1º ano de Medicina no Porto. Ana Flores, que está a estudar medicina veterinária no ICBAS, no Porto, também esteve presente. Para além desta apresentação, cinco alunas do LFIP tiveram a oportunidade de visitar a Faculdade de Medicina do Porto, a fim de melhor compreender os desafios relacionados com esta área.
Os estudos de Direito (em França e em Portugal) foram também apresentados, durante o mês de abril, por três antigas alunas do LFIP que estudam atualmente nesta área.
Para os nossos alunos, estes três momentos constituem um marco importante, que lhes deixa sistematicamente, e a longo prazo, as primeiras memórias do mundo profissional.
Mulheres engenheiras
No âmbito do “Parcours Avenir” e do Dia Internacional da Mulher, na quarta-feira 8 de março, cerca de vinte alunas do collège e do lycée que estão a considerar fazer estudos na área das ciências visitaram a fábrica da Airbus Atlantic Portugal, que foi inaugurada em setembro de 2022, em Santo Tirso, e que atualmente produz peças para os modelos A320 e A350…
Para além desta visita impressionante, as nossas alunas receberam também informações que promovem as carreiras científicas entre as mulheres, ao mesmo tempo que descobriram as profissões de mulheres que trabalham na área da engenharia.
Também na agenda do LFIP
Dia internacional dos direitos das mulheres
As manifestações do início do século XX (na Europa e nos EUA), nas quais as mulheres "simplesmente" exigiam melhores condições de trabalho e o direito de voto, levaram à criação do Dia Internacional dos Direitos da Mulher, que começou realmente a ser celebrado em todo o mundo a 8 de março de 1975. Hoje, a defesa dos direitos da mulher tornou-se uma defesa geral da igualdade de género e da evolução dos costumes.
Numa abordagem que visa reforçar e defender os valores da igualdade (raparigas - rapazes, mulheres - homens), o respeito mútuo e sem discriminação ou violência sexista, o Dia Internacional dos Direitos da Mulher foi objeto de ações e apresentações, quer na primária quer no collège/lycée.
Estas ações realizadas no âmbito dos Comités de Educação para a Saúde e Cidadania (CESC) definem ações de sensibilização e formação.
Além disso, estabelecemos intercâmbios com atores do mundo económico, profissional ou associativo para desenvolver projetos educativos em torno destes valores. Assim, a UNICEF interveio junto dos alunos do 8º ano sobre o tema da "Igualdade de género".
“Estafeta à volta do mundo. Terra dos jogos 2024”No dia 14 de março, a 500 dias dos JO de Paris 2024, a organização “Paris 2024” bem como o Ministério da Europa e dos Assuntos Estrangeiros organizaram uma Estafeta desportiva de 24 horas à volta do Mundo que mobilizou o mundo do desporto e o público em geral através das embaixadas das embaixadas: durante 24 horas, as embaixadas participantes permitiram aos franceses no estrangeiro e aos fãs dos Jogos celebrar o lançamento da contagem decrescente para os 500 dias dos Jogos e retransmitir eventos desportivos únicos através das redes sociais aos seus homólogos do fuso horário seguinte. Este evento permitiu que o espírito olímpico viajasse através da rede AEFE, e o LFIP, fiel aos seus compromissos, juntou-se a esta grande celebração para transmitir os valores olímpicos e paraolímpicos, encorajar a atividade desportiva e unir-se em torno do desporto.
#TerredeJeux2024 #Paris2024 #AEFE #francediplo |
|
Orquestra dos Liceus Franceses do Mundo
A orquestra internacional criada em 2015 para os 25 ans de l’AEFE continua a sua aventura musical e entra na sua 9ª temporada.
Dirigida por Adriana Tanus, professora do Lycée français de Madrid, a orquestra é composta por 70 músicos com inegável talento musical, selecionados durante o Outono através de uma audição vidéo.
Estes alunos, do 6º até ao 12º ano e de 32 nacionalidades diferentes, frequentam 41 escolas da rede AEFE, localizadas em 35 países e 41 cidades de todo o mundo!
A orquestra completa reuniu-se em março em Viena (Áustria) para ensaios que culminaram em dois concertos, um no estúdio Molière do lycée français de Vienne e o outro na Rádio Austríaca e na Casa da Música ORF RadioKulturhaus.
Beatriz, aluna do LFIP que frequenta o 9º ano, fez parte do grupo este ano, e esta experiência permitiu que ela e os seus colegas artistas (que ficaram alojados em casa das famílias dos estudantes do Lycée français de Vienne) vivessem momentos excecionais, tendo progredido na sua arte e na prática orquestral.
Dia Mundial da FelicidadeEste dia a initialement foi inicialmente proposto pelo Butão, um país que tem promovido o índice de Felicidade Nacional Bruta em relação ao índice do Produto Interno Bruto (PIB) desde os anos 70. A busca da felicidade e o bem-estar são duas aspirações universais reconhecidas como sendo fundamentais pela ONU em 2012. Correspondem, aliás, aos 17 objetivps de desenvolvimento sustentável para 2023. Embora alguns possam questionar a utilidade destes "dias internacionais", eles são, de facto, uma oportunidade de informar o público sobre temas relacionados com questões importantes, como os direitos fundamentais, o desenvolvimento sustentável ou a saúde. A ONU pretende, assim, todos os anos a 20 de março, convidar os Estados e a sociedade civil mundial a organizar atividades educativas de sensibilização e mobilizar recursos para campanhas de sensibilização. |
Dia da francofonia – Semana dos PoetasPara o Dia da francofonia (20 de março), em plena Semana da primavera dos poetas e por ocasião do 60º aniversário do LFIP, os nossos alunos ofereceram-vos o vídeo "60 anos, 60 poetas", onde nos dizem o que o LFIP significa para eles. |
A Semana Verde
Este evento, que teve lugar de 3 a 6 de abril, uniu mais uma vez toda a escola graças às suas ações variadas e às ementas "Verde - Zero Resíduos" na cantina.
Na escola primária, no âmbito do projeto "ADN Carbono 0", as turmas de 5º ano visitaram o aquário “Aguda".
Todas as turmas assistiram a apresentações sobre temas ambientais, propostas pelos ecodelegados do collège/lycée. As nossas professoras documentalistas também efetuaram leituras temáticas.
No collège/lycée, alunos e adultos foram convidados a participar na operação de limpeza digital, esvaziando os seus espaços digitais de conteúdo inútil. Cada turma começava o dia com o "minuto verde", transmitindo todos os dias um pequeno vídeo temático.
Ao mesmo tempo, foram propostas atividades por nível:
- Os alunos de 6º ano participaram em leituras temáticas na biblioteca e fizeram códigos QR, para referenciar a biodiversidade das plantas no LFIP. As Brigadas Verdes intervieram durante os intervalos para sensibilizar os alunos para a separação dos resíduos.
- No 7º ano, a operação "Limpar a minha praia" foi levada a cabo em colaboração com a Câmara Municipal do Porto. A operação "Limpar o meu rio" terá lugar em maio.
- Os alunos do 8º ano interpretaram a canção "Eco-Código" durante a hora de almoço.
- Os alunos do 9º ano participaram numa conferência, proferida pela climatologista Irina GORODETSKAYA, sobre as alterações climáticas na Antártida.
- No Ensino Secundário, os alunos de 10º ano fizeram pequenos vídeos em formato Tik Tok sobre a "limpeza digital", enquanto os alunos de 11º ano expuseram o seu trabalho subordinado ao tema "energia".
Em poucas palavras…
Alunos desportistas
Durante o mês de março, a Leonor, aluna do 7º ano, ganhou a medalha de ouro na esgrima, no open de Chambéry, e os nossos jovens alunos de Judo AES representaram, com grande dignidade, o LFIP no Torneio de Samurais.
Ao mesmo tempo, três alunos do 6º ano representaram o LFIP no campeonato nacional de jogos matemáticos em Aveiro.
LFIP’S GOT TALENT !!!
Futebol : Esforços e vitórias
Tanto no “Torneio Lendas” como nas Jornadas de Desporto Escolar, as nossas equipas de futebol conseguiram muitas vitórias nas competições em que participam, sempre com fair play.
Enquanto os pais continuam a treinar com um espírito animado, as mães, igualmente bem preparadas, alcançaram a 1ª vitória no Torneio Liga Futsal Feminino, que teve início na região do Porto. Esperamos vê-las na final em Lisboa!
O seu entusiasmo e simpatia são o denominador comum das equipas do LFIP!
5º Torneio Serge Leblanc – domingo, 4 de junho de 2023A primeira edição deste evento, criado em 2017, foi um momento de grande convívio para a grande família do LFIP. Era, pois, óbvio que todos gostariam que ele fosse renovado. Assim, na edição anterior, participaram mais de 200 pessoas. |
![]() |