Passar para o conteúdo principal
Aefp

Planta fotovoltaica

Registros de produção

Nosso compromisso com a energia fotovoltaica

Em setembro de 2019, o Conselho de Administração da Associação Marius Latour, que gere o LFIP, em concertação com a direção, assinou um acordo de colaboração com a empresa francesa Voltalia (com sede no Porto).
 
Este contrato permitiu a instalação, na cobertura do edifício do ensino secundário, de uma central com 246 painéis fotovoltaicos que, desde julho de 2020, produz 100 kWh (nas melhores épocas), o equivalente à potência de 100 micro-ondas.
 
Este projeto, que é lucrativo para as duas empresas, não teve custo para o nosso estabelecimento, já que a empresa Voltalia ofereceu os painéis solares e a respetiva instalação, em troca de 50% do valor da economia de energia realizada, durante 8 anos (retirado da produção que lhe cedemos). No final do prazo, a eletricidade que não seja utilizada (principalmente durante as férias) será vendida ao gerente da rede elétrica pública.
 
Entre julho de 2020 (quando o projeto entrou em funcionamento) e janeiro de 2021 (tendo em consideração o clima e os feriados), alcançámos uma economia geral de 37% nas nossas faturas de eletricidade (ou seja, +/- € 10.000) e 33% no nosso consumo proveniente da rede pública.
 
Esta poupança é importante para uma organização sem fins lucrativos como a nossa; essa poupança será reinvestida na compra de material pedagógico para os nossos alunos.
 
Esta ação responde aos seguintes ODS:

  • 7: Energia limpa e acessível
  • 9: Indústria - Inovação - Infraestrutura
  • 12: Consumo e produção responsáveis
  • 13: Luta contra as mudanças climáticas
  • 17: Parcerias para o cumprimento de metas

A central de produção