LETTRE D'INFORMATION Nº25 - FEVEREIRO 2022
Sumário
Editorial
- Depois da variante Delta, veio a Omicron
Preparar o futuro
- Pais de futuros alunos de PS (3 anos) visitam o LFIP
- Atividade “Fotolinguagem”
- Escape Game sobre as profissões (alunos de 6º e 7º anos)
- Apresentação (por videoconferência) do Ensino Secundário no LFIP e do Ensino Superior
- Fórum das profissões: adiado para o dia 8 de abril
- Sessões "Vamos falar sobre Orientação!”
Aprender através da expressão e da comunicação
- Os alunos do Pré-escolar aprendem enquanto brincam
- Atividades lúdicas e de leitura com Pierre-Yves Jacquet
- Ateliês literários com Bernard Friot
- «Journaliste en herbe» para a revista Baïka
Construir a cidadania
- Começar a compreender as implicações climáticas desde tenra idade
- OPOMUN
- Prevenção do assédio
- Visita dos alunos do 4º C à LIPOR
- Da igualdade de género à igualdade profissional, a AEFE está empenhada!
A arte da criação artística
- Workshop musical para os alunos de GS (5 anos)
- “A tarde de um foehn” no teatro Rivoli
- Projeto “Porto, a minha cidade” pelos alunos do 2º ano
- Combinar a Pintura e a Música
- Na corrente de água
O Carnaval na Primária
Diversos
- Instalação de um desfibrilador junto à enfermaria
- Concerto de rock
- Distribuição de rosas no Dia de S. Valentim
- O futebol no LFIP 2012-2022!!
Editorial
Depois da variante Delta, veio a Omicron
Se as «Lettres d´information» do LFIP são um testemunho daquilo que acontece no nosso estabelecimento, não podemos deixar de dar conta da reviravolta que se verificou durante o Inverno.
As medidas sanitárias e técnicas que haviam sido implementadas pelo LFIP, desde o início da pandemia (há dois anos), nunca foram suspensas. Segundo as estatísticas oficiais, até poderíamos esperar um «final de crise à vista” que nos permitiria voltar às condições de trabalho e de convívio próximas do normal.
Porém, sem contar, surgiu a variante Omicron, que veio contrariar todas as previsões!
No pico do Inverno (durante os meses de janeiro e fevereiro) e no auge desta nova vaga (como aconteceu com toda a sociedade portuguesa e europeia), fomos confrontados com vários casos positivos (através de testes realizados internamente no LFIP ou por iniciativa própria) e casos de contacto, que também se viram forçados a ficar em isolamento para interromper a cadeia de transmissão.
Escusado será dizer que, durante este período, toda a comunidade do LFIP, já exausta dos dois anos de pandemia, teve de redobrar esforços para manter o rumo.
Tudo fizemos para continuar a implementar medidas que permitissem o ensino híbrido (presencial e por videoconferência), por um lado, pois, muitas vezes, o número de alunos presentes na sala era reduzido para metade; por outro lado, reorganizámos os horários para assegurar, contando sempre com a boa vontade da equipa docente, a continuidade pedagógica, substituindo os professores positivos (e doentes) que não se encontravam em condições de assegurar as aulas.
Apesar dos belos dias de Inverno, frios, mas com sol, o ambiente que se viveu foi peculiar, sombrio e cinzento. Todavia, todos tentaram arranjar motivação para ultrapassar esta fase, convencendo-se de que esta pandemia acabaria por desaparecer. Foi difícil aguentar, foi preciso aguardar pacientemente pelos dias coloridos e alegres que tão bem caracterizam o LFIP.
Preparar o futuro
A maioria dos pais preocupa-se, desde muito cedo, com as opções que deverá tomar para garantir o melhor futuro aos filhos. A primeira opção está, normalmente, relacionada com a escolha de uma escola que melhor cumpra esse objetivo.
A tarefa não termina, no entanto, por aí, pois será preciso, posteriormente, apoiá-los enquanto constroem o respetivo projeto de Orientação, cuja implementação tem início, por parte da nossa equipa pedagógica, a partir do 6º ano.
Assim, propomos aos alunos um percurso definido para os levar, ao longo do 2º e 3º ciclos, a identificar as áreas que lhes interessam.
Quando ingressam no Secundário, estarão prontos para estruturar o respetivo projeto de Orientação e fazer as escolhas que lhes permitirão integrar, posteriormente, com sucesso, o curso que desejarem.
Pais de futuros alunos da PS (3 anos) visitam o LFIP
Como já vem sendo habitual, a Direção do LFIP propõe, durante o Inverno, aos pais de potenciais futuros alunos de Petite Section (3 anos), uma visita ao nosso estabelecimento. Assim, para além das informações que certamente já possuem (experiências pessoais ou de familiares e amigos, informações obtidas através da comunicação digital), os pais podem conhecer pessoalmente o espaço onde o seu educando poderá crescer e desenvolver-se (normalmente, durante 15 anos), antes de ingressar no Ensino Superior.
Atividade de “fotolinguagem”
No âmbito do percurso de Orientação Vocacional, a nossa Conselheira de Orientação e Psicóloga propõe regularmente aos alunos do 3º Ciclo e Secundário atividades de desenvolvimento pessoal e coletivo.
Em fevereiro, participaram numa atividade chamada “Fotolinguagem”. O objetivo é levar a que os alunos se sintam à-vontade para falar no seio de um grupo, promovendo processos associativos entre uma determinada imagem e a emoção vivenciada pela pessoa que é convidada a falar.
São abordados vários temas, como, por exemplo, a gestão do stress e das emoções.
ESCAPE GAME sobre a descoberta das profissões (alunos de 6º e 7º anos)
No âmbito do «Parcours Avenir», a Associação ModuleCom interveio, no final do mês de janeiro, junto dos alunos de 6º e 7º anos a fim de dar a conhecer o ambiente profissional, de forma lúdica, e incitar à reflexão.
Deste modo, os alunos participaram num Escape Game e começaram a descobrir as profissões, resolvendo enigmas de um inquérito policial.
Apresentação, por videoconferência, do Ensino Secundário, no LFIP, e do Ensino Superior
Todos os anos, organizamos reuniões para informarmos os pais dos alunos do 3º Ciclo e do Secundário sobre o nosso sistema de ensino e sobre o acesso ao Ensino Superior.
Assim, apresentamos, por um lado, as características do ensino no lycée (correspondente ao Ensino Secundário em Portugal), que permite aos nossos alunos prosseguir os estudos em universidades portuguesas, francesas ou em outros países; por outro lado, explicamos as etapas em que terão de ajudar os filhos a tomar as decisões mais acertadas durante a construção do projeto de Orientação, que conduzirá ao Ensino Superior.
Fórum das profissões: adiado para o dia 8 de abril!
Tudo parecia bem encaminhado para que o tradicional «Fórum das profissões” do LFIP se voltasse a realizar em fevereiro (após dois anos de interrupção). Infelizmente, a pandemia forçou-nos a adiar este evento para o dia 8 de abril de 2022.
Os alunos do 12º ano puderam, apesar de tudo, participar, no dia 19 de janeiro, no «Salon des Études» do Lycée Charles Lepierre de Lisboa (organizado por ocasião da Semana Nacional de Orientação).
Tiveram, assim, oportunidade de trocar impressões com representantes de 26 universidades e escolas que apresentaram os seus cursos, além do “Campus France”, especialista em acolher estudantes estrangeiros em França.
Sessões "Vamos falar sobre Orientação!"
As sessões «Vamos falar sobre Orientação», direcionadas, sobretudo, para os alunos de 11º e 12º anos, têm ocorrido regularmente no LFIP.
Para além das tradicionais apresentações sobre o Ensino Superior em França e em Portugal, os antigos alunos fazem regularmente intervenções para dar o seu testemunho junto dos alunos de 11º e 12º anos.
- Duplas licenciaturas de Sciences Po apresentadas por Mariana Abreu, antiga aluna do LFIP (finalista em 2017). A “Ecole de Science Po” é um estabelecimento de Ensino Superior de excelência, que atrai, todos os anos, vários alunos do LFIP.
- Os diferentes cursos nas áreas de: Economia/Gestão (França/Portugal).
- Os cursos científicos em França com o testemunho de Martin Creuze (antigo aluno do LFIP, finalista em 2020, frequenta o 2º ano na UTC em Compiègne) e o irmão Antoine (frequentou uma prépa PTSI e, depois, dupla licenciatura na área da Arquitetura, na ESTP - Supérieure des travaux Publics).
- Estudar numa prépa parisiense: Miguel Guimarães (finalista em 2021) explicou o que determinou as suas escolhas em matéria de Orientação, bem como o seu dia a dia numa prépa, as suas expectativas e a sua nova vida em Paris.
- Emma Lemière (finalista em 2020) apresentou a «Business School à francesa”. Está a frequentar o 2º ano na EDHEC (Campus de Nice). A nossa antiga aluna explicou o porquê das suas escolhas em matéria de Orientação, falou sobre a organização do curso numa escola post-bac, o ritmo de trabalho e o seu dia a dia enquanto estudante. Marianne Oliveira (finalista em 2000), de passagem pelo Porto, veio falar sobre a sua experiência enquanto aluna da ESSCA (Angers).
A aprendizagem através da expressão e da comunicação
Atividades lúdicas e de leitura com Pierre-Yves Jacquet
Pierre-Yves Jacquet, Professor primário, formador e um grande sonhador desde sempre, lecionou, durante vários anos, no LFIP, onde encantou várias gerações de crianças, contando-lhes histórias que semearam valores essenciais para o futuro.
De regresso a França, co-fundou a editora 26/22 , destinada aos mais jovens, associativa, local e eco-responsável, que visa “não só as crianças, mas também os pais, desenvolvendo obras belíssimas e inteligentes, com verdadeiro valor educativo, tudo local”.
Foi com grande alegria e satisfação que recebemos Pierre-Yves, que veio apresentar aos alunos do Pré-escolar e do 1º ano o seu primeiro livro intitulado “Os dois gigantes”.
Ateliês literários com Bernard Friot
Durante a semana de 17 a 21 de fevereiro, o LFIP acolheu o célebre autor de livros juvenis Bernard Friot.
Para grande alegria de toda a comunidade da Primária, o autor animou ateliês de leitura e de escrita para os alunos que estavam presentes em aula e, por videoconferência, para os alunos que estavam em isolamento em casa.
Os alunos do Pré-escolar aprendem enquanto brincam
É certo que vivemos na era do digital, todavia as coisas mais simples continuam a ser as mais agradáveis e as mais eficazes.
Que o digam os nossos alunos do Pré-escolar que tiveram oportunidade de adquirir as primeiras aprendizagens essenciais, jogando de forma muito simples (lançar um dado, contar para avançar no tabuleiro, às vezes a ganhar, outras vezes a perder), ou desenvolvendo o seu repertório vocabular, enquanto ouviam, compreendiam e contavam histórias …
«Journalistes en herbe » para a revista Baïka
Baïka é uma revista trimestral, para crianças de 8 aos 12 anos, que tem como temas principais a viagem, os países do mundo e a diversidade cultural. O conceito permite alimentar a curiosidade das crianças pelas culturas estrangeiras, oferecendo-lhes conteúdo, ilustrado e documentado, dando a palavra às crianças (francesas ou locais), que têm em comum o facto de crescerem num contexto multicultural. Três grupos de alunos do LFIP (do 4º, 5º e 6º anos) participaram na redação do 25º número Especial Portugal, tendo redigido três artigos -retratos de mulheres portuguesas: Patrícia Mamona, Joana Vasconcelos e Ana Moura.
Construir a cidadania
Começar a compreender as implicações climáticas desde tenra idade
Irina Gorodetskaya, meteorologista e climatologista polar, mãe de alunos do LFIP, interveio junto dos alunos do 1º ano, para apresentar os seus trabalhos de investigação científica, nas regiões polares e na Península Ibérica. Através de fotografias e de filmes realizados durante as expedições, a investigadora transmitiu um pouco do seu conhecimento aos nossos jovens alunos.
Através dos links abaixo apresentados poderá conhecer um pouco mais sobre o projeto “Antártico”, bem como entrevistas e reportagens recentes.
- (EN) http://www.cesam.ua.pt/?menu=8986&language=eng&tabela=post
- (PT) http://www.cesam.ua.pt/?menu=8986&tabela=post&language=pt
- http://atlace.web.ua.pt
- www.cesam.ua.pt/irinagorodetskaya
Prevenção do assédio
É sempre importante informar sobre os perigos e as consequências de certos comportamentos de assédio, que podem afetar o bem-estar dos nossos alunos. É por isso que o LFIP organiza regularmente sessões de apresentação e de reflexão sobre o tema. Desta vez, os membros da UNICEF Portugal intervieram, por videoconferência, junto dos alunos de 6º ano, para abordarem temas como “Os Direitos das Crianças” e a “Prevenção do assédio”.
OPOMUN Oporto Model United Nations
OPOMUN é uma conferência organizada pelo 15º ano consecutivo no Porto, onde os representantes das escolas secundárias do Porto, de Portugal (mas também do estrangeiro) debatem (sempre em inglês), seguindo o modelo das Nações Unidas, questões específicas de grande importância mundial e defendem os interesses dos países que eles representam durante o evento, sem nunca perder de vista o equilíbrio comum de um mundo globalizado.
Os MUN permitem que os participantes adquiram uma abordagem crítica de líderes e pensadores, com a esperança de que esta experiência lhes permita, talvez um dia mais tarde, agir num contexto de tomada de decisão justo e equilibrado.
Desde o dia 31 de janeiro, 14 alunos (de 11º e 12º anos da Secção Europeia – Economia e Ciências) começaram a preparar-se no CDI para intervirem nas diferentes comissões: Direitos do Homem, Conselho de Segurança, Assuntos Económicos e Sociais, Tribunal de Justiça e Organização Mundial de Saúde.
A OPOMUN decorreu nos dias 24 e 25 de fevereiro, ainda virtualmente (devido à Covid), e os nossos alunos defenderam, com orgulho, temas como:
-A proteção de dados privados na web;
- A situação dos direitos do homem (e das mulheres) no Afeganistão;
- O conflito russo-ucraniano;
- A edição genética;
- As reivindicações territoriais e as tensões no Mar da China meridional;
- As novas rotas marítimas (nomeadamente no Ártico).
Os alunos do 4º C visitam a LIPOR
Em meados do mês de fevereiro, os alunos do 4º ano, que pensavam já saber tudo sobre triagem e reciclagem, fizeram, na realidade, grandes descobertas aquando da sua visita ao centro LIPOR de Baguim do Monte. Assim, tiveram oportunidade de observar e aprender, entre outras coisas, que:
- Todos os dias, chegam ao centro 300 camiões de lixo (já devidamente separado pela população) ;
- Os resíduos não recicláveis são triturados na LIPOR e, depois, transferidos para a Maia, onde são queimados numa central que converte o seu vapor em eletricidade;
- Alguns resíduos, como lâmpadas, copos e outras cerâmicas possuem um circuito próprio de reciclagem;
- Os funcionários otimizam a triagem de papéis e plásticos (PEAD, PET …) antes de os compactar em blocos de 1m3 e o alumínio é, então, utilizado, entre outras coisas, para produzir carrinhos de supermercado;
- A LIPOR possui compostores para resíduos orgânicos (cascas de fruta e vegetais, cascas de ovos) que minhocas, caracóis, lesmas e outros micróbios transformam, ao longo de meio ano, em solo fértil, que depois é comercializado.
- Com cinco garrafas de plástico (de água) recicladas é possível produzir pulôveres e t-shirts em poliéster; se forem em maior quantidade, podem- se transformar em plástico duro para fabricar móveis de jardim.
Aproveitamos esta oportunidade para saudar e agradecer a todos os pais (muitas vezes as mães) que colaboram na supervisão dos alunos durante as saídas pedagógicas.
Da igualdade de género à igualdade profissional,
a AEFE está empenhada!
A AEFE sempre promoveu os valores de igualdade de género, não só no que diz respeito à educação dos alunos, mas também no que respeita à gestão dos seus colaboradores. Com o intuito de envolver os alunos do Ensino Secundário nesta iniciativa propôs, através da realização de um concurso de cartazes, que os jovens refletissem sobre as componentes de igualdade profissional (salários, equilíbrio vida privada-familiar/vida profissional, carreiras, assédio …).
Os alunos representantes no Conselho de Delegados participaram nesta ação (cujo resultado será revelado pela AEFE, no dia 8 de março de 2022, o Dia Internacional dos Direitos das Mulheres) e expuseram os respetivos trabalhos no edifício do collège /lycée.
A arte da criação artística
Workshop musical para os alunos do Ensino Pré-escolar
Os nossos alunos da GS (5 anos) trabalharam a competência “Agir, exprimir-se, aprender através das atividades artísticas” durante a participação no Workshop “Caixa de ritmos”, organizado pela Casa da Música.
Combinar a Pintura e a Música
Ver as crianças que participam no ateliê «Bricolage artística» a expressar a sua criatividade através da cor é sempre muito agradável. Quando há um acompanhamento musical, é ainda mais intenso e somos assolados por um misto de emoções.
Projeto “Porto, a minha cidade” – alunos do 2º ano
O objetivo do projeto «Porto, a minha cidade» é permitir que os alunos do 2º ano conheçam melhor a decoração e o património da sua cidade. Assim, visitam os principais monumentos portuenses e descobrem as figuras históricas mais emblemáticas.
Através de diferentes saídas pedagógicas, realizadas ao longo do ano, (Museu do carro elétrico, Casa do Infante, Casa da Música, …), em que a observação de diferentes tipos de arquitetura e a noção de espaço urbano também são valorizadas. Assim, a curiosidade e a sensibilidade artísticas das crianças vão despertando paulatinamente.
“A tarde de um foehn” no Teatro Rivoli
Um saco de plástico tem um tempo útil muito curto quando comparado com o tempo que demora a decompor-se por completo. É durante este longo período que, no meio de outros resíduos, o saco de plástico vive as maiores aventuras, levado por ventos e marés. E se nós, os humanos, pudéssemos, tal como saco de plástico, voar e atravessar livremente os oceanos, as montanhas e viver novas experiências sem qualquer entrave?
Trata-se de uma parábola, sobre o ar que respiramos, apresentada na peça “A tarde de um foehn” (da Companhia Non Nova). Utiliza um simples ventilador e sacos de plástico, como personagens, para traçar trajetórias no espaço. No âmbito de um dos seus projetos pedagógicos, os alunos do 1º ano, turmas C e D, tiveram oportunidade de assistir a este espetáculo.
Na corrente de água
No âmbito do projeto «Na corrente de água», realizado pelos alunos do 8º ano, em parceria com alunos de um estabelecimento de Haut de Seine (localizado nos arredores de Paris), no âmbito da Temporada França-Portugal 2022 , os vários intervenientes tiveram a sorte de participar em ateliês supervisionados por Rita Castro Neves, fotógrafa portuguesa, criada em França) e explorar o lado efémero e abstrato da água.
Referências: William Turner, Robert Smithson, Andy Goldworthy, Nils Udo, Richard Long, Hiroshi Sugimoto, Roni Horn e Mariele Neudecke.
O Carnaval na Primária
O desfile de Carnaval, tão apreciado por todos, teve novamente lugar, no dia 24 de fevereiro, após dois anos de interrupção e contou com a presença dos pais dos alunos.
O ambiente mais contido dos últimos longos meses desvaneceu-se e os alunos do Ensino Pré-escolar e da Primária viveram momentos mais descontraídos.
Aproveitamos para agradecer aos pais que, uma vez mais, demonstraram uma grande imaginação e criatividade na elaboração dos disfarces dos respetivos educandos.
Diversos
Instalação de um desfibrilador junto à enfermaria
O dia de S. Valentim coincide, em Portugal, com o dia do doente coronário, e não é por acaso. Em França, tornou-se obrigatório instalar um desfibrilador em cada estabelecimento de ensino. Assim, no dia 14 de fevereiro, o LFIP instalou um desfibrilador junto à enfermaria.
Em caso de urgência, em que cada minuto conta, a utilização deste tipo de aparelho pode ser vital para as vítimas de paragem cardiorrespiratória, pois, como sabemos, as hipóteses de sobrevivência diminuem entre 7% e 10% a cada minuto que passa e os serviços de urgência demoram, normalmente entre 8 a 11 minutos a intervir…
Sabendo que, segundo as estatísticas, as emergências cardiovasculares em escolas são raras (1/100.000 entre os alunos e 4/100.000 se tivermos em conta os adultos), esperamos que nunca seja necessário utilizar o nosso desfibrilador. No entanto, se for preciso prestar socorro a alguém, sabemos que estamos preparados para intervir.
Distribuição de rosas no dia de S. Valentim
Mostrar afeto por alguém, por vezes, não é fácil. Para auxiliar nesta tarefa, há vários anos que os alunos do CVL organizam, no dia 14 de fevereiro, uma distribuição de rosas.
Os interessados (alunos ou funcionários) podem participar nesta iniciativa, para declarar o seu amor (namorado (a), irmãos da Primária), ou, simplesmente, para provar a sua amizade ou agradecer a alguém.
Este ano, neste dia especial, foram distribuídas 475 rosas.
Concerto de rock
Para encerrar este período de aulas antes das férias de Carnaval, os alunos do grupo de rock, que ensaiam regularmente nas instalações do LFIP, atuaram, num mini concerto, à hora do almoço, para a nossa comunidade escolar
Pela primeira vez, o baterista foi uma baterista (Charlotte Bourdin, aluna do 9º C), e o público, composto por alunos e funcionários, apreciou bastante a prestação dos artistas.
O futebol no LFIP 2012-2022!!
Este ano, o futebol do LFIP celebra 10 anos de existência, repletos de amizade e de vitórias.
Durante estes anos, centenas de alunos quiseram fazer parte desta equipa para vestirem a camisola do LFIP, durante os treinos e em jogos disputados com outras equipas.
É nestes momentos de celebração, ao observamos a metamorfose destes pequenos jogadores (mas também da equipa dos pais), que tomamos consciência do tempo que passou e relembramos os bons momentos que vivemos juntos.
Muito obrigado a todos que têm dado vida a este projeto, que contribui, harmoniosamente, para unir pais e filhos e tem trazido cada vez mais notoriedade desportiva ao LFIP. Vamos apostar que, com a participação de todos, poderemos prolongar e manter por muitos anos esta bela aventura!