LETTRE D'INFORMATION Nº22 - SETEMBRO 2021
Sumário
Início do ano letivo 2021/2022
Uns chegam, outros partem
- Obrigado, Senhor Presidente!
- A nova Diretora Administrativa e Financeira
- Novos alunos no collège-lycée
Balanço da orientação dos "Bacheliers" 2021 e perspectivas para o futuro
- Balanço da orientação dos licenciados em 2020 - 2021
- Impacto da reforma das modalidades de avaliação do baccalauréat nas condições de acesso ao ensino superior em Portugal nos próximos anos.
Ciências aplicadas
- Trabalhos práticos em físico-química
- Saída pedagógica - 12º ano
Lançamento dos “Lápis ecológicos”
Atividades extracurriculares
- Ainda há algumas vagas disponíveis
- Ateliê de bricolage artística
- De mão dada com o desporto
Resumidamente...
- Eleições para o Conselho de Estabelecimento e Conselho de Escola
- Circulação nas imediações do LFIP
Início do ano letivo 2021-2022
A maioria das medidas sanitárias são mantidas
Depois de um ano escolar difícil, marcado pela pandemia da Covid 19, esperamos que, graças à elevada taxa de vacinação da população portuguesa (71%), dos alunos e pessoal docente, estejamos perante um ano letivo mais normal e regular. Todavia, será necessário manter a maioria das regras sanitárias, como exige o protocolo implementado pelo governo português.
Foi realizado um balanço no dia 20 de setembro, que permitiu constatar que foram declarados quatro casos positivos (no início do ano letivo) entre os alunos. Sete deles foram colocados em isolamento profilático, assim como uma turma do 1º ano. Desde o dia 10 de setembro, não tivemos mais casos Covid. No dia 21 de setembro, todos os funcionários do LFIP foram testados e os resultados foram todos negativos.
O Decreto-Lei n.º 78/A 2021 de 29/09/2021 flexibiliza a regra da utilização das máscaras nos estabelecimentos escolares. Se esta continua a ser obrigatória no interior de qualquer edifício (sala de aula, restaurante escolar, administração), deixa de o ser no recreio. A partir de 1 de Outubro, os alunos e os adultos poderão retirar as suas máscaras em todos os espaços exteriores, sem esquecer de as repor antes de entrarem num edifício.
No plano administrativo
Congratulamo-nos com o facto de mantermos a estabilidade no que toca ao número de alunos, apesar da situação económica e sanitária. Atualmente, temos 1282 alunos inscritos ( 222 no pré-escolar, 466 na primária, 330 no collège e 264 no lycée), repartidos por 54 turmas (29 na primária e 25 no collège/lycée).
A direção prevê, em 2023, a construção de um dormitório e de um refeitório para os alunos do pré-escolar. Estas obras vão concluir os trabalhos de ampliação, iniciados há cerca de uma década.
No plano pedagógico
Embora os pais estejam globalmente satisfeitos com o trabalho realizado durante os períodos de confinamento ou de quarentena, será necessário fazer um balanço dos efeitos dos confinamentos nos alunos, para tentar adaptar as aulas no início do ano escolar.
O domínio da leitura e da matemática continua a ser uma das nossas prioridades principais para os alunos da primária.
No secundário, este ano será marcado pela validação das competências digitais, com a obtenção obrigatória do Certificado Pix, no fim dos 9º e 12º anos.
Aplicação dos últimos ajustes que completam a Reforma do Lycée, implementada pelo Ministério da Educação em França.
Por fim, esperamos que as condições sanitárias continuem a melhorar, a fim de permitir a realização de viagens pedagógicas e de outros eventos, tão apreciados pelos alunos e pelos pais e que fazem parte do ADN da nossa escola.
Em suma, começa um novo ano escolar com algumas restrições, porém, comparativamente ao ano anterior, o ambiente é mais tranquilo e mais propício à aprendizagem e ao desenvolvimento dos alunos. Toda a comunidade pedagógica se concentra no sucesso e no bem-estar dos alunos, de modo a manter a imagem de sucesso que está associada ao nosso estabelecimento.
Uns chegam, outros partem
Obrigado, Senhor Presidente!
O M. Serge Leblanc é uma figura emblemática do LFIP.
Começou por integrar o Conselho de Administração da Associação Marius Latour há 43 anos, tendo sido eleito presidente. Nessa altura, a pequena escola Francesa do Porto contava com apenas 350 alunos inscritos.
Apesar da sua dedicação e esforço, a sua missão não foi fácil. Nos momentos em que era necessário adotar medidas estratégicas, o M. Leblanc responsabilizava-se pessoalmente pelas decisões. A sua atuação positiva e altruísta em prol da comunidade é reconhecida pelas altas instâncias da AEFE. A sua maior satisfação, ao longo de todos estes anos, é ter acompanhado alunos que se sentiram realizados e que obtiveram excelentes resultados.
Após quatro décadas de serviço leal e de qualidade para com a nossa instituição, e com o sentimento de dever cumprido, o M. Serge Leblanc decidiu renunciar às suas funções, admitindo, desde já, que continuará atento ao que se passa no LFIP.
Por todos os anos que dedicou à instituição, a comunidade LFIP agradece ao M. Leblanc o empenho e o carinho: MUITO OBRIGADO, M. Leblanc!
O seu substituto será o M. Didier Cabanes, que tomará posse no dia 1 de outubro de 2021. Pretende continuar o trabalho deixado pelo M. Serge Leblanc, fazendo apelo às mesmas convicções e ambições.
A nova Diretora Administrativa e Financeira
Como já dissemos anteriormente, a AEFE é uma rede de ensino que engloba 535 estabelecimentos escolares, repartidos por 139 países. Gerir uma estrutura mundial de forma organizada só é possível quando dispomos de funcionários competentes, dispostos a mudarem de país para trabalharem no estrangeiro.
Assim, a Mme Christelle Vanlauwe, que no passado teve a oportunidade de trabalhar nos liceus franceses de Bucareste e Casablanca, decidiu juntar-se ao LFIP, vindo diretamente do Lycée Polyvalent Les Marcs D'or, de Dijon, para ocupar o cargo de DAF, deixado pela Mme Régine Gruner, que se reformou.
Novos alunos no Collège e no Lycée
De certeza que já todos vivemos o sentimento de ansiedade, em algum momento de solidão, nomeadamente quando mudamos de estabelecimento escolar.
Temos observado que se vão formando alguns grupos entre alunos franceses, portugueses, antigos e novos alunos. Este fenómeno é rapidamente percetível no comportamento dos adolescentes.
Com o intuito de apoiar a integração dos novos alunos, a equipa pedagógica do LFIP, em colaboração com alunos que se voluntariaram, decidiu implementar algumas medidas. Assim, decidimos realizar novos ateliês, jogos e promovemos o tutorado, com o objetivo de acelerar o processo de adaptação e, assim, tornar mais fácil o contacto entre antigos e novos alunos.
Estas medidas têm 4 objetivos principais:
- Facilitar a integração de novos alunos, aquando da sua entrada no collège ou lycée (nomeadamente a familiarização com os locais de trabalho e os métodos pedagógicos).
- Evitar divisões a fim de facilitar a diversidade intercultural e tornar a escola mais inclusiva e mais acolhedora.
- Colocar em prática projetos motivadores para os alunos partilharem as suas ideias.
- Partilhar práticas que facilitem a relação entre alunos e professores, para melhorar a aprendizagem e o sucesso dos alunos.
58 antigos alunos voluntários serão, durante algum tempo, os “padrinhos” dos 58 novos alunos, desde o 6º ano até ao 12º ano, para que, desde o primeiro dia, os novos estudantes se sintam em casa e criem vínculos de amizade.
Por outro lado, em função dos níveis de ensino, serão propostas diferentes atividades pelos diretores de turma, pela COP e pelos funcionários da “Vie scolaire”.
Balanço da orientação dos "Bacheliers" 2021 e perspectivas para o futuro

Balanço da orientação dos "Bacheliers" 2021
O balanço da orientação dos licenciados em 2020 - 2021 é, tal como nos anos anteriores, satisfatório.
Os quadros que se seguem fornecem elementos objetivo que permitem traçar um balanço satisfatório
Destino geográfico
Cursos escolhidos
Opções válidadas em Portugal
Estas informações permitem extrair vários ensinamentos:
- A maior parte dos nossos alunos continua os seus estudos em Portugal, mais particularmente no PORTO (29 dos 40 estudantes!), mas são ainda numerosos a partir para França. Entre eles, numerosos alunos portugueses optam efetivamente por ir para França, geralmente em excelentes cursos. Dois deles beneficiam, durante cinco anos, de uma prestigiosa Bolsa-Excelência-Major. Os nossos alunos continuam a ser numerosos a partir para o estrangeiro, o que sublinha a particular apetência destes sistemas educativos para os alunos oriundos dos liceus franceses do estrangeiro.
- As opções de orientação são muito variadas, mas surgem facilmente dois grandes tipos de orientação:
- Engenharia (23 alunos)
- Economia-Direito-Gestão (33 alunos)
Estas duas vias representam 70% das escolhas dos nossos alunos.
- Os resultados da orientação em Portugal são muito satisfatórios : Na sequência da anulação das provas do baccalauréat no contexto da crise sanitária, os liceus franceses de Portugal, com a ajuda da Embaixada de França, obtiveram da CNAES (Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior) e do Secretario de Estado do Ensino Superior
- A manutenção de vagas autonomas variáveis para cada curso em função do número máximo de lugares obtidos nos últimos três anos,
- A que se juntaram, para fazer face ao aumento do número de alunos dos liceus franceses de Portugal, dois vagas adicionais por cursos.
- Estas vagas adicionais foram reservados exclusivamente aos alunos das escolas secundárias francesas que não competiram, portanto, com alunos de outros sistemas educativos que cancelaram os exames nacionais.
Quase um em cada dois estudantes obteve o seu primeiro desejo, nove em cada dez obtiveram um dos seus três primeiros desejos. É conforme com os resultados dos anos anteriores e muito satisfatório!
O impacto da reforma das modalidades de avaliação do baccalauréat nas condições de acesso ao ensino superior em Portugal nos próximos anos.
A supressão das provas comuns do baccalauréat em benefício da avaliação contínua põe em causa as condições de candidatura de alguns dos nossos alunos a certos cursos universitários em Portugal que exigem a apresentação de uma ou várias notas de exame (Português, três provas de Ingresso para medicina).
Tal como fizeram com a geração anterior, os liceus franceses de Lisboa e Porto, com o apoio da Embaixada de França e da AEFE e a ajuda dos representantes dos pais dos alunos e da associação de pais dos alunos, iniciaram discussões com as autoridades portuguesas para encontrar uma solução satisfatória para o futuro.
Foram já tomadas três medidas:
- Em primeiro lugar, foi feito à CNAES o pedido de uma «moratória» para os alunos atualmente no 1ère e Tle, a fim de ter em conta, tal como no ano passado, as incidências da crise sanitária no desenrolar dos exames. Estamos otimistas quanto à obtenção de satisfação, tendo em conta a qualidade da relação com a CNAES de que dá provas e as disposições que aceitou para os nossos alunos do ensino secundário em 2021.
No entanto, por precaução e para antecipar uma eventual resposta negativa da CNAES, uma preparação específica do exame de Português (no Tle desde 13 de Setembro) e de Ciências da Vida e da Terra (Biologia no 1ère, a partir de 28 de Setembro) foi criada para permitir aos alunos voluntários prepararem-se. - O segundo passo consiste em pedir o reconhecimento da avaliação contínua como equivalente a uma prova de ingresso; estamos perfeitamente conscientes de que esta hipótese, que seria a mais simples, tem, no entanto, poucas hipóteses de ser aceite pelas autoridades portuguesas.
- É por isso que a nossa abordagem prioritária, já muito empenhada, consiste na criação de um exame específico, certificado pela Embaixada de França e aceite pelas autoridades portuguesas:
Este trabalho é atualmente realizado em concertação com o liceu francês de Lisboa, a AEFE, a Embaixada de França e com o apoio da associação de pais de alunos (para definir, por exemplo, as bases jurídicas de uma tal proposta junto da CNAES e do Ministério da Educação português).
Estes exames incluiriam:
- No 1ère/11ºano, as especialidades abandonadas (SVT, PC, matemática 16 e 17, SES)
- No Tle/12º ano o português
Estas provas seriam organizadas nas condições habituais de um exame (enunciado escolhido na “Banque Nationale des Sujets” ou colocado à disposição pelos corpos de inspecção da Educação Nacional francesa, anonimato das cópias e mistura das cópias entre corretores, comissão de harmonização das notas). Em breve serão organizados intercâmbios nos dois liceus com os professores para preparar as sessões de exame. Um extrato de nota «oficial» carimbado pela Embaixada da França seria em seguida apresentado.
Estamos determinados e confiantes, como temos estado a fazer com os nossos finalistas de 2021, em encontrar uma solução favorável para os nossos futuros finalistas e demonstrar que o LFIP continua a ser uma via de excelência para preparar o futuro dos vossos filhos.
Ciências aplicadas
Trabalhos práticos em Físico-Química
Apesar do uso da máscara continuar a ser obrigatório, os nossos alunos voltam a ter a possibilidade de realizar experiências nas aulas práticas. Assim, os alunos de 11º ano, que optaram pela disciplina de físico-química, começaram a estudar o tema “medição da velocidade das ondas ultrassónicas e propriedades das ondas periódicas”.
Saída pedagógica - 12º ano
Uma vez que muitos alunos não efetuaram qualquer viagem pedagógica nos últimos dois anos letivos, decidimos organizar uma saída para uma turma que estuda Biologia , durante dois dias, à Quinta do Mirante, em Castelo de Paiva, perto da zona de Vila Nova de Foz Côa, muito conhecida pelas figuras rupestres. Esperamos que esta viagem os motive para melhor enfrentarem os meses que se aproximam, nomeadamente com a chegada do “Baccalauréat”.
Lançamento dos “Lápis ecológicos”
Os eco-delegados do 12º ano prepararam um vídeo para promover a utilização dos “lápis ecológicos”.
Juntos por uma pedagogia responsável, solidária e cívica.
Atividades extracurriculares (AES)
Ainda há algumas vagas disponíveis
Para além das atividades pedagógicas, os nossos alunos têm a possibilidade de realizar atividades extracurriculares, que decorrem ao final do dia, durante o ano letivo, ou durante os períodos de férias. Estas atividades são da responsabilidade de profissionais reconhecidos e apreciados pela qualidade do seu serviço prestado.
Para além das atividades lúdicas (criativas e físicas), o apoio na realização dos trabalhos de casa permite aos alunos (alguns com dificuldades escolares) um ensino mais personalizado.
Estas atividades são, frequentemente, uma oportunidade para os alunos darem asas à sua imaginação e descobrirem novos talentos. Por outro lado, os pais que têm agendas muito preenchidas podem deixar os seus educandos na escola, para além do horário escolar, em segurança, enquanto realizam atividades que lhes permitem prolongar o desenvolvimento pessoal, num ambiente agradável.
Propomos várias atividades:
- “Garderie”;
- Artes Plásticas, bricolage artística, cinema-fotografia, design culinário, Maker, robótica;
- Dança (ballet, danças africanas, We Dance), música (iniciação e formação musical, instrumentos, coro, orquestra), mandala-Yoga, teatro;
- Apoio ao estudo/realização dos trabalhos de casa (primária, collège e lycée), Yscience, xadrez;
- Basquetebol, esgrima, expressão corporal, futebol, judo, karaté, natação, patinagem, TAG rugby, ténis de mesa.
Ainda temos algumas vagas para o rugby, as danças africanas e o design culinário. Não hesitem em consultar o site FR/PT do LFIP, onde poderão encontrar todas as informações relativas às atividades e aceder à plataforma Eduka, para consultar os horários e inscrever os vossos educandos.
Para qualquer informação adicional, podem entrar em contato com a Sra Mª del Mar Sangiao.
Ateliê “Bricolage Artística"
No ateliê de Bricolage Artística, no âmbito das atividades extracurriculares, os alunos começaram a trabalhar com pasta de papel (papel, água e farinha), com o objetivo de criar máscaras e bonecos, que serão depois pintados pelos alunos nas aulas seguintes.
De mão dada com o desporto
Quem conheceu a Escola Francesa lembra-se certamente de que, há cerca de uma década, não éramos muito competitivos no mundo do futebol, quando comparados aos outros estabelecimentos escolares.
Desde então, tudo mudou. O LFIP ganhou o prémio de "mente sã em corpo são".
Podemos orgulharmo-nos de alguns dos nossos feitos, como por exemplo o facto de sermos imbatíveis no futebol e no basquetebol.
Talvez entre os jovens jogadores de futebol da equipa do pré-escolar possamos vir a descobrir futuros campeões.
Muitos encarregados de educação também praticam desporto. Se quiserem fazer parte de uma das equipas de futebol, Running trail ou Padel do LFIP, por favor, contactem Telmo Ferreira
Resumidamente...
Eleições para o Conselho de Estabelecimento e Conselho de Escola
As eleições dos representantes dos pais no Conselho de Escola e Conselho de Escola do Lycée Français de Porto decorrerão, por via eletrónica, de quinta-feira, 7 de outubro (8h00) a sexta-feira, 8 de outubro (14h00). Será enviado um email, aquando da abertura da votação, indicando o procedimento a seguir para participar nessas eleições.
Os quatro representantes dos pais dos alunos no Conselho de Estabelecimento são eleitos por escrutínio de lista, em representação proporcional e pelo mais forte resto. Cada lista é composta por quatro titulares e quatro suplentes. Do grupo de representantes, serão escolhidos dois encarregados de educação de alunos do collège/lycée para participar no Conselho do 2de Degré, instância do Secundário, consultada trimestralmente, antes da reunião do Conselho de Estabelecimento.
Os 15 representantes dos encarregados de educação no Conselho de Escola são eleitos por escrutínio de lista, em representação proporcional e pelo mais forte resto.
O Conselho de Estabelecimento do LFIP é uma assembleia tripartida onde têm assento: a direção do Liceu, o Conselheiro Cultural junto da Embaixada Francesa, em Portugal, seis representantes dos funcionários, seis representantes dos encarregados de educação e dois dos alunos.
O Conselho de Estabelecimento tem, por um lado, competência deliberativa no que concerne à adoção do Regulamento Interno do estabelecimento e, por outro lado, pode emitir o seu parecer relativamente, entre outros, à evolução do seu projeto pedagógico e à organização do calendário escolar.
Além disso, o Conselho de Estabelecimento pode ser consultado sobre todas as questões que interessam à vida do estabelecimento e é informado sobre o orçamento e a gestão financeira.
O Conselho de Escola é instaurado em todo o estabelecimento que inclua o ensino da primária colocado sob a responsabilidade de um diretor de escola. Reúne-se, pelo menos, uma vez por trimestre, para deliberar e dar o seu parecer sobre o Regulamento Interno, a organização do calendário escolar e o funcionamento da escola.
Circulação nas imediações do LFIP
Em várias cidades, a circulação nas imediações dos estabelecimentos escolares é problemática. Além disso, muitas vezes, decorrem trabalhos na via pública, o que dificulta ainda mais a vida daqueles que por aí se movimentam.
Apesar de os trabalhos na rua Gil Eanes (na rua onde se situa o LFIP) só se realizem durante as férias de “Todos os Santos”, há também trabalhos a decorrer na via Marechal Gomes da Costa, o que torna atualmente ainda mais complicado o estacionamento e a circulação nas imediações do nosso estabelecimento escolar.
É compreensível que os pais queiram deixar/vir buscar os filhos perto da escola. Todavia, convém ter em conta que não podem criar transtornos aos outros cidadãos que circulam nessa mesma zona.
Se chegarem mais cedo ao LFIP, de manhã e à tarde, se estacionarem um pouco mais longe, se cumprirem as regras de circulação, mostrando civismo e paciência para com os restantes cidadãos que circulam no mesmo espaço, poderemos ultrapassar este período com alguma tranquilidade.
Informações sobre as obras que estão a decorrer no bairro Marechal Gomes da Costa.