LETTRE D'INFORMATION Nº24 - DEZEMBRO 2021
Sumário
Aprendizagem através da experiência
- Os alunos do 4º ano visitam as escavações arqueológicas de Castro Romariz
- Semana das ciências (alunos do 2º D)
Como uma melodia
- Os alunos da MS (4 anos) descobrem o mundo encantado da música
- Os alunos do 3º ano realizam uma saída pedagógica à Casa da Música.
- Criação da Orquestra do LFIP
5ª semana dos liceus franceses do mundo e desenvolvimento sustentável
- Artigo sobre a abordagem ao desenvolvimento sustentável através do estudo e da representação da vida vegetal numa quinta portuguesa
- Certificação E3D nível 3
Cidadania e Solidaridade
- Reunião dos delegados e eco delegados da Primária
- "Breaking stereotypes"
- Visita de antigos alunos/Orientação
- Alunos da CVL se mobilizam para ajudar os órfãos
- Dia do pijama
- Mercado de Natal
Ambiente da quadra natalícia
- Noite dos duendes
- Mini-concertos (alunos do 1º ano)
- É Natal
Diversos
- Espetáculo de marionetas pelos alunos de MS (4 anos)
- Os ateliês da hora de almoço
- Informações sobre futebol
Aprendizagem através da experiência
Os alunos do 4º ano visitam as escavações arqueológicas de Castro Romariz
Após quase dois sem realizarem uma saída pedagógica, os alunos do 4º ano tiveram o prazer de descobrir as riquezas culturais de Portugal, ao visitarem a estação arqueológica de Castro Romariz (próximo de Santa Maria da Feira), habitada por diferentes povos, entre o século V A.C e o século I.
Semana das ciências (alunos do 2º D)
O Ministério do Ensino Superior, da Investigação e Inovação organiza todos os anos, durante o Outono, a “Festa da Ciência”, com o intuito de promover e estimular o interesse, bem como o entusiasmo pela ciência e as tecnologias, junto do grande público e, em particular, junto dos mais jovens.
Foi neste contexto que os alunos do 2º ano, com o material disponibilizado pelos nossos laboratórios do collège/lycée, durante a última semana do mês de novembro, tiveram oportunidade de participar em atividades de descoberta e realizar experiências de físico-química, que os surpreenderam e deixaram maravilhados.
Como uma melodia
Os alunos da MS descobrem o mundo encantado da música
Os alunos da MS (4 anos) viveram uma experiência muito original ao participarem no ateliê «Terra, Planeta encantado», proposto pelo Serviço Educativo da Casa da Música. É um conto musical, que conta a história de um simpático marciano que aterra no nosso planeta para aqui tocar uma estanha composição musical que descreve o seu mundo. Os humanos levam-no a descobrir as maravilhas do nosso planeta, que ele dará a conhecer, posteriormente, aos seus conterrâneos.
Os alunos que assistem ao espetáculo têm uma participação ativa e descobrem, assim, o mundo encantado da música.
Os alunos do 3º ano realizam uma saída pedagógica à Casa da Música
Durante o mês de dezembro, quase todos os alunos da Primária tiveram oportunidade de realizar uma saída pedagógica ou uma atividade diferente do habitual.
Os alunos do 3º ano assistiram a uma ópera visual, “La Balle rouge”, na Casa da Música.
É uma ópera visual sem palavras (que recebeu o European Yam Award) que apresenta, de forma comovente e poética, as diferentes fases da vida, e se adapta perfeitamente ao período natalício.
A música tem um papel fulcral nesta viagem, cujas personagens centrais são figuras geométricas em espuma que reagem como se de humanos se tratassem.
Os nossos alunos gostaram muito deste espetáculo.
Criação da orquestra do LFIP
Já tínhamos há vários anos um grupo coral, mas faltava-nos uma orquestra. Todavia, desde novembro, o LFIP já se pode orgulhar de ter a sua própria orquestra.
Todos os alunos que toquem um instrumento há pelo menos um ano (exceto, infelizmente, o piano) podem ensaiar à sexta-feira, pelas 13h, no edifício E (usando o seu próprio instrumento), para integrar a orquestra dirigida por um professor da Escola de Música do Porto.
Para qualquer informação/inscrição, por favor, contactem
direcao@colegiodemusicadoporto.com,
indicando o nome e a turma do aluno interessado.
5ª semana dos liceus franceses do mundo e desenvolvimento sustentável
De 29 de dezembro a 4 de dezembro, decorreu a 5ª edição da « Semaine des Lycées Français du Monde», subordinada ao tema « Arte, ciências e desenvolvimento sustentável : o ensino do francês para se preparar para o mundo de amanhã».
Durante esta semana, todas as zonas e estabelecimentos da rede escolar mundial tiveram oportunidade de dar a conhecer o que, no seu funcionamento e atividades, se insere nesta temática.
Artigo sobre a abordagem ao desenvolvimento sustentável através do estudo e representação da vida vegetal numa quinta portuguesa
Este ano, os alunos do 12º ano que estudam Biologia (SVT) e Artes Plásticas colaboraram na redação de um artigo subordinado ao tema “Desenvolvimento sustentável”, através de um estudo e representação da vida vegetal numa quinta portuguesa, e mais particularmente do conhecimento das plantas que dão flor e a domesticação de plantas produtivas e nutritivas.
Certificação E3D nível 3
Como anunciámos na nossa Lettre d’information nº21 de julho passado, obtivemos a certificação E3D nível 3 Expert. Recentemente, recebemos o diploma enviado pela Academia de Toulouse. Tudo nos leva a crer que, se a nossa equipa Eco Escola mantiver o excelente trabalho que tem vindo a realizar, poderemos, durante o Inverno de 2023, preparar uma vez mais um dossiê para renovar esta certificação.
Cidadania e Solidaridade
Reunião dos delegados e eco delegados da Primária
Os delegados e eco delegados (do 1º ao 5º ano) reuniram-se com o diretor da Primária no fim de novembro. Como qualquer representante eleito, empenhado e orgulhoso do seu cargo, cada aluno muniu-se do respetivo material: caneta, caderno e, sobretudo, as questões que tinham previamente abordado junto dos respetivos colegas de turma.
Juntos, abordaram diferentes temas: as regras de boa conduta entre colegas e as regras de circulação.
Os delegados levantaram uma questão importante: há muito plástico no recreio. Este tema será abordado no próximo conselho de delegados.
Após a troca de impressões, em que alguns alunos demonstraram alguma timidez e outros, pelo contrário, mostraram grande espontaneidade, decidiram pôr em prática algumas ações muito em breve.
"Breaking stereotypes"
Graças a uma abordagem transversal, os alunos do 12º ano (turmas A e B) realizaram, no âmbito das aulas de inglês, um vídeo para tentar acabar com certos estereótipos.
Visita de antigos alunos / Orientação
Nada como o contacto com antigos alunos para ajudar os nossos atuais alunos a fazer escolhas no que toca à orientação. A Antónia veio apresentar o curso Sciences Po, o Bernardo deu a conhecer a faculdade onde estuda engenharia, o INSA de Lyon e o Nathan falou da "Ecole 42". Os testemunhos de antigos alunos são preciosos para ajudar os alunos do 12º ano a definir o respetivo projeto de orientação.
Os alunos da CVL se mobilizam para ajudar os órfãos
Duas alunas do 12º ano, membros do CVL, que já tinham participado em outros eventos de solidariedade, organizaram uma recolha de brinquedos para o orfanato “Obra de Nossa Senhora das Candeias”
Os funcionários da Vida Escolar e outros alunos deram um importante contributo para este projeto.
Todas as manhãs, durante quatro dias, os alunos do CVL revezavam-se nas duas entradas do LFIP para recolherem brinquedos usados, que já não eram utilizados pelas crianças da escola, ou brinquedos novos que serão doados ao orfanato. A quantidade de brinquedos que conseguiram recolher ilustra o sucesso desta iniciativa e a adesão da nossa Comunidade Escolar.
Os alunos do CVL, que se dedicaram de corpo e alma a esta ação, estão muito orgulhosos por terem, assim, contribuído para ajudar crianças necessitadas.
Os alunos agradecem a toda a equipa que os ajudou, bem como a todas as famílias que generosamente contribuíram para esta causa.
Dia do pijama
O CVL (e através dele todos os alunos do LFIP), associou-se uma vez mais ao “Dia do Pijama”. Trata-se de uma ação de solidariedade (semelhante a “pièces jaunes” que decorre em França) que reverte a favor das crianças que, em Portugal, vivem separadas dos respetivos pais.
Os alunos que quiserem podem, simbolicamente, vir vestidos de pijama neste dia e oferecem um donativo. Os professores sensibilizam-nos para os objetivos desta causa.
Na Primária, com o intuito de tornar este compromisso mais ativo, foi distribuída aos alunos uma maquete de um mealheiro para recortar (folha A4). Aí poderão colocar um pequeno donativo.
Este ano, o “Dia do Pijama” permitiu angariar 3172,24€, que os alunos do CVL entregarão na totalidade à Associação “Mundos de Vida”.
Mercado de Natal
Durante a tarde de sábado, dia 27 de novembro, a APALFIP organizou o tradicional Mercado de Natal do LFIP.
Toda a Comunidade do LFIP foi convidada a participar e podia fazê-lo de três maneiras diferentes:
dispor de uma mesa (stand) para vender objetos ou comida e bebidas ; doar bens não alimentares para serem sorteados numa tombola ; fazer um donativo em dinheiro.
A totalidade do valor recolhido destina-se a ações de solidariedade do LFIP (Fundo de solidariedade do LFIP, compra de material didático ou desportivo para melhorar o dia a dia dos alunos,….).
Ambiente da quadra natalícia
Noite dos Duendes
Se perguntarmos aos alunos que chegam ao collège qual foi o melhor momento que viveram na escola primária, muitos responderão “A Noite dos Duendes”.
Na verdade, este encontro que tem lugar numa noite fria de Inverno simboliza para muitos um momento inesquecível, mágico e maravilhoso.
Nos tempos que correm, até os duendes do Pai Natal são perturbados pela pandemia e veem-se obrigados a alterar a sua atividade. No ano passado, não foi possível realizar este evento. Este ano, embora com um formato mais reduzido (as crianças não dormiram na escola), felizmente, realizámos a “Noite dos Duendes”.
A magia acabou, mais uma vez, por acontecer e, após a realização e algumas atividades, canções e jantar, as crianças, maravilhadas, foram para suas casaa, ao encontro do “João Pestana”.
Mini-concertos pelos alunos do 1º ano
Depois de terem vivido a noite mágica dos Duendes, na sexta-feira, dia 10 de dezembro, os alunos do 1º ano quiseram partilhar a sua alegria com os colegas da Primária. Assim, na véspera das férias, durante a manhã, realizaram um mini-concerto em frente às janelas de cada turma.
É Natal!
Para os alunos do 1º ano, a “Noite dos Duendes” anuncia o início das festividades de Natal; todavia, para os alunos mais velhos é a visita do Pai Natal.
Este ano, a tradição foi respeitada e todos conviveram com alegria e bom humor.
Diversos
Espetáculo de marionetas
para os alunos da MS (3 anos)
Os alunos da MS (4 anos) assistiram, no ginásio, a um magnífico teatro de marionetas que lhes deu a conhecer o conto “A raposa e o peixe”
As crianças, que não estavam à espera desta surpresa, foram conquistadas por este momento inesquecível.
Os ateliês da hora do almoço
Com o regresso do Inverno, os ateliês da hora do almoço estão novamente à disposição dos nossos alunos.
São organizados e estão sob a responsabilidade de pais empenhados que, voluntariamente (em colaboração com o LFIP), propõem gratuitamente aos alunos do 1º ao 5º ano, às terças-feiras, das 12h30 às 13h30, um momento de agradável convívio. Sempre com bom humor, os alunos podem, assim, participar em atividades lúdicas e recreativas (jogos de sociedade, inspiração teatral, artes e diversões criativas, desenhos, desporto e jogos ao ar livre, quando a meteorologia o permite), etc.
Obviamente, quantos mais pais houver, mais crianças poderão participar, porque é preciso, no mínimo, 2 adultos por grupo. Os pais que tiverem disponibilidade uma ou mais terças-feiras, durante o ano, serão bem-vindos. Se quiserem integrar a equipa, basta enviar um email para ateliersmidi@gmail.com .
Informações sobre futebol
A equipa de futebol dos pais está a crescer.
Tal como a equipa do LFIP, a equipa de pais também é muito cosmopolita, uma vez que integra pais de quatro nacionalidades (portugueses, franceses, brasileiros, belgas,…). É certamente a simbiose entre o esforço físico e o espírito de convivialidade que faz o sucesso deste formidável grupo.
A equipa é atualmente composta por 46 membros e estão em lista de espera cerca de 25 pessoas. Assim, para não frustrar ninguém, haverá em breve dois treinos reservados à equipa de pais no Estádio do Pasteleira.
Para qualquer informação complementar, agradecemos que contactem o coordenador do projeto, Telmo Ferreira (telmo.ferreira@lfip.pt).
Equipa solidária
Nesta quadra natalícia, a família da equipa de pais do LFIP renovou a sua ação de solidariedade, doando equipamento de futebol aos jovens da equipa NIORO FOOT CENTER do Senegal. Para além disso, graças à venda de tee-shirts, a equipa de pais conseguiu angariar 270 €, que serão doados juntamente com o material desportivo.
A equipa espera que este gesto solidário permita concretizar alguns sonhos destes jovens que estão a apadrinhar à distância.