LETTRE D'INFORMATION Nº23 - NOVEMBRO 2021
Sumário
Senhor Didier Cabanes
• Novo Presidente do Conselho de Administração da Associação Marius Latour
O Outono no Ensino Pré-escolar e na Primária
• Observação da natureza pelos alunos do Pré-escolar
• As festas de Outono: Halloween e Magusto/São Martinho
Avaliação nacional dos alunos do 1º ano
Viagem de integração dos alunos do 6º ano a Esposende
Arte culinária e Sétima Arte
• Semana do paladar – Pré-escolar
• Festa do Cinema Francês
Orientação profissional
• «Vamos falar sobre orientação» (11º e 12º anos)
• Dispositivo "Bourse d’Excellence Major" da AEFE
Cidadania
• Homenagem ao Professor Samuel Paty
• Comemoração do 11 de novembro
• Ser delegado: Um programa bastante completo!
• Regresso dos alunos do Secundário à Associação CASA
Diversos
• Plano de Segurança
• Estudar num espaço privilegiado
• Atividades extraescolares
• Circulação nas imediações do LFIP
• Informações sobre futebol
• Replay : “Elogio da luz”
• Mercado de Natal
Senhor Didier Cabanes
Novo presidente do Conselho de Administração da Associação Marius Latour
No mês passado, o Senhor Serge Leblanc, que presidiu durante 42 anos ao Conselho de Administração da Associação Mariu Latour (que faz a gestão financeira e jurídica do LFIP) cedeu o lugar ao Senhor Didier Cabanes (que ocupava o cargo de Vice-presidente).
O Senhor Cabanes é investigador em Microbiologia. Doutorado em Biologia Molecular pela Universidade de Toulouse, iniciou a sua carreira no Institut Pasteur, em Paris.
Reside no Porto desde 2005 e coordena um grupo de investigação no i3S (Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto), do qual também é Diretor-adjunto. A sua pesquisa atual centra-se nas bactérias patogénicas e visa compreender os mecanismos infeciosos, para desenvolver novas abordagens antimicrobianas. Desde março de 2020, também desempenha o cargo de Diretor do I3S Diagnostics, que realiza diariamente testes SARS-CoV-2/COVID-19.
O Senhor Didier Cabanes é pai de duas alunas que frequentam o LFIP desde 2009. Integrou o Conselho de Administração da Associação Marius Latour em 2011 e o seu objetivo, como novo Presidente, é seguir os passos M. Leblanc e, sempre que possível, ampliar a obra que nos deixou.
O Outono no Ensino Pré-escolar e na Primária
Observação da natureza pelos alunos do Pré-escolar
Uma atividade que consideramos ser importante para os alunos do Pré-escolar é a tomada de consciência da metamorfose dos espaços naturais ao longo das estações do ano.
O Outono no LFIP é para os nossos alunos um grande observatório a céu aberto. Assim, durante o mês de outubro, os alunos do Ensino Pré-escolar só precisaram de ir ao recreio e ao jardim para se aperceberem de todas as alterações que vão ocorrendo!
As festas de Outono: Halloween e Magusto/São Martinho
Os alunos da Primária comemoraram o Halloween no último dia antes das férias de Outono. Para ajudar a criar o ambiente de Halloween, os alunos que participam nas Atividades extraescolares, nomeadamente na atividade de Bricolage Artística, criaram “bicharocos da família das aranhas” para afastar o medo.
Os alunos do Pré-escolar (assim os da Primária e do Secundário) festejaram o Mangusto / São Martinho com a degustando deliciosas castanhas.
Avaliação nacional dos alunos do 1º ano
Esta avaliação, concebida pelas autoridades pedagógicas francesas, realiza-se em setembro e visa, sobretudo, identificar e remediar, com a maior brevidade possível, as dificuldades escolares de alguns alunos.
Na prática, trata-se de cinco sequências de atividades, com a duração de 8 a 12 minutos, que os alunos deverão realizar num suporte distribuído para o efeito. As três sequências de francês estão relacionadas com o conhecimento das letras, a manipulação das sílabas e a compreensão da linguagem oral; as duas sequências de matemática estudam a utilização dos números até dez e a geometria que deverá ser dominada nesta idade. No momento da avaliação, é importante distinguir as dificuldades realmente relacionadas com a realização dos exercícios e as dificuldades ligadas à eventual ansiedade que alguns alunos possam sentir.
A avaliação dos alunos que estão no 1º ano atualmente foi bastante importante e muito particular, uma vez que este grupo viveu o primeiro confinamento quando estava na MS (4 anos) e o segundo durante o ano da GS (5 anos).
Estamos muito felizes e satisfeitos pelo facto de os nossos alunos terem obtido resultados muito satisfatórios para esta faixa etária.
Viagem de integração dos alunos do 6º ano a Esposende
Apesar de o LFIP tentar preparar os alunos para a passagem da Primária para o Collège, a chegada ao 6º ano, “O lugar dos grandes”, pode ser para certos alunos um momento de alguma tensão.
Ter uma dezena de novos professores, outras tantas disciplinas diferentes a cada hora, ter de trabalhar em casa regularmente, realizar várias avaliações, mudar de grupo de trabalho várias vezes por dia, pode ser um pouco desestabilizador.
É por isso que, há vários anos, organizamos no início do ano letivo uma viagem de integração pedagógica, a Esposende, com a duração de dois dias, para os alunos do 6º ano.
O local pode parecer muito próximo do LFIP, mas isso pouco importa. Na realidade, o objetivo não é tanto a descoberta e a mudança de cenário, mas antes a integração de todos os alunos, através de desafios e da superação de si próprio, num ambiente alegre e positivo.
Assim:
- propusemos atividades transversais (questionários, roteiros, jogos/desportos, observação/reflexão, …) em grupo, no seio dos quais:
- alguns amigos foram separados, para criarem laços com outros alunos,
- a cooperação pluridisciplinar do grupo prevaleceu sobre os comportamentos individualistas,
- atividades através das quais alguns alunos se destacaram, mostrando outras competências para além das tradicionalmente avaliadas em sala de aula,
surge, assim, uma emulação positiva, os alunos estão, surpreendentemente, mais atentos a ouvir as instruções e tomam iniciativas mais construtivas.
Para satisfação de todos, esta experiência tem conduzido todos os anos a uma atmosfera de trabalho e de colaboração, que se prolonga ao longo de todo o ano letivo.
Arte culinária e Sétima Arte
Semana do Paladar – Pré-escolar
A 32ª Semana do Paladar decorreu em França, durante o mês de outubro e as nossas turmas do Pré-escolar também participaram.
Este ano, as turmas da MS (4 anos) exploraram o álbum “Eu gosto de maçãs” e as turmas de GS (anos) utilizaram como suporte pedagógico o livro “O pequeno ogre verde quer ir à escola”, cuja personagem principal prefere a boa cozinha tradicional à carne fresca.
Como não há nada mais eficaz para despertar as papilas gustativas do que juntar o útil ao agradável, para proporcionar uma experiência concreta relacionada com esta história, todos os alunos do Pré-escolar, em função do respetivo nível de ensino, tiveram a oportunidade de confecionar (com os alimentos do lanche coletivo) croissants de chocolate e bonecos de fruta (para os mais novos), pudim de uva, tarte de maçã, arroz-doce (para os mais crescidos).
«Cereja no topo do bolo», os alunos da GS (5 anos) realizaram, ainda, uma saída pedagógica à “Quinta da Eira”, onde confecionaram brigadeiros e pão. Tiveram ainda, oportunidade de observar os animais e deram um passeio de trator.
Festa do Cinema Francês
Seguindo uma tradição já consolidada, a Festa do Cinema Francês realiza-se todos os outonos há 22 anos, em várias cidades de Portugal e dedica uma parte da programação aos mais jovens.
Graças ao dispositivo Cinelíngua francesa, implementado pelo Instituto francês em Portugal, já não se trata simplesmente de sair para ir ver um filme em língua francesa “por prazer”, mas também de acompanhar a visualização de um trabalho pedagógico suplementar de aprendizagem da língua e da cultura francesas.
Este ano, 300 alunos do LFIP assistiram, em função do nível, à projeção de três filmes: “Um príncipe esquecido”, “Gagarine” e “Voo para a liberdade”. Entre narração de histórias, um olhar sobre a sociedade e a biodiversidade, os filmes serviram de suporte para diferentes reflexões e debates em sala de aula.
Orientação profissional
“Vamos falar sobre Orientação” no 11º e 12º anos
«Vamos falar sobre Orientação!» é o novo ponto de encontro para os alunos de 11º e 12º anos que querem obter informações sobre o Ensino Superior.
Em colaboração com os diretores de turma de 11º e 12º anos, a professora Sandrine Remelgado (Responsável pela Orientação no LFIP) organiza sessões para esclarecer as dúvidas dos alunos.
Após uma sessão organizada em setembro sobre “Qual/quais a (s) prova (s) de ingresso necessária (s) para um determinado curso?”, realizou-se no dia 11 de outubro uma nova sessão para explicar aos alunos interessados “Os Estudos Superiores em França”.
O CDI, durante a hora do almoço, é o espaço perfeito para abordar questões relacionadas com o domínio da Orientação.
Os próximos temas já estão previstos: apresentação de cursos específicos, explicação da plataforma “Parcoursup”, encontros com antigos alunos e com intervenientes externos, …
Dispositivo "Bourses d'Excellence-Major" da l’AEFE
Trata-se de um dispositivo da AEFE que atribui a alunos excelentes, que estudem em liceu franceses espalhados pelo mundo, uma bolsa de estudo durante 5 anos, que lhes permite ingressar no Ensino Superior em França. Todos os anos, são atribuídas 200 bolsas a alunos de quase 80 nacionalidades.
Este apoio permite, em primeiro lugar, que o estudante obtenha o estatuto de bolseiro (que facilita a obtenção de alojamento em residência universitária). Depois, em função da situação familiar, poderá receber um subsídio mensal que varia entre os 222€ e os 685 €. As candidaturas dos alunos de 12º ano são apresentadas pelos diretores dos liceus franceses do estrangeiro e, após um exame aprofundado (motivação para estudar em França, os resultados escolares, a coerência do projeto de orientação, a participação na vida do estabelecimento), a obtenção do “baccalauréat” (com a menção “très bien” ou “bien”) e, por fim, a confirmação da inscrição no curso anunciado aquando da candidatura, conduz à obtenção da bolsa “Excellence-Major” por parte da AEFE.
O LFIP apresenta geralmente várias candidaturas por ano, e é para nós uma satisfação ver que duas delas foram aceites. Fica, assim, confirmado o reconhecimento do nível de excelência de alguns dos nossos alunos.
Dois dos nossos alunos que concluíram o secundário em junho de 2021, Miguel e Antónia, ganharam a tão cobiçada Bolsa “Excellence-Major” e foram recebidos pelo Diretor da AEFE, M. Brochet, no início do presente ano letivo.
Cidadania
Homenagem ao Professor Samuel Paty
Temos todas as razões para nos sentirmos satisfeitos com a serenidade do ambiente sociocultural português do LFIP.
Todavia, como estabelecimento francês no estrangeiro, sentimo-nos na obrigação de participar, para além dos conteúdos pedagógicos, em ações organizadas em França para prevenir e informar sobre certas questões que afetam os valores da nossa metrópole. Assim, o Ministério da Educação convidou todos os estabelecimentos escolares a associarem-se a uma homenagem, que decorreu no dia 15 de outubro, em memória do professor Samuel Paty (assassinado em outubro de 2020).
O LFIP associou-se a esta homenagem em dois momentos e procurou envolver todos os alunos do 4º ao 12º ano: por um lado, foi concedido um período de discussão, adaptado ao nível dos alunos, para sensibilizar as crianças e os jovens para a noção de pensamento crítico e a importância do processo científico fundado em factos e a observação de cada um; por outro lado, realizámos um minuto de silêncio.
Para apoiar a implementação desta homenagem, o Ministério da Educação disponibilizou às escolas recursos pedagógicos.
Comemoração do 11 de novembro
O dia 11 de novembro é, há um século, o dia do aniversário da assinatura do Armistício da Guerra de 1914-1918 e de “comemoração da vitória e da paz”. Desde 2012, é também o dia de homenagem a todos os “mortos pela França” (civis ou militares) em conflitos mais antigos ou atuais.
No âmbito destas comemorações/homenagens, após terem realizados várias pesquisas sobre estes eventos, alguns alunos do 9º ano tiveram oportunidade, durante a semana anterior, de se debruçar sobre o texto “En cet hiver de 1915, il vous aimait très tort”, escrito em 2018, por François Hadji-Lazaro (cantor francês, entre outras facetas), que evoca um combatente morto que se dirige à amada de um camarada também desaparecido.
Este estudo, entre poesia, metáfora, significado subentendido, permitiu, de forma hábil, que muitos alunos tomassem consciência de algumas realidades dolorosas.
No dia “D”, em frente ao memorial do LFIP que presta homenagem aos mortos, cinco alunos voluntários deram vida a essas palavras durante a cerimónia anual.
Ser delegado: Um programa bastante completo!
Tornar-se delegado de turma no collège/lycée é certamente a primeira experiência, como cidadão referente eleito em democracia participativa, que alguns dos nossos alunos têm a honra de exercer.
Para os mais novos e para aqueles que exercem esta função pela primeira vez, a formação organizada pela equipa da Vida Escolar reveste-se de grande simbolismo.
Antigamente, talvez a eleição do delegado de turma estivesse reservada aos mais populares, hoje, porém, não é o caso.
Na realidade, esta função de “representação e de tomar a palavra” oferece aos eleitos também a oportunidade de abordar com responsabilidade novos aspetos ao longo do seu percurso escolar no LFIP.
Assim, todos os anos, após a eleição dos delegados de turma, realiza-se uma formação.
O Diretor dá início à sessão. Os alunos descobrem, entretanto, no âmbito das várias reuniões de trabalho, novos conceitos e noções relacionados com a sua missão, tais como o Organigrama e as várias Instâncias do LFIP (CE, CVC, CESC, CHSCT, Comissão de Restauração).
Os alunos também refletem sobre questões escolares, relacionadas com a adolescência: respeito pelas pessoas (prevenção do assédio, igualdade de sexos, deficiência), prevenção de vícios (internet, telefones, tabaco, …), uma atitude eco responsável; bem como os Direitos e Deveres associados à sua função, capacidade de ouvir e de se expressar, capacidades de altruísmo que devem mobilizar e desenvolver e defeitos que são incentivados a corrigir, para serem delegados responsáveis.
Trata-se, portanto, de um programa completo, que permite, por vezes, identificar muito prematuramente a orientação profissional (política ou social) que alguns alunos poderão vir a escolher, quando for chegado o momento.
Regresso dos alunos do Secundário à Associação CASA
No Âmbito do Percurso de Cidadania, mas também de outras ações relacionadas com o Desenvolvimento Sustentável, alguns alunos do secundário, à semelhança do que já aconteceu em anos anteriores, voluntariaram-se para colaborar com a “Associação CASA”, que ajuda os sem-abrigo e famílias carenciadas, através de ações de solidariedade social, fornecendo, por exemplo, contactos para a reintegração, alimentação, vestuário, …
Os nossos alunos voluntários participam todas as sextas-feiras à noite na distribuição de refeições. Esta ação solidária constitui, indiretamente, uma experiência enriquecedora que eles poderão mencionar no respetivo Curriculum Vitae e, para alguns, representa um primeiro passo para uma futura profissão.
Diversos
Plano de Segurança do LFIP
Este plano define quais os locais de confinamento existentes no estabelecimento, os procedimentos de precaução que deverão ser implementados e os conselhos de gestão da crise, enquanto aguardam pelos meios de socorro.
Na eventualidade de tais circunstâncias virem a ocorrer, temos de estar preparados e, por isso, todos os anos organizamos regularmente exercícios de evacuação (o último teve lugar no dia 19 de outubro) ou de confinamento.
Para os alunos do Ensino Pré-escolar, a situação é apresentada como um jogo, enquanto os mais crescidos acabam, ao longos dos anos, por dominar por completo o exercício.
O objetivo final é que cada um fique calmo e saiba o que deve fazer em caso de alerta real.
Estudar num espaço privilegiado
Todos nós sabemos que o LFIP dispõe de um espaço excecional. De vez em quando, gostamos, no entanto, de o relembrar e aproveitamos para partilhar alguns momentos através de imagens. Quando outros estabelecimentos estão presos no betão, entre construções de todo o tipo, com um recreio pequeno e sem árvores, no LFIP, os alunos têm o privilégio de ter aulas no exterior, enquanto desfrutam dos agradáveis dias de Outono.
Replay: “Elogio da luz”
O programa da RTP 2 “Elogio da luz” dedicou uma reportagem ao trabalho realizado pelo arquiteto Nuno Valentim sobre a luz, não só durante a construção do edifício E, mas também de outros espaços do nosso estabelecimento.
Mercado de Natal
O Mercado de Natal, organizado pela APALFIP, realizar-se-á no sábado dia 27 de novembro, das 14h às 17h, no LFIP.
Todos os alunos, bem como as respetivas famílias serão bem-vindos e poderão participar de três maneiras diferentes:
- Dispor de uma mesa no Mercado de Natal, para vender objetos (que não sejam perigosos) ou comida e bebidas (sem álcool). Para isso, deverão fazer a inscrição, enviando a candidatura para cecolelfip@gmail.com;
- Fazer um donativo (de bens não alimentares) para o sorteio. Para isso, deverão enviar um email para apalfip@gmail.com
- Fazer um donativo em numerário para a Conta Bancária da APALFIP IBAN: PT50 0010 0000 5212 2630 0019 4 SWIFT: BBPIPTPL (permite que as empresas instalem cartazes e material publicitário durante o evento).
O total arrecadado destinar-se-á a ações de Solidariedade do LFIP (Fundo Solidário do LFIP, compra de material educativo ou desportivo para melhorar o dia a dia dos nossos alunos, …).
Atividades extraescolares
Teatro, dança, xadrez, expressão corporal, trabalhos manuais, … inúmeras atividades que propomos aos alunos do Ensino Pré-escolar e da Primária que estão inscritos nas atividades extraescolares do LFIP.
Num ambiente diferente, menos estudioso, mas sempre com empenho, as crianças realizam as atividades sempre com bom humor.
Circulação nas imediações do LFIP
As equipas da Câmara do Porto responsáveis pela via pública, que há várias semanas realizam obras no bairro Gomes da Costa, aproveitaram o nosso período de férias de Outono para reabilitar a nossa rua.
As imediações do LFIP apresentam agora uma nova imagem, graças à criação de uma zona para os pais estacionarem por breves instantes e deixarem os filhos em segurança. Este projeto « Kiss and ride » visa evitar estacionamentos constrangedores.
Esperamos que estas mudanças permitam uma coabitação serena entre peões e automobilistas e facilitem a circulação junto à nossa escola.
Informações sobre futebol
As equipas de futebol do LFIP, criadas há mais de 10 anos, contam com 170 alunos inscritos. Quando observamos o entusiasmo e a paixão das crianças de 4 anos, percebemos que o futuro será seguramente muito promissor!
Depois de longos meses sem poder jogar, os nossos alunos puderam finalmente voltar às competições e já jogaram com outras equipas, sempre com bom humor e convivialidade.
A equipa de futebol dos pais do LFIP (que conta com 45 pais inscritos) prestou uma calorosa homenagem ao eterno adepto e Presidente do FC LFIP, Serge Leblanc, e acolheu um novo membro, o Senhor Didier Cabanes.