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Os Exames do Collège

A obtenção do « diplôme national du brevet » (DNB)  depende da avaliação do « socle commun » e de cinco exames obrigatórios realizados no final do 3º ciclo (9º ano).

A avaliação do « socle commun » representa 400 pontos.

O domínio de cada uma das componentes do « socle commun » será apreciado no final do 9º ano, durante o conselho de turma realizado no 3º trimestre:

  • "Maîtrise insuffisante" (10 pontos)
  • "Maîtrise fragile" (25 pontos)
  • "Maîtrise satisfaisante (40 pontos)
  • "Très bonne maîtrise" (50 pontos)

 As provas obrigatórias realizadas no final do 9º ano representam 400 pontos.

Uma prova oral

O exame oral estará relacionado com um projeto levado a cabo em História das Artes ou no âmbito de um EPI (ou de um dos percursos educativos: percurso de orientação, educação para a saúde, educação para a cidadania ou educação artística e cultural); permite, em particular, avaliar a qualidade da expressão oral.

A avaliação oral poderá  realizar-se de duas formas :

  • através de uma apresentação individual com a duração de 15 minutos (5 minutos de exposição e 10 minutos de interação com o júri);
  • através de uma apresentação coletiva com a duração de 25 minutos  (10 minutos de exposição e 15 minutos de interação com o júri).

Quatro provas escritas

As provas escritas dizem respeito às  disciplinas de:

  • francês(3h) : a partir de um excerto de um texto literário e, eventualmente, de uma imagem, avaliação das competências linguísticas (gramática – incluindo reescrita –,  léxico ...) e competências de compreensão e de interpretação + ditado+ redação;
  • matemática (2h) : exercícios, alguns dos quais acompanhados de quadros ou de esquemas e um exercício de informática;
  • história e geografia (2h) : análise e compreensão de documentos + utilização de referências históricas e geográficas +mobilização de competências de educação moral e cívica;
  • ciências (1h) (2 disciplinas em 3) : físico-química, ciências da vida e da terra, tecnologia
  • avaliação do « socle commun » de conhecimentos, de competências e de cultura.

As provas do DNB representam 400 pontos.

São avaliadas sobre 100 pontos as disciplinas de :

  • francês
  • matemática
  • São avaliadas sobre 50 pontos as disciplinas de :
    • história e geografia
    • as ciências (físico-química, ciências da vida e da terra e tecnologia)       

A prova oral é avaliada sobre 100 pontos

Serão atribuídos pontos suplementares aos candidatos que tenham concluido um ensino opcional de acordo com o nível que eles adquiriram no final do 3º ciclo tendo em conta os objetivos de aprendizagem :

  • 10 pontos se os objetivos de aprendizagem do ciclo foram atingidos
  • 20 pontos se os objetivos de aprendizagem do ciclo foram ultrapassados

O aluno obtém o « brevet » se conseguir 400 pontos em 800.

Em função dos pontos obtidos, os alunos poderão obter uma menção: “assez bien”, bien” ou “très bien”.

Será atribuída a menção:

  • «assez bien» se o aluno acumular mais de 480 pontos
  • « bien» se o aluno acumular mais de 560 pontos
  • « très bien » se o aluno acumular mais de 640 pontos

ASSR (Certificados Escolares de Segurança Rodaviária)

Em França, os Certificados Escolares de Segurança Rodoviária (Attestations Scolaires de Sécurité Routière – ASSR) são obrigatórios. Trata-se de um documento importante que deverá ser cuidadosamente conservado. Quem estiver na posse deste certificado estará habilitado a conduzir um ciclomotor e poderá inscrever-se no exame teórico para obter a carta de condução.

O nosso estabelecimento prepara os alunos para o exame e realiza as provas necessárias; posteriormente, emite os dois certificados (Attestations Scolaires de Sécurité Routière – ASSR):

  • ASSR – 1º nível: prova realizada no 7º ano de escolaridade (5ème); este exame antecede um outro (cuja duração será de três horas) que permitirá obter o Brevet de sécurité routière (BSR), obrigatório para conduzir um ciclomotor (em França).
  • ASSR – 2º nível: prova realizada no 9º ano (3ème), obrigatória para se inscrever no exame teórico da carta de condução; o aluno estará habilitado a praticar uma "conduite accompagnée”, a partir dos 16 anos (em França).

Em caso de extravio, o estabelecimento emitirá apenas uma segunda via do documento; os certificados só poderão ser concedidos pela instituição onde as provas são realizadas.

Quadro de Referência das Competências Digitais (CRCN)

As competências digitais são um elemento essencial do percurso escolar, de inserção no mundo profissional e da vida numa sociedade cujo ambiente tecnológico está em constante evolução.

O CRCN é uma ferramenta de posicionamento e de certificação que visa facilitar a mobilidade dos alunos, estudantes e profissionais.
Está organizado em cinco áreas (informações e dados, comunicação e colaboração, criação de conteúdos, proteção e segurança, ambiente digital) e propõe oito níveis desde a Primária até à Universidade (bem como em contexto de formação para adultos).

Em articulação com os programas e a base comum de conhecimentos, de competências e de cultura, o LFIP propõe uma formação para as competências digitais que é objeto de uma certificação, emitida pela plataforma “PIX”, aos alunos de 9º e 12º anos. As certificações PIX atestam o perfil de competências digitais (certificado e reconhecido pelo Estado Francês) e são uma mais-valia aquando da realização de estágios e para a inserção profissional em geral.

As certificações obtidas no LFIP são mencionadas no dossiê escolar do aluno (e a conta PIX é mantida em caso de mudança de estabelecimento no sistema de ensino francês).

Por outro lado, fora do ambiente escolar (para qualquer pessoa a título individual) a plataforma PIX permite a todos, gratuitamente, avaliar o seu nível de conhecimento em competências digitais.
 

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