LETTRE D'INFORMATION Nº21 - JULHO 2021
Sumário
Covid "2ª temporada": Final de um ano ainda muito atípico
- Entre coragem e resiliência: Parabéns a todos!
- Excelentes resultados, uma vez mais, nos exames de DNB e “Baccalauréat”
Escola em Desenvolvimento Sustentável
- A Semana Verde
- Certificação E3D nível 3
- A horta dos alunos do Ensino Pré-escolar
- Os alunos da MS (4 anos) visitam o lago do LFIP
- As primeiras colheitas dos alunos da Primária
- Resumo da produção da Central Fotovoltaica
- Reciclagem das rolhas de cortiça
- Projeto ANST
Quadro de Referência das Competências Numéricas (CRCN)
Macrofotografia pelos alunos do 8º ano
Saúde e Cidadania
- Planeamento familiar
- Prevenção e combate ao assédio
Resumidamente...
- Serviço AES
- Espírito futebol ativo e solidário : Retoma dos treinos - Todos juntos e solidários com o Gustavo
- Cor das letras da entrada
Covid "2ª temporada": Final de um ano ainda muito atípico
Entre coragem e resiliência: Parabéns a todos!
Toda a Comunidade escolar, independentemente da idade, demonstrou ser muito resiliente para ultrapassar, com coragem e sucesso, esta “Temporada 2” da Covid 19.
Entre confinamento, ensino híbrido, abertura e encerramento escalonados, implementação de novas medidas sanitárias, este ano letivo, sem saídas pedagógicas nem viagens escolares, ficou reduzido à prioridade pedagógica e terá sido, para muitos, angustiante e tenso. Resta-nos esperar, graças às vacinas e ao declínio da pandemia, que o próximo ano letivo permita retomar com entusiasmo a vida coletiva no nosso estabelecimento!
Excelentes resultados, uma vez mais, nos exames de DNB e «Baccalauréat»
Se habitualmente o 9º, o 11º e 12º anos já são estressantes para os alunos, este ano da “Covid: Temporada 2” terá sido muito difícil para todos. Ao longo de um ano incerto e atípico, alunos, pais e professores tudo fizeram para minimizar ao máximo o impacto das reviravoltas que foram acontecendo.
De qualquer forma, os esforços não foram em vão, pois 98,88% dos alunos do 9º ano obtiveram o “Diplôme National du Brevet” e 100% dos alunos de 12º ano obtiveram o “Baccalauréat”. Estamos muito satisfeitos por ter sido possível organizar a cerimónia de entrega dos diplomas, com regras menos restritivas do que as do ano passado, permitindo, assim, que os pais estivessem presentes. Todavia, a tradicional festa que tem lugar após a cerimónia não se realizou. Esperamos que seja possível realizá-la no próximo ano.
Parabéns a todos pela vossa tenacidade face às adversidades. Boa sorte a todos os nossos jovens que terminam o Ensino Secundário e que vão, a partir de agora, prosseguir a sua aventura de estudantes no Ensino Superior em Portugal, em França ou em outros países.
Escola em Desenvolvimento Sustentável (E3D)
Certificação E3D nível 3
Os estabelecimentos escolares que adotaram uma abordagem de Desenvolvimento Sustentável têm vindo a aumentar.
As equipas pedagógicas têm, com efeito, implementado cada vez mais projetos relacionados com os conteúdos das disciplinas. A colaboração com alguns parceiros reforça estas ações pedagógicas.
A partir deste momento, os estabelecimentos podem solicitar a certificação E3D Nível 1.
Posteriormente, segue-se o aprofundamento, implementando estratégias que envolvam um público mais vasto. Os eco-delegados tornaram-se verdadeiros atores do processo e os pais começaram igualmente a aderir. Além disso, divulgamos todas as ações realizadas. Foi neste contexto que obtivemos, em 2018, a certificação E3D nível 2 (válida por 3 anos), concedida pela Academia de Toulouse.
Por fim, quando a abordagem realizada se torna mais especializada, fazendo parte integrante da gestão do estabelecimento (tendo conduzido a alterações no funcionamento da escola), os planos de ações sustentáveis são claramente identificados e cobrem um vasto leque de objetivos relacionados com o Desenvolvimento Sustentável definidos pela ONU. É neste contexto que o estabelecimento poderá solicitar a obtenção da Certificação E3D nível 3. Foi exatamente o que fez o LFIP, com sucesso, pois recentemente fomos informados sobre a validação do nosso dossiê.
A Semana Verde
Apesar das restrições devido às condições sanitárias, a tradicional “Semana Verde” realizou-se. Do “Minuto Verde” à nova proposta de reciclagem de rolhas de cortiça, da Cantina “sem resíduos” nem garrafas de plástico, a nossa comunidade escolar, mais uma vez, aderiu e tem realizado esforços para reduzir ações com impacto negativo junto do meio ambiente.
A horta dos alunos do Ensino Pré-escolar
Os alunos da PS (3 anos) aproveitaram o bom tempo da Primavera para plantar flores, feijões e outros vegetais, na horta do LFIP.
Os alunos da MS (4 anos) visitam o lago do LFIP
Os alunos da MS (4 anos) foram explorar o lago do LFIP: rãs, nenúfares, flores e insetos … Despertar a curiosidade dos alunos, aproveitando o ambiente que os rodeia, é o objetivo desta iniciativa!
As primeiras colheitas dos alunos da Primária
Os alunos do 2º ano plantaram morangueiros. Uns raios de sol e um pouco de chuva bastaram para se deliciarem com os morangos biológicos…
Resumo da produção da Central Fotovoltaica
Os professores de ciências realizaram estudos estatísticos para acompanhar, em tempo real, os dados relativos à produção dos 127 painéis solares, instalados no telhado do edifício B. Entre julho de 2020 (quando a central começou a funcionar) e janeiro de 2021 (tendo em conta a meteorologia e as férias), o LFIP economizou, no total, 37% nas suas faturas de eletricidade (ou seja, +/- 10.000 €).
Reciclagem das rolhas de cortiça
Os eco-delegados instalaram 4 pontos de reciclagem de rolhas de cortiça no recinto do LFIP (entrada principal, pavilhão de acolhimento, edifício E e edifício D).
Não hesitem em depositar as vossas rolhas no LFIP…
Projeto ANST
No âmbito do projeto ANST («ACT Now Save Tomorrow»), três estudantes de engenharia, de nacionalidade francesa, membros da associação “Talents for Futur”, percorreram de bicicleta a Península Ibérica (4000km) e realizaram etapas em liceus franceses (Málaga, Lisboa, Bilbao, …) que ficavam a caminho. O LFIP teve o privilégio de os receber durante a última semana do mês de maio.
Aproveitaram para realizar ações de sensibilização, sobre o clima e a energia, junto de grupos de alunos de vários níveis, da primária até ao secundário.
Apresentaram a situação atual no que diz respeito ao consumo de energia e, em seguida, propuseram um jogo que permitia entender o efeito “bola de neve” das causas e efeitos, que tem início em atividades humanas e termina com o aquecimento global.
Por fim, abordaram diferentes soluções para reduzir o consumo de energia e avançar para a “neutralidade do carbono”.
Graças a estes três estudantes de engenharia altamente qualificados, os nossos alunos tiveram a sorte de participar no projeto ANST e aprenderam muito sobre o planeta e o nosso modo de vida. Como era expectável, gostaram muito da interatividade desta experiência.
- Facebook: projeto ANST (https://m.facebook.com/ProjetANST)
- Instagram : projet_ANST (https://www.instagram.com/projet_anst/)
- Site internet : https://projetanst.wixsite.com/website
Quadro de Referência das Competências Digitais (CRCN)
As competências digitais são um elemento essencial do percurso escolar, de inserção no mundo profissional e da vida numa sociedade cujo ambiente tecnológico está em constante evolução.
O CRCN é uma ferramenta de posicionamento e de certificação que visa facilitar a mobilidade dos alunos, estudantes e profissionais.
Está organizado em cinco áreas (informações e dados, comunicação e colaboração, criação de conteúdos, proteção e segurança, ambiente digital) e propõe oito níveis desde a Primária até à Universidade (bem como em contexto de formação para adultos).
Em articulação com os programas e a base comum de conhecimentos, de competências e de cultura, o LFIP propõe uma formação para as competências digitais que é objeto de uma certificação, emitida pela plataforma “PIX”, aos alunos de 9º e 12º anos. As certificações PIX atestam o perfil de competências digitais (certificado e reconhecido pelo Estado Francês) e são uma mais-valia aquando da realização de estágios e para a inserção profissional em geral.
As certificações obtidas no LFIP são mencionadas no dossiê escolar do aluno (e a conta PIX é mantida em caso de mudança de estabelecimento no sistema de ensino francês).
Por outro lado, fora do ambiente escolar (para qualquer pessoa a título individual) a plataforma PIX permite a todos, gratuitamente, avaliar o seu nível de conhecimento em competências digitais.
Macrofotogrfia dos alunos de 8º ano
Os alunos do 8º ano realizaram um trabalho digno do National Geografic, de macrofotografia, de acordo com uma técnica de base da fotografia, a “Regra dos Terços”.
Recorde-se que esta técnica consiste em dividir o quadro em 9 retângulos iguais, traçando duas linhas horizontais e duas linhas verticais. Parte-se, depois, do princípio que, ao posicionarmos os pontos de interesse da cena ao longo dessas linhas (ou dos seus pontos de interseção), as imagens serão mais equilibradas e harmoniosas ao olhar do espectador.
Saúde e Cidadania
Intervenção sobre Planeamento Familiar – 8º e 10º anos
Durante o mês de maio, no âmbito do CESC e do programa de Biologia (relacionado com o “Planeamento familiar” e a “Educação para a sexualidade”), os alunos do 8º e 10º anos receberam a visita da professora Teresa Tomé, docente da Escola de Enfermagem do Porto, doutorada em Bioética.
Este tipo de iniciativa, que desenvolve e consolida os conhecimentos dos adolescentes, visa, por um lado, sistematizar os conhecimentos biológicos e fisiológicos sobre o corpo, a redução dos riscos ligados à sexualidade (gravidez indesejada, infeções sexualmente transmissíveis, violência, …). Por outro lado, visa conduzir à reflexão e à tomada de consciência individual (ou coletiva) relativamente à identificação de comportamentos sexistas, estereótipos e rejeição de preconceitos.
Assédio
No âmbito do CESC, a Srª Leonor Costa, membro da Unicef Portugal, interveio junto dos alunos do 6º ano para abordar o tema “Assédio”. Quer seja verbal, quer seja físico, ou através das redes sociais, o assédio surge na vida das vítimas de forma disfarçada e, silenciosamente, vai ganhando cada vez mais força.
Através desta intervenção, pretendia-se prevenir e identificar situações de assédio, para avaliar os efeitos nefastos, antes de definir meios de atuação para cuidar das vítimas e responsabilizar os agressores.
Resumidamente...
Serviço AES
Para além das atividades pedagógicas, as Atividades Extraescolares (AES) que propomos ao final do dia, ao longo do ano letivo, ou durante as férias, são da responsabilidade de profissionais reconhecidos e apreciados pela qualidade do seu trabalho.
Além das atividades lúdicas (criativas ou físicas), o estudo acompanhado e a ajuda na realização dos trabalhos de casa permitem que alguns alunos (por vezes, com algumas dificuldades escolares) tenham o apoio de profissionais de forma mais personalizada.
Geralmente, as AES são para muitos alunos uma possibilidade de dar asas à sua imaginação ou de descobrir novos talentos. Por outro lado, para inúmeras famílias, com agendas muito preenchidas, oferecem a possibilidade de encontrar tranquilidade, sabendo que, para além do horário escolar, o (s) seus (s) educando (s) está (ão) em segurança e a participar em atividades que prolongam o desenvolvimento pessoal num ambiente acolhedor.
As inscrições são feitas exclusivamente online, através do portal EDKA, (excetuando para o grupo coral que é gerido diretamente pela professora Isabel Girão).
Para qualquer informação adicional, a partir do próximo ano letivo, por favor, contacte Mª del Mar Sangio Carvalho, a nova coordenadora das atividades extraescolares.
Espírito futebol: Ativo e solidário
Retoma dos treinos
Foi com imensa alegria que, depois de um longo período de confinamento, em que os treinos decorreram diante dos computadores e dos tablets, os alunos do Ensino Pré-escolar e da Primária (bem como a equipa dos pais), retomaram os treinos no campo de futebol do LFIP.
Sempre com grande satisfação e orgulho, os nossos treinadores partilham regularmente com a comunidade escolar alguns momentos dos treinos.
Vejam os vídeos : Treino em casa, Quem é o melhor?, Pais - Canal11 (Jogo França -Portugal Euro)
Todos juntos e solidários com o Gustavo
Podemos repetir uma vez mais se for preciso: Nós formamos uma bela Comunidade solidária e generosa.
A equipa de futebol constituída por pais de alunos e a APALFIP tiveram recentemente conhecimento do caso do pequeno Gustavo. Este jovem futebolista, que tem 8 anos, membro do Boavista Futebol Clube, sofre de mielite, doença rara que há pouco tempo lhe deixou as pernas dormentes e o obrigou a abandonar a sua paixão.
Juntos, leiloaram o fato de treino do LFIP para ajudar os pais do Gustavo a financiar o tratamento difícil e dispendioso. Paralelamente, a Equipa de Futebol dos Pais, com o apoio do treinador do FCP, uniu esforços para oferecer a t-shirt do LFI, aquando da venda em leilão.
Após estas iniciativas, que tiveram lugar no início do mês de maio, foram arrecadados 1333,50€ que serão, em breve, entregues na totalidade à Clínica de reeducação onde o Gustavo é tratado. Fazemos votos para que esta ajuda contribua para a rápida recuperação do Gustavo e que possa voltar rapidamente aos treinos. Por este gesto, a Equipa dos Pais foi mencionada num artigo do jornal “A Bola”.
Juntos fazemos a diferença: Juntos somos uma família
Para mais informações:Facebook por "A jornada do Guga"
Há algumas semanas, o LFIP começou a partilhar fotografias no Instagram. Para quem acha que uma imagem diz mais do que mil palavras, este novo meio de comunicação pode ser uma alternativa para acompanhar o que se passa no LFIP.
https://www.instagram.com/lfip.porto/
Cores das letras dos cubos da entrada: brancas ou coloridas?
Recentemente, foi realizada uma sondagem, através da nossa página de facebook, junto da nossa comunidade escolar, sobre as cores das letras dos cubos “ECOLE FRANÇAISE” da entrada do LFIP. Originalmente brancas, foram depois pintadas de diferentes cores, antes de voltarem à cor inicial.
O resultado desta sondagem dá conta de uma preferência: 565 votos para as letras brancas e 660 para as letras coloridas! Esta sondagem mostra claramente o afeto, não sem nostalgia, que os antigos alunos e os pais têm pela nossa escola quase sexagenária!