Passar para o conteúdo principal
Aefp

Informação COVID-19

28 Fev 2020

Informação COVID-19

Documentos de interesse

 

Mensagem do dia 12 de Março de 2020,

Caros pais,

Enviamos esta mensagem para fazer um ponto de situação hoje de manhã.

Nã há, do nosso conhecimento, casos de suspeição ou casos de infeção no LFIP.

Continuamos atentos as diretivas da DGS (Direção Geral de Saúde) e estamos sempre em contacto com a Embaixada de França em Portugal para uma eventual suspensão das aulas.

Continuaremos sempre a comunicar convosco conforme a evolução da situação.

Melhores cumprimentos
Paulo FERNANDES
Proviseur-adjoint 


Mensagem do dia 10 de Março de 2020,

Caros pais,

Estamos confrontados com uma situação delicada que o LFIP tenta gerir da melhor forma e com a maior serenidade, sem minimizar um potencial risco de contagio.

Estamos em contacto com a AEFE e a DGS para alargar as medidas de prevenção a implementar. Todas as recomendações das autoridades estão a ser rigorosamente aplicadas. Nestas condições, um eventual encerramento da escola, que alguns de vocês têm vindo a pedir, dependerá exclusivamente das autoridades, e não será da responsabilidade da direção do LFIP.

Lamentamos o clima de suspeição que acompanha esta situação, transmitido especialmente nas redes sociais. É necessário que mantenham a calma e a prudência para evitar preocupação, julgamentos precipitados e reações irracionais.

Numa situação como esta, é importante que possamos, em conjunto, no respeito das instruções da DGS e da AEFE, garantir o funcionamento normal da escola.

Agradecemos a vossa compreensão.

Melhores cumprimentos,

Patrick LEMIERE
Proviseur
 

Mensagem do dia 9 de Março de 2020,

Caros pais,

gestão da crise do COVID-19 tem levantado numerosas questões por parte das famílias e estamo-nos a esforçar para vos dar uma resposta sistemática. Como já tivemos oportunidade de vos informar estamos a aplicar as recomendações das autoridades sanitárias portuguesas e as instruções da A.E.F.E.
Em virtude destas recomendações e instruções, eis o ponto de situação:

  1. Isolamento:
    21 alunos encontram-se abrangidos pelas medidas de isolamento;
    3 funcionários (2 por viagem a zona de risco e 1 por residir em Felgueiras) encontram-se  igualmente abrangidos.
    Os alunos cujos pais tomaram a decisão de não os trazer à escola serão tidos em conta pelas equipas pedagógicas no quadro do acompanhamento pedagógico em aplicação.
     
  2. Medidas suplementares:
    Tomamos a decisão de suspender todas as atividades de natação (aulas e atividades extracurriculares) com a exceção da prova de avaliação dos alunos do 12º ano que irá decorrer amanhã à tarde.
    Esta decisão nada tem a ver com a falta de confiança no Fluvial, que tomou as suas próprias medidas de precaução, sendo apenas uma decisão de precaução da nossa parte.
     
  3. Aplicação do regulamento financeiro do L.F.I.P.
    Os alunos abrangidos pelas medidas de isolamento serão reembolsados das taxas dos serviços facultativos (cantina, transporte e atividades extracurriculares).
    Os alunos cujos pais tomaram a iniciativa de não os trazer à escola por prevenção não se encontram abrangidos por esta medida, em virtude do nosso regulamento financeiro, a menos que nos apresentem um certificado médico.
     
  4. Aplicações das medidas dentro da escola:
    A aplicação das diferentes medidas de prevenção desenrolaram-se de forma totalmente satisfatória, com responsabilidade por parte dos funcionários e seriedade por parte dos alunos após o regresso às aulas desta manhã.
    Uma célula de crise foi constituída na escola para responder o mais rapidamente possível à presente situação. Devido ao caráter evolutivo da situação. Seremos provavelmente levados a comunicar-vos novas informações.

Patrick LEMIERE
Proviseur
 

Mensagem do dia 7 de Março de 2020,

Caros pais, caros alunos,

Com a aproximação do regressa às aulas, prtendemos fazer um ponto de situação sobre as disposições adotadas pelo LFIP e as medidas de prevenção a aplicar neste conctexto de crise do covid-19.
Estas disposições e medidas são referentes as recomendações da AEFE e da DGS :
Um dispositivo de acompanhamento pedagógico será implementado para os alunos de regressoa das zonas de exposição que devem permanecer em casa. Neste momento, dois professores do secundário também devem respeitar um período de isolamento em casa por ter estado numa das zonas de exposição durante Às férias. Durante a ausência deles, uns trabalhos serão entregues aos alunos sob a vigilância da "vie scolaire".
Medidas de prevenção adotadas :

a)      Colocação de soluções hidroalcoólicas nas salas de aulas :
Em cada sala de aula (primária + secundária), soluções hidroalcoólicas froam colocadas para que cada aluno desinfeta as mãos após cada recreio. Cada professore deve garantir que cada aluno usa esta solução ao entrar na sala mesmo se o aluno já lavou as mãos.
 
b)      Elaboração do protocolo de acompanhamento :
O serviço sáude do LFIP estableceu um protocolo em caso de suspição de alunos com sintomas com isolamento automático. Este protocolo pode ser consultado em anexo.
Um protocolo para os adultos está em preparação pela medicina do trabalho.

c)       Colocação de cartazes com as medidas de proteção preconizadas pelos ministéiros das saúde francês e português :
Cartazes foram afixados nos corredores e nas casas de banho para relembra as medidas de prevenção (lavagem das mãos, évitar contactos fisícos e partilha de alimentação...)
 
d)      Limpeza das salas :

  • Uma limpeza completa do LFIP foi efetuada durante às férias
  • Serviço de limpeza será muito vigilante durante os próximos dias para garantir uma limpeza completa das salas e espaços comuns.

e)      Serviço restauração :
O prestatário de serviço da restauração elaborou um protocolo especifíco disponível em anexo.
 A situação atual exige uma comunicação permanente e tranquilizadora : o objetivo é assegurar a aplicação correta das medidas de prevenção para permitir um funcionamento normal do LFIP apesar destes "tempos confusos".
Pedimos aos professores para, logo na 1ª hora na segunda-feira, para sensibilizar os alunos e relembrar as medidas de prevenção :

  • Vigiar a temperatura 2 vezes ao dia
  • Vigiar a aparição de sintomas de infeção respiratória
  • Lavar as mãos regularmente ou utilizar um líquido "desinfetante"
  • Evitar o contacto com pessoas mais " vulneráveis " (grávidas, doentes crónicos, idosos…)
  • Evitar frequentar lugares onde se encontram as pessoas mais "vulneráveis" (hospitais, maternidades, lares…)
  • Evitar saídas não indispensáveis (grandes superfícies, restaurantes, cinema, teatro…)

Esta sensibilização, desde o primeiro dia de aulas, será colocado em prática, adaptado à idade e ano escolar. Trata-se de explicar, sem alarmar e responsabilizar os alunos, com o objetivo da Escola, com as precauções necessárias, possa ter uma vida escolar normal.

Na certeza de poder contar com o vosso apoio e compreensão, desejando uma entrada serena a todos.
Com os melhores cumprimentos,

Parick LEMIERE
Diretor 


Mensagem da quinta-feira 05/03/2020

Caros pais,

Para completar as medidas de prevenção enviadas nos últimos dias para os alunos que estiveram nas zonas de exposição, o LFIP decidiu tomar medidas preventivas para prevenir qualquer risco de propagação do COVID-19 :

     - Dispositivo pedagógico de acompanhamento aos alunos ausentes
     - Limpeza completa da escola durante as férias
     - Afixação de cartazes nos corredores  e nas casas de banho sobre medidas de proteção (lavagem das mãos, evitar contactos físicos ou partilha de alimentos...)
     - Disponibilização em todas as salas de frascos de solução hidralcoólica para obrigar as alunos a desinfetar as mãos depois dos intervalos
     - Sensibilização dos alunos as medidas de proteção realizada pelos professores no regresso as aulas
     - Elaboração do protocolo em caso de alunos com sintomas (febre, tosse, dificuldades respiratórias). Este protocolo será enviado aos pais nos próximos dias
     - Limitação das passagens a enfernaria para os casos não urgentes
     - Em caso de febre ou sintomas, os pais devem guardar os filhos em casa e consultar um médico ou ligar a linha Saúde 24 (808 24 24 24)
     - Limitação dos acessos à escola para pessoas exteriores (pais, fornecedores...). As reuniões pais/professores serão realizadas nas salas de reunião situadas no 1º piso do edifício administrativo.

Também trabalhamos em parceria com a sociedade EUREST para garantir todas as condições de higiene no restaurante escolar. Partilhamos em anexo um documento preparado pela EUREST que dá muitas informações sobre o COVID-19 e as medidas de prevenção.

A nossa prioridade será sempre a segurança de toda a comunidade escolar e iremos todas as medidas que se justificam para proteger todas as pessoas que frequentam o LFIP diariamente.

Melhores cumprimentos

Patrick LEMIERE
Diretor
 

Mensagem da sexta-feira 28/02, atualizado a quarta-feira 04/03/2020

Caros pais,

Devido ao caráter evolutivo da epidemia de COVID-19, enviamos em anexo 2 comunicados da l'AEFE e da Direção Geral de Saúde ao cuidado de toda a comunidade escolar.

As recomendações para as pessoas recém chegadas das zonas de exposição são idênticas nos dois comunicados e preveem, que, por um período de 14 dias não frequentem o estabelecimento escolar.

Se viajou recentemente para uma dessas zonas, deve informar imediatamente o LFIP por mail : covid19@lfip.pt

coronavirus.jpg

 Relembramos as zonas de exposição contempladas por esta medida :

  • China (Hong-Kong e Macao incluídos)
  • Singapura
  • Coreia do Sul
  • Irão   
  • Regiões italianas da Lombardia (região de Milão), Vêneto (região de Veneza), Emília-Romanha (região de Bolonha)
  • Zonas de circulação ativa do vírus na França definidas pela Agência Regional de Saúde (municípios de Oise, Balme Haute Savoie, municípios de Morbihan)

Agradecemos desde já a vossa compreensão.

Melhores cumprimentos,

Patrick LEMIÈRE
Diretor  
 




Voltar à agenda