LETTRE D'INFORMATION Nº28 - JUNHO 2022
Sumário
Editorial: É a vida!Aprendizagens transversais
É a época das viagens (cont.)
|
Orientação
Expressão artística
Diversos |
Editorial: É a vida!
A última página do livro do ano letivo 2021-2022, que felizmente viu o regresso à “normalidade”, fecha-se hoje.
Cerca de 80 alunos, que acompanhamos, alguns deles desde os 3 anos de idade, deixa-nos após terem terminado o seu percurso escolar no LFIP. Entretanto, iniciarão novas aventuras que os verão entrar na vida adulta.
E, daqui por algumas semanas, um novo ciclo começará. Teremos, então, mais uma vez, neste ciclo perpétuo, que acolher e integrar os recém-chegados e apoiar todos os nossos alunos no seu despertar para o conhecimento.
Mas, por agora, desejamos a todos umas excelentes férias.
Até breve!
Aprendizagens transversais
Conhecer a sua cidade em 2º ano
No âmbito do projeto “Eu conheço a minha cidade”, os alunos do 2º ano, turmas A e B, tiveram oportunidade de visitar a Câmara Municipal do Porto.
E fez-se luz!
Os alunos do 2º ano deslocaram-se aos laboratórios dos “grandes” para realizarem experiências em eletricidade, sobre os circuitos em série e em derivação.
Ciências com um professor de Biologia (SVT⃰ ) – alunos do 4º ano
Após terem refletido sobre os diferentes meios e seres vivos do Parque da Cidade, os alunos do 4º ano desenharam plantas de três meios que existem no jardim do LFIP (incluindo o lago com os seus girinos e rãs). Com a ajuda de instrumentos apropriados (termómetro e luxímetro) mediram a temperatura e luminosidade
Compreenderam as noções de fauna e flora e, para os seres não vivos, as componentes minerais e as construções humanas.
Ao estudarem mais de perto a água do fundo do lago, os alunos descobriram algas, insetos e larvas. Depois de revelarem muita coragem para os capturar, tiraram fotografias, usando uma lente macro de seres vivos aéreos e aquáticos. Finalmente, cada aluno desenhou um à sua escolha.
Esta atividade prática, realizada no exterior, agradou muito aos alunos.
⃰⃰⃰⃰⃰⃰*SVT: Ciências da Vida e da Terra
Passeio pelo Porto medieval – alunos do 4º ano
Os alunos do CM1 descobriram os vestígios do Porto medieval graças a uma caça ao tesouro muito completa, preparada pelos respetivos professores.
Após este passeio emocionante, a Sé do Porto, as ruas estreitas, as fontes, os restos das muralhas (primitivas ou "fernandinas"), as fachadas e as divisas não têm mais segredos para eles!
Visita dos alunos do 5º ano ao Museu do Holocausto do Porto
No âmbito do programa de História, os alunos do 5º ano visitaram o recém-inaugurado Museu do Holocausto do Porto (MHP) que tem como objetivo nunca esquecer o Holocausto, apresentando documentos e objetos deixados pelos refugiados na Sinagoga do Porto, durante a Segunda Guerra Mundial.
Este espaço é supervisionado por membros da comunidade judaica do Porto e insere-se numa estratégia pedagógica de combate ao antissemitismo.
8ª Edição do Concurso MasterSabor
Associando trabalho escolar e gastronomia, os alunos do 8º ano que estudam espanhol confecionaram receitas hispânicas em meados de junho. Diante deles, um júri, muito feliz por ter oportunidade de provar algumas iguarias, teve a missão de avaliar a fluência na expressão oral dos candidatos, enquanto falavam para evocarem as etapas de confeção e as características dos pratos apresentados.
Além das tradicionais Tortilhas de patatas e Gaspacho, foram apresentadas outras receitas tradicionais como Migas, Paella, Nachos, Tacos e Burritos, receitas salgadas, e Tarta de Santiago, Crema Catalana, Turron para o doce, misturando originalidade e sabores.
Muitos parabéns aos candidatos, pela motivação e empenho demonstrados na conceção deste projeto, bem como aos membros do júri pelo empenho, mas sobretudo um muito obrigado aos pais, que disponibilizaram a sua cozinha (sem eles este concurso não teria acontecido).
Formação para os primeiros socorros e gestos que salvam – alunos do 10º ano
O desenvolvimento de uma cultura de segurança passa pela sensibilização e formação dos alunos, pela iniciação aos primeiros socorros e gestos que podem salvar.
Assim, na Primária, os alunos aprendem a noção de “prestar socorro”, no “collège”, são sensibilizados para os gestos que podem salvar, a fim de adquirirem os primeiros gestos de emergência enquanto aguardam por socorro. Por outro lado, tomam conhecimento das primeiras noções de “prevenção e socorro cívicos”. No Secundário, continuam a formação que lhes ensina técnicas de salvamento.
No início do mês de junho, os alunos de 10º ano tiveram uma formação com a nossa enfermeira, durante duas horas, que os preparou para as técnicas de primeiros socorros.
É a época das saídas e viagens (cont.)
Um dia na “Quinta da Eira” – alunos do 1º ano
Em meados de junho, os alunos do 1º ano aproveitaram um merecido passeio escolar de final de ano repleto de atividades que lhes permitiram descobrir alguns aspetos relacionados com a natureza.
Os professores levaram-nos à Quinta da Eira (Penafiel), uma quinta educativa que permite às crianças, através de atividades lúdicas, tomarem consciência de que, por exemplo, o leite não aparece em pacotes por magia, e que o peixe em posta não nada no mar.
Semearam hortaliças na horta biológica, construíram um espantalho para proteger as suas sementes, fizeram um saquinho cheio de ervas aromáticas para perfumar o quarto; visitaram a quinta e alimentaram alguns dos seus moradores (ovelhas, cabras, vacas, coelhos, galinhas, patos…); por fim, decoraram um vaso e aí plantaram, com o maior cuidado, o que, com o passar dos anos, deverá tornar-se uma árvore.
Viagem dos alunos de 5º ano a Ribeira da Pena
Os alunos do 5º ano, prestes a ingressarem no collège, apesar do tempo algo incerto, aproveitaram bem a estadia em Ribeira de Pena.Depois de uma manhã dedicada à visita ao museu escola, à casa onde viveu Camilo Castelo Branco, e a um passeio pelas margens do Tâmega, com ritmo acelerado, puderam divertir-se e viver emoções no Parque da Penaventura.
Assim, entre muitas outras atividades, Fantasticable, Alpine coaster e Quick Flight, foram certamente as que geraram mais adrenalina.
Back to England *
Os alunos do 10º ano (grupo da Secção Europeia) realizaram uma viagem a Inglaterra.
Eles tiveram oportunidade de visitar Liverpool, o Tate (museu de artes modernas) e os lugares emblemáticos por onde passaram os Beatles; em Manchester, o Museu da Marinha e da Escravidão; e em Chester, a cidade velha, o Museu Nacional do Futebol e o Museu da Ciência e Indústria: puderam aprofundar o seu conhecimento histórico, social, cultural e artístico deste território localizado do outro lado do Canal.
Apesar de ter sido um pouco perturbada pela greve dos trens, a viagem entre essas três cidades permitiu-lhes uma mudança de cenário que os deixou maravilhados.
*Back to England: De volta a Inglaterra
Ich bin ein Berliner*
Para esta (certamente) primeira viagem à Alemanha, os alunos do 11º ano (que estudam alemão) descobriram os principais locais emblemáticos da cidade de Berlim.
Durante as visitas ao Reichstag, Holocaust Mahnmal, Alexanderplatz, Stasi-Museum, East Side Gallery, Checkpoint Charlie, tiveram oportunidade de abordar temas relacionados com a vida durante a Guerra Fria e a transformação da cidade após a reunificação.
Ao mesmo tempo, eles puderam consolidar as suas competências linguísticas, falando alemão com as famílias anfitriãs, o que também lhes permitiu descobrir hábitos culturais alemães.
⃰Ich bin ein Berlin =(Sou um berlinense)
Orientação
Estágio dos alunos de 10º ano
O estágio proposto aos alunos de 10º ano tem um simbolismo particular por duas razões. Devido à pandemia, quando estavam no 8º ano, há dois anos, não puderam realizar o estágio de observação previsto no âmbito do “Parcours Avenir”. Por outro lado, estes alunos que estão agora no 10º ano foram os primeiros a realizar este projeto (exatamente pela mesma razão!), pois teve de ser adiado durante dois anos.
Para estes alunos, este estágio teve um duplo objetivo: ter uma primeira experiência de imersão no mundo profissional e, tendo em conta a sua idade e o seu nível, permitir-lhes continuar a construção do seu projeto de orientação, fornecendo informação sobre várias áreas e profissões.
Os alunos redigiram um relatório de estágio que foi posteriormente apresentado, durante meio-dia de partilha de experiências e de reflexão sobre a construção dos projetos de orientação de cada um.
Cerimónia dos alunos finalistas
Depois de, para muitos deles, terem passado 15 anos no LFIP, é sempre com muita emoção que toda a comunidade educativa acompanha os alunos finalistas neste evento de entrega de diplomas.
Mais uma vez este ano, após excelentes resultados, a cerimónia de entrega de diplomas de “Baccalauréat” foi o culminar de um longo caminho repleto de peripécias, pois estes alunos viveram os anos do Ensino Secundário sob a ameaça da Covid. Finalmente, pudemos regressar e, com emoção, recordar algumas memórias. Muitos pais derramaram algumas lágrimas, percebendo, naquele dia, que seu educando agora é um adulto..
Muita emoção neste último dia de aulas dos alunos de 12º ano, antes de realizarem os exames...
Tomar conhecimento dos resultados do BAC é um momento inesquecível!!!
Todos os alunos obtiveram o diploma, sendo que 95% dos estudantes obtiveram uma menção.
Aproveitamos para felicitar os nossos alunos que concluíram o 12º ano em junho de 2022!!
Expressão artística
Teatro sensorial para os alunos de Petite Section (3 anos)
Os alunos de PS (3 anos) assistiram a um espetáculo subordinado ao tema do mar. Baseado no conceito Snoezelen, visa estimular os cinco sentidos dos alunos para uma experiência sensorial de relaxamento e prazer.
Representação teatral – alunos 3º ano
É sempre agradável assistir a espetáculos de teatro, seja como espectador ou participar neles como ator.
Os alunos do 3º ano ensaiaram durante muito tempo para poderem apresentar aos pais alguns sketchs, cujos textos fazem parte do repertório da literatura clássica francesa.
Visita dos alunos de 10º ano à exposição imersiva Frida Kahlo
A figura de Frida Kahlo continua a ser uma figura embelemática na sociedade moderna. A sua vida, o seu espírito rebelde e o seu talento inspiram mulheres de todas as idades como uma figura feminina de personalidade forte, única e à frente do seu tempo.
Esta biografia imersiva de Frida Kahlo é apresentada sem as reproduções de suas pinturas, a fim de dar total amplitude à sua experiência de vida.
A experiência é dividida em duas partes distintas compostas por fotografias históricas e filmes originais. Na primeira, o visitante percorre várias instalações de arte, vivencia a realidade virtual e cria um modelo personalizado de Frida. Em seguida, mergulha num espetáculo audiovisual a 360º, que apresenta os momentos únicos do percurso pessoal da artista.
O grupo de teatro do LFIP voltou ao trabalho
Após dois anos de interrupção, o ateliê teatro collège-lycée retomou as suas atividades. Os nossos jovens atores apresentaram, no anfiteatro, perante os colegas, os resultados das suas reflexões e ensaios.
O primeiro grupo misturou cenas clássicas e cenas de criações originais para apresentar uma peça que transformou o liceu num hospital. A segunda equipa misturou excertos das peças “Procès du Loup” e “Inspecteur Toutou” com cenas que os próprios alunos redigiram.
O público estudantil ficou entusiasmado com as apresentações, o que certamente fará com que alguns queiram juntar-se ao grupo no próximo ano. O objetivo será, então, abrir os espetáculos ao público adulto, nomeadamente aos pais dos alunos.
Diversos
Tudo termina sempre com uma canção
Os alunos da Primária dedicaram esta bela canção ao diretor Olivier Briet, para o homenagear, neste momento em que cessa funções no LFIP.. | Os alunos fizeram uma bonita homenagem à Dona Rosa, que se aposenta no final deste ano letivo. |
Adeus, Senhores Diretores! Votos de muito sucesso! |
Certificado EFE3DDe forma a promover os esforços das escolas que assumiram o compromisso de contribuir para o desenvolvimento sustentável, a AEFE criou o seu próprio certificado EFE3D (semelhante ao certificado nacional validado pelas academias), especialmente destinada aos estabelecimentos da sua rede.
|
2ª campanha solidária de recolha de bens a favor da UcrâniaUm muito obrigado a todos os que participaram na campanha solidária, realizada no final de junho, a favor do povo da Ucrânia. Um bem-haja também aos alunos do 11º ano que vieram ajudar a Associação dos Ucranianos do Porto!
|
Os alunos das AES deram show…
…recital de piano para os pais
Os pais dos alunos do grupo de piano foram convidados a assistir a um mini recital de fim de ano, onde puderam apreciar o progresso dos seus filhos.
…na televisão
No final de junho, os alunos que participam na atividade “We dance” atuaram em direto na RTP, durante o programa “Praça da Alegria”.
A equipa de futebol do LFP teve um final de temporada de tirar o fôlego
Para os membros da nossa equipa de futebol, o dia 5 de junho foi marcado por dois magníficos eventos que ficarão para sempre gravados na memória.
Por um lado, a realização da quarta edição do Torneio Serge Leblanc (no complexo Vaz Sete em Matosinhos/Perafita). Esta grande festa amigável e familiar que caracteriza o nosso estabelecimento estava esgotada há várias semanas. Além do torneio de futebol, outras atividades para jovens e idosos (dança, pintura, jogos tradicionais) permitiram que todos se divertissem. Para além disso, ajudados pelo patrocínio da SPORT ZONE, têm sido realizadas várias ações de solidariedade em benefício de várias crianças que praticam desporto e que precisam da nossa ajuda.
Por outro lado, após a vitória no Torneio das Lendas, os nossos atletas tiveram a oportunidade de jogar no Estádio do Dragão, onde mais de 1.500 crianças se reuniram para participar na Dragon Force Champions Cup. Continuando a sua formidável jornada, somaram seis vitórias em 6 jogos, o que obviamente lhes permitiu ganhar a Taça dos Campeões.
A direção do LFIP prestou-lhes homenagem, entregando-lhes a medalha “AD HONORES”.
O LFIP também participou no Torneio Matosinhos Cup, onde estiveram presentes as equipas do Sporting Cube de Portugal, do Famalicão, do Paços de Ferreira, do Leixões, do Feirense e do Leça.