Passar para o conteúdo principal
Aefp

Informations COVID-19

Mail LFIP Coronavirus : covid19@lfip.pt

coronavirus.jpg

 

Mensagem do dia 26 de Maio 

Caros pais,
 
Após a decisão do Primeiro-ministro português e com o acordo da Embaixada de França, as escolas pré-primárias reabrirão a 1 de junho de 2020.
Realizámos uma sondagem junto dos pais da pré-primária, com o intuito de organizar um protocolo sanitário, baseado nos dados recolhidos.
Esta sondagem permitiu-nos melhor definir as condições de acolhimento dos vossos filhos, segundo as recomendações da DGS e do Ministério da Educação Nacional e da Juventude.
Dos 220 alunos inscritos na pré-primária, 101 alunos retomarão as aulas.
Tendo em conta este número significativo, privilegiamos uma organização que permitirá conciliar um ensino presencial com um ensino à distância:

Em casa: ensino à distância
A continuidade pedagógica para os alunos que permanecem em casa, é mantida. Os professores serão dispensados de tarde para prepararem a programação das actividades a enviar.

Na escola: ensino presencial
A
receção dos alunos de PS-MS-GS ( 3 aos 5 anos) está prevista para ficarem o dia completo ou apenas de manhã, sem serviço de restauração.
A manhã será dedicada às actividades pedagógicas sob a responsabilidade do(a) professor(a) com o apoio de uma auxiliar da pré-primária.
A tarde é sobretudo dedicada à sesta (PS-3anos) e a atividades lúdicas (MS-GS 4/5 anos) acompanhados por uma auxiliar do pré-primário e uma assistente de educação.

Estas medidas muito restritivas, aplicam-se aos alunos cujos pais responderam positivamente quanto ao retorno do seu filho à escola. As modalidades de receção serão alteradas, se as condições deixarem de respeitar as recomendações de distanciamento físico preconizadas pelas autoridades sanitárias.
No intuito de uma retoma nas melhores condições, apelamos à vossa paciência e compreensão, no momento da entrega e recolha dos vossos filhos.
Acreditem no nosso máximo cuidado com os alunos, no intuito de os acompanhar neste contexto tão particular e tão diferente daquele que eles conheceram antes do confinamento.
Na espectativa deste regresso, subscrevo-me.
Os meus melhores cumprimentos.

Olivier BRIET
Direction des classes primaires

 

 

Mensagem do dia 8 de Maio de 2020, 170h00

Caros pais,


Informamos que o Conselho de Administração da Associação Marius LATOUR, de acordo com a direção da escola e em consonância com a Embaixada de França, tomou a decisão de não reabrir o LFIP e manter o dispositivo de ensino à distância até 30 de junho de 2020, final do ano letivo de 2019 /2020, com exceção das aulas da pré-primária que, se as condições sanitárias assim o permitirem, poderão retomar a partir de 1 de junho de 2020. Estivemos a aguardar a validação, obtida hoja à tarde, por parte da AEFE e da Embaixada de França em Lisboa antes de comunicar todas as informações.
Esta decisão foi aprovada pela Comissão de Higiene e Segurança (CHS) reunida a 29 de abril de 2020 e pelo Conselho da Escola, convocado em sessão extraordinária na quinta-feira, 30 de abril de 2020.
Esta decisão foi tomada com base nas disposições adotadas pelas autoridades portuguesas e pelas recomendações da AEFE, fundamentada:

-      Nas incertezas da atual situação sanitária. Se a capacidade organizacional da escola, em garantir as condições sanitárias satisfatórias para a receção aos alunos não está em causa, permanece a preocupação com o ambiente global que não será suficientemente seguro.
-      Na escolha pedagógica ponderada, de manter um sistema de ensino à distância, que satisfaz a grande maioria dos pais e porque este é mais eficaz na resposta aos desafios gerais da escola (aquisição de conhecimentos e competências, tratamento de todos os temas dos programas, apoio aos alunos em dificuldade) do que uma retoma parcial insuficientemente viável (nem todos os alunos seriam abrangidos, nem todas as aulas poderiam ser asseguradas e os horários seriam reduzidos...).
-      Na constatação que uma retoma parcial e muito constrangedora também seria complicada para os pais, em particular para aqueles que, no contexto do fim do estado de emergência, terão que voltar ao trabalho.
Foi uma reflexão difícil e foi tomada uma decisão delicada, sempre com o objetivo de preservar os vossos filhos e preparar o seu percurso pedagógico futuro, com a firme esperança de que possamos recebê-los novamente em setembro, nas melhores condições.

Esta medida é acompanhada de novas disposições financeiras: o Conselho de Administração decidiu excepcionalmente, prolongar a redução de 20% nas propinas escolares, dos meses de maio e de junho, dos alunos do 1º ano ao 12º ano e aumentar esta redução para 50% para os alunos do pré-escolar, durante o mesmo período de tempo.
O Conselho de Administração reitera o pedido de doações das famílias que não se encontrem com dificuldades financeiras e solicita-lhes que entrem em contacto com Carla RIBEIRO (adjoint.daf@lfip.pt). Estas doações continuarão a alimentar o fundo de solidariedade da escola, que serve para ajudar as famílias que se encontram realmente com dificuldades. Se estas ainda não pediram ajuda, peço-lhes que o façam contactando a escola.
Vai ser criada uma estrutura de acolhimento para os filhos em que ambos os pais sejam mobilizados para a gestão da crise (médicos, equipas de enfermagem, paramédicos, polícias, bombeiros ...). Pedimos a estes pais que informem ao Paulo Fernandes, (proviseur.adjoint@lfip.pt), o mais rapido possível.

A partir da segunda-feira 11 de maio, a escola estará aberta ao público (receção, secretária, contabilidade) todos os dias das 9h às 12h.
Expressamos a esperança que o LFIP permaneça sereno e unido para enfrentar esta crise inédita e  para preparar o futuro.

Com os melhores cumprimentos,
                Serge LEBLANC                                                                                          Patrick LEMIERE                      
Presidente do Conselho de Administração                                                                            Diretor
 

Mensagem do dia 18 Abril de 2020, 20h00

Caros pais,

Têm sido numerosos os contactos da vossa parte e temo-nos esforçado para responder sistematicamente aos vossos e-mails. Ontem reunimo-nos igualmente por videoconferência, com os representantes eleitos dos pais dos alunos no conselho de estabelecimento, da associação APALFIP e da lista "tous LFIP".

Esta reunião faz parte de um processo global de consulta que realizámos ao longo desta semana com a comunidade educativa:

-Os professores, através do conselho de professores da escola primária, duas vezes, e através do conselho pedagógico do secundário;

- Os alunos, na hora da “vie de classe”, reúniram com os professores principais (alguns reunirão  na próxima semana) e  através da reunião de um conselho de delegados de turma do secundário;

- Por último, os pais, como mencionei no preâmbulo, através dos vossos inúmeros pedidos e reuniões ou contactos regulares com os representantes eleitos. Os representantes do conselho escolar serão consultados na próxima semana.

As trocas de informação com o Comité de Gestão também são numerosas e diárias.

Estas consultas e trocas de informação permitem fornecer-vos detalhes sobre as nossas preocupações comuns:

1 – o dispositivo de continuidade pedagógica :

As consultas a toda a comunidade educativa visam, em particular, regular o sistema em vigor que entrará na sua sexta semana e aprimorá-lo em pontos que não estejam a ser inteiramente satisfatórios.

Estas consultas implicam ter em consideração todo o feedback, desde o mais satisfatório, felizmente  muito numeroso, até ao mais crítico, sem perder de vista o feedback dos professores e alunos "na linha de frente" e as recomendações pedagógicas do corpo de inspeção da Educação Nacional e do serviço pedagógico da AEFE.

É obviamente um trabalho delicado, mas continuamos mobilizados. Estamos plenamente conscientes de que as vossas dúvidas são diferentes, estando o vosso filho a começar a  escolarização na pré-primária,  na primária, se frequenta o 2º ou 3º ciclo ou se termina os seus estudos no secundário. Prestamos especial atenção à pré-primária (PS,MS,GS), onde a continuidade pedagógica é obviamente muito difícil de implementar.

2 – a questão da avaliação :

 A questão da avaliação é, legitimamente, uma fonte de preocupação compartilhada por todos, pais, alunos e professores. Foi claramente indicado pelo Ministério da Educação Nacional e da Juventude que as avaliações realizadas durante o período de ensino à distância, não serão tidas em conta.

No entanto, as avaliações continuarão a ser realizadas com um triplo objetivo; garantir que o aluno realiza o trabalho solicitado, manter a sua motivação e verificar a aquisição dos conhecimentos ou dos conceitos estudados.

A avaliação escolar será disponibilizada no final do ano letivo para os alunos do ensino primário. A partir do 7º ano será igualmente disponibilizado um boletim do terceiro trimestre, talvez sem notas, mas com uma apreciação. Esta será feita tendo em conta o trabalho e a assiduidade do aluno durante todo o período do terceiro trimestre. Estes dois documentos, avaliação escolar e boletim escolar, atestarão a continuidade da escolarização dos alunos.

3 – os exames :

Os exames finais foram anulados, tanto o diploma nacional de “brevet” como o “baccalauréat”, com exceção da prova oral de francês do 11º ano, agendada para o final do mês de junho. Assim a avaliação terá em conta as notas obtidas de acordo com as modalidades que serão especificadas posteriormente. Informar-vos-emos assim que possivel.

4 – o acesso ao ensino superior português :

Atualmente estamos em contacto com a Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES) para lhes explicar os procedimentos adotados pelo Ministério da Educação Nacional e Juventude para o “baccalauréat” e encontrar uma solução que não penalize, de forma alguma, os nossos alunos que desejam continuar os seus estudos em Portugal. Estamos confiantes que, com o apoio da Associação de Instituições de Ensino Privadas (AEEP), esta situação especial dos nossos alunos  do 12º ano será tida em conta pela CNAES.

5 – as condições de uma eventual retoma das aulas :

O Presidente da República indicou, na noite de quinta-feira passada, que o estado de emergência será mantido até 2 de maio de 2020, sem excluir o seu levantamento e a retoma de algumas atividades após esta data, se a situação sanitária melhorar e se as medidas de prevenção forem respeitadas.

Estamos, portanto, a refletir sobre uma possível reabertura do estabelecimento e sobre as condições desta mesma. Mas isto só será possível com a garantia de um nível muito alto de proteção para alunos, pais, professores e outros funcionários (medidas sanitárias e distanciamento social: respeito por gestos de proteção, uso de máscaras...) e com reajustamentos da escolaridade (reprogramação dos horários, parte do ensino à distância, outra parte  presencial, aulas em pequenos grupos...). Obviamente, é muito cedo para prever esta retoma, mas já estamos mobilizados para a sua preparação.

Atualmente trabalhamos a hipótese de uma retoma das aulas para as turmas da primária (do 1º ao 5º ano) e do 11º ano (nível onde um exame foi mantido). Repetimos novamente, que esta é apenas uma hipótese num contexto particularmente incerto.

6 – as propinas :

Este contexto incerto,  não permite que novas decisões sejam tomadas em relação a possíveis descontos nas mensalidades dos últimos meses do ano letivo. Toda a nossa atenção, em colaboração com o Comité de Gestão, está centrada nesta questão, mas seria prematuro anunciar qualquer decisão devido, uma vez mais, às muitas incertezas de curto e médio prazo que ainda permanecem. A próxima declaração do Presidente da República, dia 28 de abril, deverá permitir clarificar o nosso horizonte. O Conselho de administração assumirá as suas responsabilidades,  no momento certo.

Por fim, gostaríamos de aproveitar este meio para felicitar o trabalho exemplar, “de bastidores” do serviço administrativo e financeiro, num contexto particularmente difícil e para vos relembrar  a sua inteira disponibilidade para responder individualmente às vossas perguntas sobre faturação.

O comité de gestão e a direção do LFIP permanecem à vossa disposição para que, com serenidade e solidariedade, possamos preparar o futuro da nossa escola, o futuro imediato, mas também o seu futuro a longo prazo.

Com os nossos melhores cumprimentos.

 Serge LEBLANC                                                                                                          Patrick LEMIERE

Presidente do Conselho de administração                                                                   Diretor

 

Mensagem do dia 9 Abril de 2020, 18h00

Caros pais,

O governo português acaba de anunciar a introdução de cursos à distância para todos os alunos até ao 10º ano (incluído). Para os alunos dos 11º e 12º ano, o regresso às aulas condicionados poderá ser possível se a situação sanitária o permitir em maio ou junho.

O LFIP deve respeitar as decisões das autoridades locais e temos de considerar o prolongamento do ensino à distância até ao final do ano letivo. A nossa experiência das últimas quatro semanas servirá-nos para  preparar serenamente este 3º período tão especial.

Tudo será implementado pelo LFIP para garantir aos seus alunos a melhor oferta possível de ensino à distância.

Estamos em contacto com as autoridades locais para avaliar as consequências para os nossos alunos dos anos com exames nacionais e vamos mantê-lo informado de todos os desenvolvimentos.

Feliz fim de semana de Páscoa de descanso e em família.

Melhores cumprimentos,

Patrick LEMIERE
Diretor

 

Mensagem do dia 27 de Março de 2020, 19h00

Caros pais, 

Após duas semanas de trabalho à distância, queremos fazer um balanço da situação. Tentamos ter em conta os vossos comentários e fizemos adaptações no que respeita à continuidade pedagógica. Por outro lado, continuamos empenhados em encontrar soluções para a avaliação dos alunos e, especificamente, para os níveis que realizam exames nacionais.

Até à data, ainda não dispomos de informações concretas sobre a duração do confinamento, nem sobre a possível data de regresso às aulas, mas temos de estar preparados, pois este período inédito poderá ser prolongado.

Esta nova situação acarreta, obviamente, consequências negativas para a gestão do nosso estabelecimento. Apesar de estar de portas fechadas, o LFIP continua a suportar custos fixos elevados e incompressíveis, despesas de investimento e encargos de funcionamento, por exemplo com a massa salarial.  

Temos consciência de que a situação atual não só tem repercussões na vossa vida pessoal, como também altera a relação habitual de serviço prestado pelo LFIP. Assim, o Conselho de Administração da Associação Marius Latour decidiu reduzir em 20% a fatura da mensalidade, a título excecional e unicamente para o mês de abril de 2020. Não nos é possível ir mais além, nesta altura, sem comprometer a saúde financeira da escola e a sua capacidade para oferecer um serviço de qualidade, qualquer que seja o contexto.

Esta decisão do Conselho de Administração faz-se acompanhar de um apelo a donativos junto das famílias que não atravessem dificuldades. Quem tiver possibilidade, deverá entrar em contacto com a Carla Ribeiro (adjoint.daf@lfip.pt). Estes donativos permitiriam alimentar o fundo solidário da escola e ajudar as famílias que estão a viver momentos difíceis.

A conjuntura atual obriga-nos a ir mais além, a ser ainda mais solidários: solidariedade de todos os membros da comunidade educativa perante este desafio provocado por esta crise, solidariedade junto dos funcionários mais modestos do LFIP e das famílias com dificuldades.

Agradecemos a vossa compreensão.

Melhores cumprimentos,

Serge LEBLANC                                                                   Patrick LEMIERE                                         
Presidente do Conselho de Administração                           Diretor

 

Mensagem do dia 22 de Março de 2020, 17h00

Caros pais,

Queremos agradecer todas as mensagens de apoio recebidas neste período difícil. Foram transmitidas a todos os professores, a quem agradeço o profissionalismo e o sentido da responsabilidade no desempenho da sua missão.
Agradecemos também a todos pais a compreensão, disponibilidade e paciência que têm demonstrado nesta situação inédita. Estamos conscientes de que esta prova, obriga a esforços, que não são fáceis, pois muito de vocês ainda trabalham, alguns não têm o conhecimento da língua francesa necessário para acompanhar os filhos nos trabalhos ou simplesmente porque não é fácil improvisar-se pedagogo de um dia para outro.

Analisamos todas as vossas respostas ao inquérito para permitir uma adaptação do nosso dispositivo de continuidade pedagógica. Em anexo, enviamos os resultados do inquérito.
As vossas sugestões foram transmitidas aos professores acompanhadas com recomendações nossas (Envio das aulas ao meio da tarde para o dia seguinte, privilegiar o envio de documentos editáveis para limitar as impressões, implementação progressiva de interações de vídeo ou adio entre professores e alunos, evitar os trabalhos “de casa” de uma aula para outra…) para responder da melhor forma, já na próxima semana, o ensino à distância. 

É essencial considerar que neste período inédito, não se consegue “substituir” totalmente a escola, mas devemos enfrentar, juntos e serenos, o desafio da continuidade pedagógica, permitindo desenvolver novas competências, como a autonomia dos alunos ou a interação não presencial com os professores.
Este período delicado pode durar. Temos de nos manter serenos e pacientes, para que, desta experiência difícil, consigamos sair com um sentimento gratificante e reforçado por termos apoiado em conjunto, os valores da educação. 

Melhores cumprimentos,
Patrick LEMIERE
Diretor
 

Mensagem do dia 16 de Março de 2020, 10h00

Caros pais,

Desde hoje de manhã, as aulas presenciais estão suspensas no LFIP.

Deste modo, a escolaridade do seu educando continuará à distância desde casa.

Assim, os serviços anexos (restauração, transporte, atividades extracurriculares) estão cancelados. Se o seu educando estava inscrito num desses serviços, iremos proceder ao reembolso, para já, de 15 de março à 15 de abril.

Ficamos ao vosso dispor para informações complementares.

Melhores cumprimentos,
  
Régine GRUNER
Directrice administrative et financière

 

Mensagem do dia 15 de Março de 2020, 16h30

Caros Pais,

Como é sabido por todos vocês, apesar da comunicação do 1º ministro, para as medidas excepcionais e temporárias à situação epidemiológica do covid19, ter sido efectuada na 5ª feira ao final da tarde, somente dia 13 de março às 23:00 foi publicado em diário da república o decreto de lei nº 10-A/2020. 
Pelo que atrás foi exposto só nos foi possível analisar o referido documento, entre outros que nos foram enviados pela segurança social, durante a tarde de ontem.
Das directrizes que nos foram enviadas somos a extrair a seguinte alteração a que ficamos sujeitos a cumprir e que passamos a divulgar.
Devemos flexibilizar os nossos serviços de forma a garantir o apoio às famílias cujos dois encarregados de educação se enquadrem nos serviços essenciais e desta forma, comprovadamente, não consigam deixar ao cuidado de terceiros os seus educandos.

Assim disponibilizaremos a partir de 2ª feira dia 16 de março os serviços mínimos para os alunos cujos os encarregados de educação se encontrem ao abrigo do artigo 10º do D.L nº 10-A/2020.

A saber:
                            
                               "artigo 10º"
       Trabalhadores de serviços essenciais 

1 — É identificado em cada agrupamento de escolas um estabelecimento de ensino que promove o acolhimento dos filhos ou outros dependentes a cargo dos profissionais de saúde, das forças e serviços de segurança e de socorro, incluindo os bombeiros voluntários, e das forças armadas, os trabalhadores dos serviços públicos essenciais, de gestão e manutenção de infraestruturas essenciais, bem como outros serviços essenciais, cuja mobilização para o serviço ou prontidão obste a que prestem assistência aos mesmos, na sequência da suspensão prevista no artigo anterior. 
2 — Os trabalhadores das atividades enunciadas no artigo anterior são mobilizados pela entidade empregadora ou pela autoridade pública.  

Agradecemos a quem se encontre nesta situação e queira usufruir dos nossos serviços, nos informem quais os horários e dias de que vão necessitar dos mesmos.

Reiteramos que esta situação é excepcional e só poderá ser aplicada estritamente a quem se enquadre nos requisitos atrás mencionados.

Agradecemos que nos façam chegar a informação ainda hoje, respondendo a este mail, para garantir a devida articulação com todos os intervenientes neste processo.

Melhores cumprimentos,

Patrick LEMIERE
Diretor

Mensagem do dia 13 de Março de 2020, 16h30

Devido à suspensão das aulas, várias medidas foram tomadas em concertação com os professores e com o acordo da Embaixada de França e da AEFE

 

Mensagem do dia 12 de Março de 2020, 21h

Caros pais, caros alunos,


Informamos que as aulas estão suspensas no LFIP a partir de segunda-feira 16 de março de 2020.
Esta decisão segue a recomendação das autoridades locais, enviada na quinta-feira, 12 de março de 2020, e o pedido da Embaixada de França em Portugal.

O regresso às aulas será comunicado posteriormente.
A escola continuará aberta, mas não acolherá alunos e a abertura ao público será muito limitada.
A suspensão das aulas implica a organização de um dispositivo pedagógico que garanta a continuidade das aprendizagens. Irei reunir amanhã com todos os professores para definir a implementação deste dispositivo a partir de segunda-feira, 16 de março de 2020.
Uma mensagem será enviada amanhã à tarde a todos os pais, para apresentar as modalidades deste dispositivo pedagógico.

Os alunos devem levar para casa todo o material escolar no final do dia. Os pais dos alunos que não têm frequentado a escola, devem durante o dia de amanhã passar na escola para recuperar o material escolar do seu educando.
Contamos com a vossa ajuda e o vosso apoio para que esta alternativa pedagógica excecional permita aos vossos educandos prosseguir normalmente a sua escolaridade e as suas aprendizagens.

Contamos também com a vossa colaboração para respeitar as instruções de isolamento e de prevenção durante este período.

Melhores cumprimentos

Patrick LEMIERE
Proviseur

 

Mensagem do dia 12 de Março de 2020, 10h

Caros pais,

Enviamos esta mensagem para fazer um ponto de situação hoje de manhã.

Nã há, do nosso conhecimento, casos de suspeição ou casos de infeção no LFIP.

Continuamos atentos as diretivas da DGS (Direção Geral de Saúde) e estamos sempre em contacto com a Embaixada de França em Portugal para uma eventual suspensão das aulas.

Continuaremos sempre a comunicar convosco conforme a evolução da situação.

Melhores cumprimentos
Paulo FERNANDES
Proviseur-adjoint 


Mensagem do dia 10 de Março de 2020,

Caros pais,

Estamos confrontados com uma situação delicada que o LFIP tenta gerir da melhor forma e com a maior serenidade, sem minimizar um potencial risco de contagio.

Estamos em contacto com a AEFE e a DGS para alargar as medidas de prevenção a implementar. Todas as recomendações das autoridades estão a ser rigorosamente aplicadas. Nestas condições, um eventual encerramento da escola, que alguns de vocês têm vindo a pedir, dependerá exclusivamente das autoridades, e não será da responsabilidade da direção do LFIP.

Lamentamos o clima de suspeição que acompanha esta situação, transmitido especialmente nas redes sociais. É necessário que mantenham a calma e a prudência para evitar preocupação, julgamentos precipitados e reações irracionais.

Numa situação como esta, é importante que possamos, em conjunto, no respeito das instruções da DGS e da AEFE, garantir o funcionamento normal da escola.

Agradecemos a vossa compreensão.

Melhores cumprimentos,

Patrick LEMIERE
Proviseur
 

Mensagem do dia 9 de Março de 2020,

Caros pais,

gestão da crise do COVID-19 tem levantado numerosas questões por parte das famílias e estamo-nos a esforçar para vos dar uma resposta sistemática. Como já tivemos oportunidade de vos informar estamos a aplicar as recomendações das autoridades sanitárias portuguesas e as instruções da A.E.F.E.
Em virtude destas recomendações e instruções, eis o ponto de situação:

  1. Isolamento:
    21 alunos encontram-se abrangidos pelas medidas de isolamento;
    3 funcionários (2 por viagem a zona de risco e 1 por residir em Felgueiras) encontram-se  igualmente abrangidos.
    Os alunos cujos pais tomaram a decisão de não os trazer à escola serão tidos em conta pelas equipas pedagógicas no quadro do acompanhamento pedagógico em aplicação.
     
  2. Medidas suplementares:
    Tomamos a decisão de suspender todas as atividades de natação (aulas e atividades extracurriculares) com a exceção da prova de avaliação dos alunos do 12º ano que irá decorrer amanhã à tarde.
    Esta decisão nada tem a ver com a falta de confiança no Fluvial, que tomou as suas próprias medidas de precaução, sendo apenas uma decisão de precaução da nossa parte.
     
  3. Aplicação do regulamento financeiro do L.F.I.P.
    Os alunos abrangidos pelas medidas de isolamento serão reembolsados das taxas dos serviços facultativos (cantina, transporte e atividades extracurriculares).
    Os alunos cujos pais tomaram a iniciativa de não os trazer à escola por prevenção não se encontram abrangidos por esta medida, em virtude do nosso regulamento financeiro, a menos que nos apresentem um certificado médico.
     
  4. Aplicações das medidas dentro da escola:
    A aplicação das diferentes medidas de prevenção desenrolaram-se de forma totalmente satisfatória, com responsabilidade por parte dos funcionários e seriedade por parte dos alunos após o regresso às aulas desta manhã.
    Uma célula de crise foi constituída na escola para responder o mais rapidamente possível à presente situação. Devido ao caráter evolutivo da situação. Seremos provavelmente levados a comunicar-vos novas informações.

Patrick LEMIERE
Proviseur
 

Mensagem do dia 7 de Março de 2020,

Caros pais, caros alunos,

Com a aproximação do regressa às aulas, prtendemos fazer um ponto de situação sobre as disposições adotadas pelo LFIP e as medidas de prevenção a aplicar neste conctexto de crise do covid-19.
Estas disposições e medidas são referentes as recomendações da AEFE e da DGS :
Um dispositivo de acompanhamento pedagógico será implementado para os alunos de regressoa das zonas de exposição que devem permanecer em casa. Neste momento, dois professores do secundário também devem respeitar um período de isolamento em casa por ter estado numa das zonas de exposição durante Às férias. Durante a ausência deles, uns trabalhos serão entregues aos alunos sob a vigilância da "vie scolaire".
Medidas de prevenção adotadas :

a)      Colocação de soluções hidroalcoólicas nas salas de aulas :
Em cada sala de aula (primária + secundária), soluções hidroalcoólicas froam colocadas para que cada aluno desinfeta as mãos após cada recreio. Cada professore deve garantir que cada aluno usa esta solução ao entrar na sala mesmo se o aluno já lavou as mãos.
 
b)      Elaboração do protocolo de acompanhamento :
O serviço sáude do LFIP estableceu um protocolo em caso de suspição de alunos com sintomas com isolamento automático. Este protocolo pode ser consultado em anexo.
Um protocolo para os adultos está em preparação pela medicina do trabalho.

c)       Colocação de cartazes com as medidas de proteção preconizadas pelos ministéiros das saúde francês e português :
Cartazes foram afixados nos corredores e nas casas de banho para relembra as medidas de prevenção (lavagem das mãos, évitar contactos fisícos e partilha de alimentação...)
 
d)      Limpeza das salas :

  • Uma limpeza completa do LFIP foi efetuada durante às férias
  • Serviço de limpeza será muito vigilante durante os próximos dias para garantir uma limpeza completa das salas e espaços comuns.

e)      Serviço restauração :
O prestatário de serviço da restauração elaborou um protocolo especifíco disponível em anexo.
 A situação atual exige uma comunicação permanente e tranquilizadora : o objetivo é assegurar a aplicação correta das medidas de prevenção para permitir um funcionamento normal do LFIP apesar destes "tempos confusos".
Pedimos aos professores para, logo na 1ª hora na segunda-feira, para sensibilizar os alunos e relembrar as medidas de prevenção :

  • Vigiar a temperatura 2 vezes ao dia
  • Vigiar a aparição de sintomas de infeção respiratória
  • Lavar as mãos regularmente ou utilizar um líquido "desinfetante"
  • Evitar o contacto com pessoas mais " vulneráveis " (grávidas, doentes crónicos, idosos…)
  • Evitar frequentar lugares onde se encontram as pessoas mais "vulneráveis" (hospitais, maternidades, lares…)
  • Evitar saídas não indispensáveis (grandes superfícies, restaurantes, cinema, teatro…)

Esta sensibilização, desde o primeiro dia de aulas, será colocado em prática, adaptado à idade e ano escolar. Trata-se de explicar, sem alarmar e responsabilizar os alunos, com o objetivo da Escola, com as precauções necessárias, possa ter uma vida escolar normal.

Na certeza de poder contar com o vosso apoio e compreensão, desejando uma entrada serena a todos.
Com os melhores cumprimentos,

Parick LEMIERE
Diretor 


Mensagem da quinta-feira 05/03/2020

Caros pais,

Para completar as medidas de prevenção enviadas nos últimos dias para os alunos que estiveram nas zonas de exposição, o LFIP decidiu tomar medidas preventivas para prevenir qualquer risco de propagação do COVID-19 :

     - Dispositivo pedagógico de acompanhamento aos alunos ausentes
     - Limpeza completa da escola durante as férias
     - Afixação de cartazes nos corredores  e nas casas de banho sobre medidas de proteção (lavagem das mãos, evitar contactos físicos ou partilha de alimentos...)
     - Disponibilização em todas as salas de frascos de solução hidralcoólica para obrigar as alunos a desinfetar as mãos depois dos intervalos
     - Sensibilização dos alunos as medidas de proteção realizada pelos professores no regresso as aulas
     - Elaboração do protocolo em caso de alunos com sintomas (febre, tosse, dificuldades respiratórias). Este protocolo será enviado aos pais nos próximos dias
     - Limitação das passagens a enfernaria para os casos não urgentes
     - Em caso de febre ou sintomas, os pais devem guardar os filhos em casa e consultar um médico ou ligar a linha Saúde 24 (808 24 24 24)
     - Limitação dos acessos à escola para pessoas exteriores (pais, fornecedores...). As reuniões pais/professores serão realizadas nas salas de reunião situadas no 1º piso do edifício administrativo.

Também trabalhamos em parceria com a sociedade EUREST para garantir todas as condições de higiene no restaurante escolar. Partilhamos em anexo um documento preparado pela EUREST que dá muitas informações sobre o COVID-19 e as medidas de prevenção.

A nossa prioridade será sempre a segurança de toda a comunidade escolar e iremos todas as medidas que se justificam para proteger todas as pessoas que frequentam o LFIP diariamente.

Melhores cumprimentos

Patrick LEMIERE
Diretor
 

Mensagem da sexta-feira 28/02, atualizado a quarta-feira 04/03/2020

Caros pais,

Devido ao caráter evolutivo da epidemia de COVID-19, enviamos em anexo 2 comunicados da l'AEFE e da Direção Geral de Saúde ao cuidado de toda a comunidade escolar.

As recomendações para as pessoas recém chegadas das zonas de exposição são idênticas nos dois comunicados e preveem, que, por um período de 14 dias não frequentem o estabelecimento escolar.

Se viajou recentemente para uma dessas zonas, deve informar imediatamente o LFIP por mail : covid19@lfip.pt

 

coronavirus.jpg

 Relembramos as zonas de exposição contempladas por esta medida :

  • China (Hong-Kong e Macao incluídos)
  • Singapura
  • Coreia do Sul
  • Irão   
  • Regiões italianas da Lombardia (região de Milão), Vêneto (região de Veneza), Emília-Romanha (região de Bolonha)
  • Zonas de circulação ativa do vírus na França definidas pela Agência Regional de Saúde (municípios de Oise, Balme Haute Savoie, municípios de Morbihan)

Agradecemos desde já a vossa compreensão.

Melhores cumprimentos,

Patrick LEMIÈRE
Diretor