LETTRE D'INFORMATION Nº26 - ABRIL 2022
Sumário
Editorial
Os alunos de 5 anos (GS) em plena ação
Viagem dos alunos do 4º ano à BatalhaOs alunos do Secundário em plena reflexão
Entre Artes e Literatura
|
Orientação
Semana VerdeCidadania
Diversos
|
Éditorial
Continuação da ação E3D
Após dois anos de interrupção, é com grande satisfação que retomamos as nossas atividades e eventos tradicionais. Também já conseguimos retomar a ação “Desenvolvimento Sustentável” (E3D), para dar resposta, na medida do possível, aos 17 objetivos da ONU para salvar o mundo. Esta ação é proposta aos nossos alunos ao longo da sua escolaridade, contribuindo plenamente para a formação cívica. Este número da “Lettre d´information” do LFIP é disso exemplo.
Os alunos dos 5 anos (GS) em plena ação
Na piscina
No âmbito da competência “Agir, compreender e exprimir-se através da atividade física”, a descoberta da piscina em meio escolar tem feito as delícias dos alunos de GS e tem contribuído para desenvolver a capacidade de autonomia e evoluir em novos domínios.
Na “Nova cozinha” musical
Proposto pelo Serviço Educativo da Casa da Música, este ateliê permitiu que os alunos criassem a sua própria experiência musical a partir de objetos culinários usados no dia a dia (pratos, talheres, copos, panelas, etc. …). Ajudados por chefes, os alunos conceberam uma ementa internacional, onde os ritmos e movimentos foram ingredientes indispensáveis. Posteriormente, em casa, poderão reproduzir os pratos para os pais provarem.
Todos iguais e, no entanto, diferentes
Os pequenos riachos fazem grandes rios. No âmbito do programa de GS (3 anos), concretamente no que diz respeito à aprendizagem sobre a diferença e aceitação do outro, os alunos usaram a simbologia do Dia Mundial da Trissomia 21 para participarem na “Operação meias”, usando meias diferentes e, assim, começar com delicadeza a valorizar a diferença e a inclusão.
Viagem dos alunos de 4º ano à Batalha
No primeiro dia, os alunos de 4º ano, turmas A e C, descobriram as salas e as grutas da Moeda em São Mamede. Depois, visitaram as exposições do Centro de Ciências do Alviela, fazendo uma paragem particular para realizar a atividade “Desta água, não beberei”. Assim, puderam tomar consciência de alguns problemas que estão relacionados com a qualidade da água. À noite, como em qualquer viagem que se preze, os alunos tiveram direito a atividades lúdicas (que também tinham caráter pedagógico).
No segundo dia, foram até à Batalha, onde três atores encenaram a visita ao Mosteiro de Santa Maria da Vitória. Por fim, antes do regresso ao Porto, passaram pelo Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota, onde, após terem visitado o museu, tiveram oportunidade de descontrair durante o percurso de orientação no campo de batalha.
Os alunos do Secundário em plena reflexão
Semana da matemática
" A matemática em formas"
A semana da matemática (organizada pelo Ministério da Educação francês, de 7 a 11 de março) visa reforçar a atratividade da matemática junto de todos os alunos dos vários níveis de ensino.
Durante esta semana, a equipa de professores de matemática do LFIP organizou algumas atividades que culminaram na exposição de trabalhos, acessíveis aos alunos da primária (e mais particularmente aos alunos de 2º e 3º ciclos):
- Exposição sobre os trabalhos dos alunos de 6º ano sobre numeração e geometria;
- Exposição "A matemática no dia a dia";
- "Matemática em poesia com as palavras da francofonia ", realizada pelos alunos de 7º ano;
- Banda Desenhada sobre "Mulheres matemáticas", realizada pelos alunos de 10º ano;
- «Dia do Pi», bandeirola a representar o número Pi, instalada no corredor do edifício D.
Jogo-concurso Kangourou da matemática
Este evento cultural e matemático, criado em 2004, figura no programa das ações educativas do Ministério da Educação. Em 2021, participaram 234 200 alunos (primária, 2º e 3º ciclos e secundário) em França e no mundo. Graças ao empenho da nossa Equipa Pedagógica de Matemática, 48 alunos voluntários, de 6º e 7º anos, participaram em meados de março, tendo realizado uma prova individual, com duração de 50 minutos, sem calculadora. Os participantes que obtiverem os melhores resultados ganham presentes e recebem um diploma que atesta a sua participação.
Viagem Cultural a Paris
Primeira viagem pedagógica depois de 2 anos conturbados! Esta visita “breve, mas intensa”, realizada em meados de março, permitiu que os alunos de 12º ano que frequentam a disciplina “Humanidades, Literatura e Filosofia” visitassem, no primeiro dia, a Exposição Marcel Proust, no Museu Carnavalet. À noite, assistiram à representação da peça “A queda” de Albert Camus. No segundo dia, tiveram oportunidade de visitar a exposição “As fronteiras do humano”, patente no Museu do Homem. Depois, passearam por Paris, tendo visitado o Museu Beaubourg.
Assim, de forma agradável, tiveram a possibilidade de estabelecer a ligação com os conceitos estudados no âmbito do programa da disciplina (as expressões da sensibilidade, as metamorfoses do eu, história e violência, o humano e os seus limites, e, por fim, criação, continuidade e ruturas).
Educação para os Media e a Informação
No âmbito das sessões de Educação para os Media, os alunos aprendem a tornar-se cidadãos responsáveis numa sociedade marcada pela multiplicação e aceleração dos fluxos de informação. Desenvolvem o espírito crítico para serem capazes de pesquisar, receber, produzir e difundir informações.
Durante o mês de março, os alunos do 8º ano realizaram trabalhos e reflexões sobre a liberdade de imprensa, essencial se tivermos em conta o que se passa atualmente na Ucrânia e na Rússia ...
Entre Artes e Literatura
Visita de François Place
O autor e ilustrador juvenil François Place esteve, durante três dias, no LFIP, para falar com os alunos sobre a sua obra e explicar as etapas do seu processo de criação.
Interveio junto dos alunos de 5º e 6º anos, almoçou com os participantes do “Círculo de Leitores” e, por fim, encontrou-se com os alunos de 11 º e 12º anos inscritos na disciplina de Artes Plásticas.
Na corrente de água (cont.)
Apresentámos os primeiros trabalhos do projeto “Na corrente de água” na nossa edição anterior. Desta vez, os alunos do 8º ano foram para o terreno e não podiam ter escolhido um local mais apropriado do que as margens do Rio Douro!
Produziram ali um magnífico trabalho fotográfico, aproveitando os belos dias do final de fevereiro.
Orientação
Fórum das profissões
Após ter sido anulado devido ao Covid e, depois, adiado, o Fórum das Profissões 2022 foi, durante o mês de abril, o primeiro evento público realizado em espaço interior em dois anos!
Os cinquenta e quatro profissionais (que consideram esta experiência sempre muito interessante e recordam os tempos em que a Orientação não era, certamente, tão valorizada como é hoje), reunidos em onze setores (Engenharia-Indústria, Administração-Gestão, Comércio, Diplomacia-Política, Comunicação-Jornalismo, Saúde, Construção-Arquitetura, Turismo-Hotelaria, Direito-Justiça, Tecnologias da informação, Artes), mostraram-se, como habitualmente, muito disponíveis para responder às questões/dúvidas dos nossos alunos.
Estágio de observação em meio profissional
A equipa pedagógica e o Serviço de Orientação organizam todos os anos estágios de observação em meio profissional, que constituem uma das etapas essenciais para a construção do percurso de Orientação dos nossos alunos. Inicialmente, eram destinados aos alunos do 8º ano. Entretanto, quisemos estender este projeto aos alunos de 10º ano, mas só agora será posto em prática, pois, devido à pandemia, vimo-nos forçados a adiar este evento.
Esta iniciativa visa ajudar os alunos a construírem o respetivo projeto de orientação para, futuramente, ingressarem no Ensino Superior e no mundo profissional. Através deste estágio de observação, pretendemos:
- Sensibilizar os alunos para a realidade dos meios económico, tecnológico e profissional;
- Facultar um primeiro contacto com a realidades e obrigações do mundo do trabalho;
- Levar os alunos a observar o funcionamento de um ou vários serviços de uma empresa/instituição;
- Reforçar a importância da escola e da formação antes da entrada na vida profissional.
E, para além disso, tentamos incentivá-los a aprofundarem os conhecimentos sobre:
- Formações do Ensino Superior em Portugal, em França (ou em qualquer outro país) que estejam relacionadas com o setor de atividade da empresa que o aluno escolher;
- Profissões e o ambiente socioeconómico do setor de atividade privilegiado pelo estagiário.
O estágio dos alunos do 8º ano (observando profissionais, como por exemplo mecânicos, padeiros, veterinários, designers, …) decorreu de 23 a 25 de março. Posteriormente, os alunos redigiram um relatório de estágio e fizeram uma apresentação oral (que teve lugar no dia 14 de abril, perante um júri constituído pelos respetivos professores).
Sessões "Vamos falar de Orientação!"
As sessões «Vamos falar de Orientação» prosseguem a bom ritmo e têm permitido, segundo os alunos, dar resposta a muitas dúvidas (nomeadamente aos alunos de 12º ano).
Nas últimas sessões, foram abordados aspetos relacionados com:
- O ensino do Direito em França e em Portugal (contamos com a presença de uma docente da Universidade Católica do Porto, Mme Portocarrero);
- Mariana Ramos (que concluiu o Secundário no LFIP em 2019) falou sobre os estudos no Reino Unido, nomeadamente na área da Economia, tendo explicado os motivos que a levaram a optar por estudar em inglês, as implicações que isso teve e a adaptação à sua nova vida…;
- Marta Fontes (que concluiu o Secundário no LFIP em 2020), que frequenta o ICBAS (Porto) veio apresentar os estudos de Medicina em França e em Portugal;
- Por fim, os alunos de 12º ano apresentaram aos colegas de 11º e 10º anos as disciplinas de “spécialité”.
Intervenção de Campus France
Campus France é um organismo público francês cuja missão é promover o Ensino Superior francês no estrangeiro. Neste contexto, a responsável do Campus France em Portugal (Olívia AMOS) deslocou-se em março ao LFIP, para prestar informações aos pais dos alunos interessados em estudar em França. Durante a reunião, foram abordados aspetos relacionados com o funcionamento do Ensino Superior, os programas de bolsas e pormenores práticos relativos à instalação de um estudante em França.
Apresentação das disciplinas de “Spécialité” aos alunos do 10º ano
Antes do conselho de turma do 2º trimestre, os alunos de 10º ano devem escolher as disciplinas de «spécialité» que estudarão no 11º ano.
Para que os alunos de 10º ano possam fazer as escolhas mais acertadas, os colegas de 12º ano – que já se viram confrontados com esta decisão e já conhecem os programas – partilharam informações que lhes pareceram úteis.
Lembramos que o LFIP propõe como disciplinas de «spécialité»:
Semana Verde
A organização da «Semana Verde», organizada no LFIP, durante a primeira semana de abril, visa dar resposta aos objetivos de desenvolvimento sustentável propostos pela ONU.
Orientada para a proteção do ambiente e da biodiversidade, pretende dotar os alunos de ferramentas de reflexão que lhes permitam tornar-se cidadãos preocupados e empenhados nesta causa.
Este ano, foram propostas várias atividades aos alunos:
- aulas ao ar livre, nos jardins do LFIP;
- os alunos do Grupo de Teatro apresentaram aos alunos da Primária pequenas peças de teatro subordinadas ao tema do meio ambiente;
- os eco delegados da Primária (40) fizeram um inventário dos “animais do solo” e visitaram o Aquário da Aguda;
- os alunos começaram a primeira aula do dia com o «Minuto Verde», assistindo a um breve vídeo sobre o meio ambiente, que conduzia a alguns minutos de discussão e reflexão sobre o tema apresentado;
- assistiram a sessões de leitura levadas a cabo na Marmothèque e no CDI.
Cidadania
A comunidade do LFIP mostrou-se solidária com o povo ucraniano
![]() |
A comunidade do LFIP sempre se mostrou solidária. Era, pois, evidente que a situação vivida atualmente na Ucrânia não seria esquecida. Foram várias as ações implementadas a favor desta causa:
- Na sequência do apelo lançado durante as férias de Carnaval, num só dia, conseguimos encher uma carrinha com produtos que foram, posteriormente, encaminhados para a Ucrânia, através de um camião da empresa Windoor, para ajudar a população.
- Para ajudar os professores locais, as famílias e os alunos, que estão atualmente numa situação precária no Lycée Français de Kiev, foram angariados 2800€, entre os dias 14 e 16 de março, que foram diretamente transferidos para a Associação que gere o Lycée Français Anne de Kiev. O LFIP também fez, em nome da comunidade escolar, uma doação ao Lycée de Kiev.
- Por outro lado, os alunos inscritos nas “Atividades de Férias” também contribuíram, à sua maneira, para esta causa, tendo desenhado um grande fresco colorido, que os sensibilizou para a importância da Paz no mundo.
Aproveitamos para agradecer a todos os que participaram nesta iniciativa, tornando possível a realização desta primeira grande manifestação de solidariedade para com o povo ucraniano.
8 de março: Dia dos Direitos da Mulher
- Para assinalar este dia, os membros do CVL, em colaboração com membros da equipa pedagógica, trabalharam sobre o tema do sexismo, tendo realizado um vídeo que foi apresentado no concurso " Mobiliza-te contra o sexismo ! ". Também foi apresentado em sala de aula pelos professores, permitindo que os alunos se expressassem sobre o assunto.
- Os alunos de 12º ano, nas aulas de português língua estrangeira, escreveram uma edição especial do seu jornal “O Semanal” sobre este tema.
- Na nossa edição anterior, informámos que os alunos representantes no Conselho de Estabelecimento haviam participado no Concurso Igualdade Homens-Mulheres, organizado pela AEFE (que recentemente obteve o certificado «Igualdade profissional entre as mulheres e os homens»). Após terem analisado os 252 cartazes que receberem dos vários estabelecimentos de ensino que fazem parte da AEFE, o trabalho da autoria da nossa aluna Carolina Casimiro (10º ano) foi exposto, com mais vinte, na sede da AEFE (também será divulgado a toda a rede de estabelecimentos AEFE). Aproveitamos para felicitar a Carolina pelo excelente trabalho que realizou!
![]() |
Certificado Escolar de Segurança Rodoviária (ASSR)
Os Certificados Escolares de Segurança Rodoviária (ASSR) – 1º e 2º níveis – emitidos para os alunos de 7º e 9º anos validam os conhecimentos teóricos sobre os riscos e as regras aplicáveis aos peões, ciclistas, motociclistas, passageiros dos veículos e futuros condutores.
A prova realiza-se na Primavera, e é apresentada sob a forma de 20 vídeos de “cenários reais” e dá, posteriormente, origem a questões de escolha múltipla. É necessário obter, no mínimo, 10/20 para que o certificado ASSR seja atribuído (os alunos que reprovem podem realizar uma segunda prova).
Em França, estes certificados permitem que os alunos se inscrevam na formação “Brevet de Segurança Rodoviária” (BSR), para obterem a licença de condução AM. A ASSR2 é obrigatória para os menores de 21 anos que pretendam requerer a carta de condução (A1, A2 (moto), B (automóvel), B1 (pesados).
No LFIP, a prova realizou-se em finais de março e permitiu que 98% dos alunos de 7º e 9º anos obtivessem o ASSR correspondente ao seu nível.
PPMS : Exercício de confinamento
Para garantir a segurança dos alunos e dos funcionários face a qualquer situação de perigo, enquanto aguardam por socorro, a Direção do LFIP organiza todos os anos um simulacro de evacuação e outro de confinamento.
Há dois duas situações que podem pôr o nosso liceu em perigo: um acidente aéreo ou uma tempestade.
Para os alunos mais crescidos, estes treinos, realizados ao longo dos vários anos de escolaridade, são efetuados com serenidade e sem qualquer preocupação. No caso dos alunos mais novos, a nossa equipa pedagógica apresenta-lhes estes exercícios sob a forma de jogos sérios, levando, assim, os alunos a desencadear, sem qualquer ansiedade, reflexos automáticos caso ocorra uma situação real de risco.
Comportamentos aditivos e dependências
Aude Mouton (antiga psicóloga escolar do Liceu de Londres) interveio junto dos alunos de 9º e 11º anos para os sensibilizar para os diferentes tipos de comportamentos aditivos e dependências.
Através de partilha de opiniões e pistas de reflexão, a psicóloga levou-os a tomar consciência do estado de dependência, das suas diferentes formas (tabaco, álcool, drogas, ecrãs, …) e das consequências que daí advêm.
Os alunos, tiveram, assim, oportunidade de distinguir as diferenças entre prazer e felicidade e que era importante não julgar ou estigmatizar as pessoas que sofrem com isso. Por fim, alertou para a necessidade de refletirmos sobre o que nos rodeia e analisar o nosso comportamento, nomeadamente no que diz respeito ao tempo que passamos diante de um ecrã.
Diversos
Portas Abertas 2022
![]() |
Após dois anos de ausência, o grande evento Portas Abertas do LFIP estará de volta e, pela primeira vez, associado (ao final da tarde/noite) à Festa da Escola, organizada pela Associação de Pais. Esperamos pela vossa visita! Não se esqueçam de reservar já nas vossas agendas e venham descobrir os nossos espaços, os trabalhos realizados pelos alunos e os nossos métodos de ensino. Para além disso, poderão passar agradáveis momentos, em boa companhia! |
LFIP, local de voto da comunidade francesa
Após o encerramento do Consulado Francês no Porto há alguns anos, o LFIP tem funcionado como local de voto aquando da realização de eleições em França, para que os cidadãos franceses residentes em Portugal possam exercer o seu direito de voto.
Assim, em 2022 (primeira e segunda voltas das eleições presidenciais e das legislativas), o LFIP colocará as suas instalações à disposição dos eleitores em quatro momentos diferentes.
Futebol
Os futebolistas do LFIP regressam aos estádios e voltam a somar vitórias, deixando uma bela imagem do nosso estabelecimento perante as outras equipas. Relativamente aos nossos pequenos craques de MS (4 anos), têm vindo a fazer notórios progressos e, em breve, estarão à altura dos mais velhos.
O Clube de Futebol do LFIP foi convidado pelo FC PORTO para participar no Torneio da Lendas, que decorre ao longo do 1º semestre de 2022. O LFIP conseguiu já duas vitórias.
Por outro lado, no âmbito do “Desporto Escolar”, na categoria 8º/9º anos, onde o LFIP já conta com várias vitórias, a equipa obteve o primeiro lugar do grupo, assegurando, assim, a passagem à fase seguinte.
Estes momentos de união e partilha também permitem que os pais que assistem aos jogos se divirtam e passem agradáveis momentos com os filhos.
Para além destes aspetos, como sabem, há um grande espírito de solidariedade no seio deste grupo. Foi com grande satisfação que receberam notícias da equipa NIORO FOOT CENTER do Senegal, que quis agradecer e manifestar a sua alegria pelo envio de material desportivo, no passado mês de janeiro.